Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pooli, João Paulo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Valéria Milena Rohrich, Dias, Lucimar Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101
Resumo: O objetivo deste dossiê é o de problematizar o papel do Coordenador Pedagógico na relação com a escola e suas práticas. Pode-se pensar na atuação do pedagogo -inspirando-se em Elias-, como a de um indivíduo que está amarrado em redes de interdependência na escola e no tecido social. Isto quer dizer, por um lado, que é impossível pensar no seu trabalho, separando-o da teia que o constitui. E por outro lado, torna-se também impossível, falar de “pedagogos”, como profissionais genéricos, desconsiderando as condições concretas e bastante específicas nas quais cada um deles atua. É preciso compreender o trabalho da Coordenação Pedagógica, portanto, tecida, costurada a cada dia nas relações que desenvolve com a equipe pedagógico-administrativa da escola, com a comunidade, com as crianças e jovens e com as instâncias maiores relacionadas à escola (núcleos, setor de educação, instâncias outras que atuam com a criança  e o adolescente etc).
id UFPR-4_6d060d88b1a7e4a020078db27ff1ba25
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/51101
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Apresentação - Os sentidos de ser pedagogoEducaçãoFormação; gestão; práticas pedagógicas.EducaçãoO objetivo deste dossiê é o de problematizar o papel do Coordenador Pedagógico na relação com a escola e suas práticas. Pode-se pensar na atuação do pedagogo -inspirando-se em Elias-, como a de um indivíduo que está amarrado em redes de interdependência na escola e no tecido social. Isto quer dizer, por um lado, que é impossível pensar no seu trabalho, separando-o da teia que o constitui. E por outro lado, torna-se também impossível, falar de “pedagogos”, como profissionais genéricos, desconsiderando as condições concretas e bastante específicas nas quais cada um deles atua. É preciso compreender o trabalho da Coordenação Pedagógica, portanto, tecida, costurada a cada dia nas relações que desenvolve com a equipe pedagógico-administrativa da escola, com a comunidade, com as crianças e jovens e com as instâncias maiores relacionadas à escola (núcleos, setor de educação, instâncias outras que atuam com a criança  e o adolescente etc).UFPRPooli, João PauloFerreira, Valéria Milena RohrichDias, Lucimar Rosa2017-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-17Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-17Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-171984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101/32580Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T13:49:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/51101Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-09T13:49:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo
title Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo
spellingShingle Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo
Pooli, João Paulo
Educação
Formação; gestão; práticas pedagógicas.
Educação
title_short Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo
title_full Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo
title_fullStr Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo
title_full_unstemmed Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo
title_sort Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo
author Pooli, João Paulo
author_facet Pooli, João Paulo
Ferreira, Valéria Milena Rohrich
Dias, Lucimar Rosa
author_role author
author2 Ferreira, Valéria Milena Rohrich
Dias, Lucimar Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pooli, João Paulo
Ferreira, Valéria Milena Rohrich
Dias, Lucimar Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação; gestão; práticas pedagógicas.
Educação
topic Educação
Formação; gestão; práticas pedagógicas.
Educação
description O objetivo deste dossiê é o de problematizar o papel do Coordenador Pedagógico na relação com a escola e suas práticas. Pode-se pensar na atuação do pedagogo -inspirando-se em Elias-, como a de um indivíduo que está amarrado em redes de interdependência na escola e no tecido social. Isto quer dizer, por um lado, que é impossível pensar no seu trabalho, separando-o da teia que o constitui. E por outro lado, torna-se também impossível, falar de “pedagogos”, como profissionais genéricos, desconsiderando as condições concretas e bastante específicas nas quais cada um deles atua. É preciso compreender o trabalho da Coordenação Pedagógica, portanto, tecida, costurada a cada dia nas relações que desenvolve com a equipe pedagógico-administrativa da escola, com a comunidade, com as crianças e jovens e com as instâncias maiores relacionadas à escola (núcleos, setor de educação, instâncias outras que atuam com a criança  e o adolescente etc).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101/32580
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-17
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-17
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-17
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898213548032