Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202 |
Resumo: | O artigo aborda as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as e a prática pedagógica a partir da categoria diálogo. A práticapedagógica ganha centralidade como categoria de análise e como atividadeformadora, tratada numa perspectiva institucional e plural, enquanto que a prática pedagógica docente se constitui em uma das suas traduções. A dimensão relacional é destacada como característica e base do pensamentofreireano, bem como explicação das relações ensino-pesquisa, docência- -discência, sujeitos da educação-contexto socioeducacional. |
id |
UFPR-4_04dbf506018a914adc3a912dbbc5f046 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/47202 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireanaEducaçãoFormação de Professores; Prática Pedagógica; DiálogoEducaçãoO artigo aborda as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as e a prática pedagógica a partir da categoria diálogo. A práticapedagógica ganha centralidade como categoria de análise e como atividadeformadora, tratada numa perspectiva institucional e plural, enquanto que a prática pedagógica docente se constitui em uma das suas traduções. A dimensão relacional é destacada como característica e base do pensamentofreireano, bem como explicação das relações ensino-pesquisa, docência- -discência, sujeitos da educação-contexto socioeducacional.UFPRSantiago, ElieteBatista Neto, José2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-141Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-141Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-1411984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202/29227https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202/30245Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/47202Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana |
title |
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana |
spellingShingle |
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana Santiago, Eliete Educação Formação de Professores; Prática Pedagógica; Diálogo Educação |
title_short |
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana |
title_full |
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana |
title_fullStr |
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana |
title_sort |
Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana |
author |
Santiago, Eliete |
author_facet |
Santiago, Eliete Batista Neto, José |
author_role |
author |
author2 |
Batista Neto, José |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Eliete Batista Neto, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de Professores; Prática Pedagógica; Diálogo Educação |
topic |
Educação Formação de Professores; Prática Pedagógica; Diálogo Educação |
description |
O artigo aborda as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as e a prática pedagógica a partir da categoria diálogo. A práticapedagógica ganha centralidade como categoria de análise e como atividadeformadora, tratada numa perspectiva institucional e plural, enquanto que a prática pedagógica docente se constitui em uma das suas traduções. A dimensão relacional é destacada como característica e base do pensamentofreireano, bem como explicação das relações ensino-pesquisa, docência- -discência, sujeitos da educação-contexto socioeducacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202/29227 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47202/30245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-141 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-141 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 127-141 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892160118784 |