Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627 |
Resumo: | A presente escrita surgiu de uma irradiação a partir de experiências com três crianças reais – a Lara, o Luiz e o Tomás – e a inspiração de um menino ficção. Começamos com duas perguntas infantis sobre a tensão que atravessa o dentro e o fora do pensamento, buscando quebrar barreiras entre um sujeito pensante e um mundo circundante. Devemos essa quebra a José Gil (2009), ao seu devir-criança do pensamento, que traz um devir-animal e um devir-pergunta da escrita. Partimos, também, da inspiração trazida pelo menino ficcionado de um conto de Mia Couto (2021), que experimenta a escuta como divergência e diferença e desafia formas adultocêntricas de exclusão e de repressão. Escutamos, depois, as perguntas de duas crianças, colocando-nos o desafio de equacionar um dentro e um fora do pensamento. Seguimos para uma experiência de encontro com o fora como distância sem medida, que desmonta a divisão entre uma individualidade e o seu entorno. Terminamos como começamos – entre as vozes que se escutam e as palavras que se dizem –, encontrando na afetividade do corpo infantil a abertura ao irradiar das intensidades do mundo. Quem sabe seja uma oportunidade para (re)pensarmos a formação docente e, em particular, o lugar da escuta nela. O exercício é um convite docente aos e às docentes a escutar expressões de um filosofar menino que põem em marcha o avesso do pensamento como a sua potência mais íntima. |
id |
UFPR-4_6740e8ff876d1d5a2cd5ef88f99d4bcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/86627 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinarEducação; Fundamentos da Educaçãoinfância; escuta; filosofar infantil; formação docenteFilosofia da EducaçãoA presente escrita surgiu de uma irradiação a partir de experiências com três crianças reais – a Lara, o Luiz e o Tomás – e a inspiração de um menino ficção. Começamos com duas perguntas infantis sobre a tensão que atravessa o dentro e o fora do pensamento, buscando quebrar barreiras entre um sujeito pensante e um mundo circundante. Devemos essa quebra a José Gil (2009), ao seu devir-criança do pensamento, que traz um devir-animal e um devir-pergunta da escrita. Partimos, também, da inspiração trazida pelo menino ficcionado de um conto de Mia Couto (2021), que experimenta a escuta como divergência e diferença e desafia formas adultocêntricas de exclusão e de repressão. Escutamos, depois, as perguntas de duas crianças, colocando-nos o desafio de equacionar um dentro e um fora do pensamento. Seguimos para uma experiência de encontro com o fora como distância sem medida, que desmonta a divisão entre uma individualidade e o seu entorno. Terminamos como começamos – entre as vozes que se escutam e as palavras que se dizem –, encontrando na afetividade do corpo infantil a abertura ao irradiar das intensidades do mundo. Quem sabe seja uma oportunidade para (re)pensarmos a formação docente e, em particular, o lugar da escuta nela. O exercício é um convite docente aos e às docentes a escutar expressões de um filosofar menino que põem em marcha o avesso do pensamento como a sua potência mais íntima.UFPRCNPq, FAPERJ, CAPESNICA-UAçUniv do PortoKohan, WalterCosta Carvalho, Magda2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e86627Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e86627Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e866271984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627/51888Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/86627Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar |
title |
Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar |
spellingShingle |
Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar Kohan, Walter Educação; Fundamentos da Educação infância; escuta; filosofar infantil; formação docente Filosofia da Educação |
title_short |
Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar |
title_full |
Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar |
title_fullStr |
Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar |
title_full_unstemmed |
Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar |
title_sort |
Há docentes à escuta? O devir-pergunta de uma criança que ensina a ensinar |
author |
Kohan, Walter |
author_facet |
Kohan, Walter Costa Carvalho, Magda |
author_role |
author |
author2 |
Costa Carvalho, Magda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq, FAPERJ, CAPES NICA-UAç Univ do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kohan, Walter Costa Carvalho, Magda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação infância; escuta; filosofar infantil; formação docente Filosofia da Educação |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação infância; escuta; filosofar infantil; formação docente Filosofia da Educação |
description |
A presente escrita surgiu de uma irradiação a partir de experiências com três crianças reais – a Lara, o Luiz e o Tomás – e a inspiração de um menino ficção. Começamos com duas perguntas infantis sobre a tensão que atravessa o dentro e o fora do pensamento, buscando quebrar barreiras entre um sujeito pensante e um mundo circundante. Devemos essa quebra a José Gil (2009), ao seu devir-criança do pensamento, que traz um devir-animal e um devir-pergunta da escrita. Partimos, também, da inspiração trazida pelo menino ficcionado de um conto de Mia Couto (2021), que experimenta a escuta como divergência e diferença e desafia formas adultocêntricas de exclusão e de repressão. Escutamos, depois, as perguntas de duas crianças, colocando-nos o desafio de equacionar um dentro e um fora do pensamento. Seguimos para uma experiência de encontro com o fora como distância sem medida, que desmonta a divisão entre uma individualidade e o seu entorno. Terminamos como começamos – entre as vozes que se escutam e as palavras que se dizem –, encontrando na afetividade do corpo infantil a abertura ao irradiar das intensidades do mundo. Quem sabe seja uma oportunidade para (re)pensarmos a formação docente e, em particular, o lugar da escuta nela. O exercício é um convite docente aos e às docentes a escutar expressões de um filosofar menino que põem em marcha o avesso do pensamento como a sua potência mais íntima. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86627/51888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e86627 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e86627 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e86627 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891446038528 |