Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohan, Walter
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Costa Carvalho, Magda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627
Resumo: A presente escrita surgiu de uma irradiação a partir de experiências com três crianças reais – a Lara, o Luiz e o Tomás – e a inspiração de um menino ficção. Começamos com duas perguntas infantis sobre a tensão que atravessa o dentro e o fora do pensamento, buscando quebrar barreiras entre um sujeito pensante e um mundo circundante. Devemos essa quebra a José Gil (2009), ao seu devir-criança do pensamento, que traz um devir-animal e um devir-pergunta da escrita. Partimos, também, da inspiração trazida pelo menino ficcionado de um conto de Mia Couto (2021), que experimenta a escuta como divergência e diferença e desafia formas adultocêntricas de exclusão e de repressão. Escutamos, depois, as perguntas de duas crianças, colocando-nos o desafio de equacionar um dentro e um fora do pensamento. Seguimos para uma experiência de encontro com o fora como distância sem medida, que desmonta a divisão entre uma individualidade e o seu entorno. Terminamos como começamos – entre as vozes que se escutam e as palavras que se dizem –, encontrando na afetividade do corpo infantil a abertura ao irradiar das intensidades do mundo. Quem sabe seja uma oportunidade para (re)pensarmos a formação docente e, em particular, o lugar da escuta nela. O exercício é um convite docente aos e às docentes a escutar expressões de um filosofar menino que põem em marcha o avesso do pensamento como a sua potência mais íntima.
id UFPR-4_6740e8ff876d1d5a2cd5ef88f99d4bcf
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/86627
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinarEducação; Fundamentos da Educaçãoinfância; escuta; filosofar infantil; formação docenteFilosofia da EducaçãoA presente escrita surgiu de uma irradiação a partir de experiências com três crianças reais – a Lara, o Luiz e o Tomás – e a inspiração de um menino ficção. Começamos com duas perguntas infantis sobre a tensão que atravessa o dentro e o fora do pensamento, buscando quebrar barreiras entre um sujeito pensante e um mundo circundante. Devemos essa quebra a José Gil (2009), ao seu devir-criança do pensamento, que traz um devir-animal e um devir-pergunta da escrita. Partimos, também, da inspiração trazida pelo menino ficcionado de um conto de Mia Couto (2021), que experimenta a escuta como divergência e diferença e desafia formas adultocêntricas de exclusão e de repressão. Escutamos, depois, as perguntas de duas crianças, colocando-nos o desafio de equacionar um dentro e um fora do pensamento. Seguimos para uma experiência de encontro com o fora como distância sem medida, que desmonta a divisão entre uma individualidade e o seu entorno. Terminamos como começamos – entre as vozes que se escutam e as palavras que se dizem –, encontrando na afetividade do corpo infantil a abertura ao irradiar das intensidades do mundo. Quem sabe seja uma oportunidade para (re)pensarmos a formação docente e, em particular, o lugar da escuta nela. O exercício é um convite docente aos e às docentes a escutar expressões de um filosofar menino que põem em marcha o avesso do pensamento como a sua potência mais íntima.UFPRCNPq, FAPERJ, CAPESNICA-UAçUniv do PortoKohan, WalterCosta Carvalho, Magda2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e86627Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e86627Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e866271984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627/51888Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/86627Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
title Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
spellingShingle Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
Kohan, Walter
Educação; Fundamentos da Educação
infância; escuta; filosofar infantil; formação docente
Filosofia da Educação
title_short Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
title_full Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
title_fullStr Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
title_full_unstemmed Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
title_sort Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
author Kohan, Walter
author_facet Kohan, Walter
Costa Carvalho, Magda
author_role author
author2 Costa Carvalho, Magda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq, FAPERJ, CAPES
NICA-UAç
Univ do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Kohan, Walter
Costa Carvalho, Magda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação
infância; escuta; filosofar infantil; formação docente
Filosofia da Educação
topic Educação; Fundamentos da Educação
infância; escuta; filosofar infantil; formação docente
Filosofia da Educação
description A presente escrita surgiu de uma irradiação a partir de experiências com três crianças reais – a Lara, o Luiz e o Tomás – e a inspiração de um menino ficção. Começamos com duas perguntas infantis sobre a tensão que atravessa o dentro e o fora do pensamento, buscando quebrar barreiras entre um sujeito pensante e um mundo circundante. Devemos essa quebra a José Gil (2009), ao seu devir-criança do pensamento, que traz um devir-animal e um devir-pergunta da escrita. Partimos, também, da inspiração trazida pelo menino ficcionado de um conto de Mia Couto (2021), que experimenta a escuta como divergência e diferença e desafia formas adultocêntricas de exclusão e de repressão. Escutamos, depois, as perguntas de duas crianças, colocando-nos o desafio de equacionar um dentro e um fora do pensamento. Seguimos para uma experiência de encontro com o fora como distância sem medida, que desmonta a divisão entre uma individualidade e o seu entorno. Terminamos como começamos – entre as vozes que se escutam e as palavras que se dizem –, encontrando na afetividade do corpo infantil a abertura ao irradiar das intensidades do mundo. Quem sabe seja uma oportunidade para (re)pensarmos a formação docente e, em particular, o lugar da escuta nela. O exercício é um convite docente aos e às docentes a escutar expressões de um filosofar menino que põem em marcha o avesso do pensamento como a sua potência mais íntima.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627/51888
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e86627
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e86627
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e86627
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891446038528