Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Eliete
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Batista Neto, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202
Resumo: O artigo aborda as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as e a prática pedagógica a partir da categoria diálogo. A práticapedagógica ganha centralidade como categoria de análise e como atividadeformadora, tratada numa perspectiva institucional e plural, enquanto que a prática pedagógica docente se constitui em uma das suas traduções. A dimensão relacional é destacada como característica e base do pensamentofreireano, bem como explicação das relações ensino-pesquisa, docência- -discência, sujeitos da educação-contexto socioeducacional.
id UFPR-4_04dbf506018a914adc3a912dbbc5f046
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/47202
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireanaEducaçãoFormação de Professores; Prática Pedagógica; DiálogoEducaçãoO artigo aborda as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as e a prática pedagógica a partir da categoria diálogo. A práticapedagógica ganha centralidade como categoria de análise e como atividadeformadora, tratada numa perspectiva institucional e plural, enquanto que a prática pedagógica docente se constitui em uma das suas traduções. A dimensão relacional é destacada como característica e base do pensamentofreireano, bem como explicação das relações ensino-pesquisa, docência- -discência, sujeitos da educação-contexto socioeducacional.UFPRSantiago, ElieteBatista Neto, José2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-141Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-141Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-1411984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202/29227https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202/30245Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/47202Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
title Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
spellingShingle Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
Santiago, Eliete
Educação
Formação de Professores; Prática Pedagógica; Diálogo
Educação
title_short Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
title_full Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
title_fullStr Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
title_full_unstemmed Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
title_sort Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
author Santiago, Eliete
author_facet Santiago, Eliete
Batista Neto, José
author_role author
author2 Batista Neto, José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Eliete
Batista Neto, José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de Professores; Prática Pedagógica; Diálogo
Educação
topic Educação
Formação de Professores; Prática Pedagógica; Diálogo
Educação
description O artigo aborda as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as e a prática pedagógica a partir da categoria diálogo. A práticapedagógica ganha centralidade como categoria de análise e como atividadeformadora, tratada numa perspectiva institucional e plural, enquanto que a prática pedagógica docente se constitui em uma das suas traduções. A dimensão relacional é destacada como característica e base do pensamentofreireano, bem como explicação das relações ensino-pesquisa, docência- -discência, sujeitos da educação-contexto socioeducacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202/29227
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202/30245
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-141
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-141
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-141
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892160118784