HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Caetano, Joselany Áfio, Moreira, Juliana Faheina, Ataíde, Márcia Barroso Camilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767
Resumo: Objetivou-se compreender a importância das práticas educativas em saúde na formação deacadêmicos de enfermagem, por meio de um estudo descritivo qualitativo, realizado entre os meses de setembroa outubro de 2014 com cinquenta estudantes de enfermagem. As informações foram coletadas por entrevistasemiestruturada, os depoimentos organizados e analisados conforme o Discurso do Sujeito Coletivo. Foramrespeitadas as normas éticas por meio do parecer 889.504. Emergiram os três discursos-síntese, ancorados nasseguintes ideias centrais: conceito de Educação em Saúde; importância das práticas educativas na formaçãoacadêmica; e, dificuldades ao executar atividades educativas. Nota-se que há convergências entre o modelobiomédico e a execução das atividades educativas, no entanto é evidenciada como importante ferramenta deconstrução profissional. Por fim, conclui-se que a Educação em Saúde ocupa posição de destaque na formaçãode acadêmicos de enfermagem, no entanto, sendo necessário rediscutir seu conceito.
id UFPR-15_f1a31585c329bd36b7e558661379d5c0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/39767
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATESPRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEMPRÁCTICAS EDUCATIVAS EN SALUD EN LA FORMACIÓN DE ACADÉMICOS DE ENFERMERÍAHealth education; Nursing students; Health promotion.Educación en salud; Estudiantes de enfermería; Promoción de la salud.EnfermagemEducação em saúde; Estudantes de enfermagem; Promoção da saúde.Objetivou-se compreender a importância das práticas educativas em saúde na formação deacadêmicos de enfermagem, por meio de um estudo descritivo qualitativo, realizado entre os meses de setembroa outubro de 2014 com cinquenta estudantes de enfermagem. As informações foram coletadas por entrevistasemiestruturada, os depoimentos organizados e analisados conforme o Discurso do Sujeito Coletivo. Foramrespeitadas as normas éticas por meio do parecer 889.504. Emergiram os três discursos-síntese, ancorados nasseguintes ideias centrais: conceito de Educação em Saúde; importância das práticas educativas na formaçãoacadêmica; e, dificuldades ao executar atividades educativas. Nota-se que há convergências entre o modelobiomédico e a execução das atividades educativas, no entanto é evidenciada como importante ferramenta deconstrução profissional. Por fim, conclui-se que a Educação em Saúde ocupa posição de destaque na formaçãode acadêmicos de enfermagem, no entanto, sendo necessário rediscutir seu conceito.The aim of this study was to understand theimportance of health education practices in the trainingof nursing undergraduate students, through a qualitativedescriptive study, conducted between September andOctober 2014 with fifty nursing undergraduates. Datawere collected by means of semi-structured interviews;the statements were organized and analyzed according tothe Collective Subject Discourse. Ethical standards wereapplied by means of opinion 889.504. Three syntheticdiscourses emerged, anchored on the following core ideas:concept of health education; importance of educationalpractices in academic education; and, difficulties inperforming educational activities. It can be noted thatthere are similarities between the biomedical model andthe implementation of educational activities; however,these are evidenced as an important professional buildingtool. Health education occupies a prominent position inthe training of nursing students; however, it is necessaryto rediscuss its concept.El objetivo de la investigación fue comprenderla importancia de las prácticas educativas en salud para laformación de académicos de enfermería, por medio de unestudio descriptivo cualitativo, realizado entre los meses deseptiembre y octubre de 2014 con cincuenta estudiantes deenfermería. Las informaciones fueron obtenidas por entrevistasemiestructurada; los testimonios, organizados y analizadosde acuerdo con el Discurso del Sujeto Colectivo. Fueronrespetadas las normas éticas por medio del parecer 889.504.Surgieron tres discursos síntesis, fundamentados en las siguientesideas centrales: concepto de Educación en Salud; importanciade las prácticas educativas en la formación académica; ydificultades al ejecutar actividades educativas. Se percibe quehay convergencias entre el modelo biomédico y la ejecución delas actividades educativas, pero estas son evidenciadas comoimportantes herramientas de construcción profesional. Así, seconcluye que la Educación en Salud es esencial en la formaciónde académicos de enfermería, siendo necesario, sin embargo,rediscutir su concepto.Universidade Federal do ParanáPereira, Francisco Gilberto FernandesCaetano, Joselany ÁfioMoreira, Juliana FaheinaAtaíde, Márcia Barroso Camilo2015-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/3976710.5380/ce.v20i2.39767Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)2176-91331414-853610.5380/ce.v20i2reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767/25546https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767/25547https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19899https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19900https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19901https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19902https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19903https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19947https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/20406https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/20407info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:45:14Zoai:revistas.ufpr.br:article/39767Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:45:14Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
PRÁCTICAS EDUCATIVAS EN SALUD EN LA FORMACIÓN DE ACADÉMICOS DE ENFERMERÍA
title HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES
spellingShingle HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Health education; Nursing students; Health promotion.
Educación en salud; Estudiantes de enfermería; Promoción de la salud.
Enfermagem
Educação em saúde; Estudantes de enfermagem; Promoção da saúde.
title_short HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES
title_full HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES
title_fullStr HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES
title_full_unstemmed HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES
title_sort HEALTH EDUCATION PRACTICES IN THE TRAINING OF NURSING UNDERGRADUATES
author Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
author_facet Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Caetano, Joselany Áfio
Moreira, Juliana Faheina
Ataíde, Márcia Barroso Camilo
author_role author
author2 Caetano, Joselany Áfio
Moreira, Juliana Faheina
Ataíde, Márcia Barroso Camilo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Caetano, Joselany Áfio
Moreira, Juliana Faheina
Ataíde, Márcia Barroso Camilo
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Health education; Nursing students; Health promotion.
Educación en salud; Estudiantes de enfermería; Promoción de la salud.
Enfermagem
Educação em saúde; Estudantes de enfermagem; Promoção da saúde.
topic Health education; Nursing students; Health promotion.
Educación en salud; Estudiantes de enfermería; Promoción de la salud.
Enfermagem
Educação em saúde; Estudantes de enfermagem; Promoção da saúde.
description Objetivou-se compreender a importância das práticas educativas em saúde na formação deacadêmicos de enfermagem, por meio de um estudo descritivo qualitativo, realizado entre os meses de setembroa outubro de 2014 com cinquenta estudantes de enfermagem. As informações foram coletadas por entrevistasemiestruturada, os depoimentos organizados e analisados conforme o Discurso do Sujeito Coletivo. Foramrespeitadas as normas éticas por meio do parecer 889.504. Emergiram os três discursos-síntese, ancorados nasseguintes ideias centrais: conceito de Educação em Saúde; importância das práticas educativas na formaçãoacadêmica; e, dificuldades ao executar atividades educativas. Nota-se que há convergências entre o modelobiomédico e a execução das atividades educativas, no entanto é evidenciada como importante ferramenta deconstrução profissional. Por fim, conclui-se que a Educação em Saúde ocupa posição de destaque na formaçãode acadêmicos de enfermagem, no entanto, sendo necessário rediscutir seu conceito.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-28
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767
10.5380/ce.v20i2.39767
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767
identifier_str_mv 10.5380/ce.v20i2.39767
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767/25546
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/39767/25547
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19899
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19900
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19901
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19902
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19903
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/19947
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/20406
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/39767/20407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)
Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)
Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 2 (2015)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v20i2
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068293518917632