Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101 |
Resumo: | O objetivo deste dossiê é o de problematizar o papel do Coordenador Pedagógico na relação com a escola e suas práticas. Pode-se pensar na atuação do pedagogo -inspirando-se em Elias-, como a de um indivíduo que está amarrado em redes de interdependência na escola e no tecido social. Isto quer dizer, por um lado, que é impossível pensar no seu trabalho, separando-o da teia que o constitui. E por outro lado, torna-se também impossível, falar de “pedagogos”, como profissionais genéricos, desconsiderando as condições concretas e bastante específicas nas quais cada um deles atua. É preciso compreender o trabalho da Coordenação Pedagógica, portanto, tecida, costurada a cada dia nas relações que desenvolve com a equipe pedagógico-administrativa da escola, com a comunidade, com as crianças e jovens e com as instâncias maiores relacionadas à escola (núcleos, setor de educação, instâncias outras que atuam com a criança e o adolescente etc). |
id |
UFPR-4_6d060d88b1a7e4a020078db27ff1ba25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/51101 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação - Os sentidos de ser pedagogoEducaçãoFormação; gestão; práticas pedagógicas.EducaçãoO objetivo deste dossiê é o de problematizar o papel do Coordenador Pedagógico na relação com a escola e suas práticas. Pode-se pensar na atuação do pedagogo -inspirando-se em Elias-, como a de um indivíduo que está amarrado em redes de interdependência na escola e no tecido social. Isto quer dizer, por um lado, que é impossível pensar no seu trabalho, separando-o da teia que o constitui. E por outro lado, torna-se também impossível, falar de “pedagogos”, como profissionais genéricos, desconsiderando as condições concretas e bastante específicas nas quais cada um deles atua. É preciso compreender o trabalho da Coordenação Pedagógica, portanto, tecida, costurada a cada dia nas relações que desenvolve com a equipe pedagógico-administrativa da escola, com a comunidade, com as crianças e jovens e com as instâncias maiores relacionadas à escola (núcleos, setor de educação, instâncias outras que atuam com a criança e o adolescente etc).UFPRPooli, João PauloFerreira, Valéria Milena RohrichDias, Lucimar Rosa2017-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-17Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-17Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-171984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101/32580Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T13:49:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/51101Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-09T13:49:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo |
title |
Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo |
spellingShingle |
Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo Pooli, João Paulo Educação Formação; gestão; práticas pedagógicas. Educação |
title_short |
Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo |
title_full |
Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo |
title_fullStr |
Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo |
title_full_unstemmed |
Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo |
title_sort |
Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo |
author |
Pooli, João Paulo |
author_facet |
Pooli, João Paulo Ferreira, Valéria Milena Rohrich Dias, Lucimar Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Valéria Milena Rohrich Dias, Lucimar Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pooli, João Paulo Ferreira, Valéria Milena Rohrich Dias, Lucimar Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação; gestão; práticas pedagógicas. Educação |
topic |
Educação Formação; gestão; práticas pedagógicas. Educação |
description |
O objetivo deste dossiê é o de problematizar o papel do Coordenador Pedagógico na relação com a escola e suas práticas. Pode-se pensar na atuação do pedagogo -inspirando-se em Elias-, como a de um indivíduo que está amarrado em redes de interdependência na escola e no tecido social. Isto quer dizer, por um lado, que é impossível pensar no seu trabalho, separando-o da teia que o constitui. E por outro lado, torna-se também impossível, falar de “pedagogos”, como profissionais genéricos, desconsiderando as condições concretas e bastante específicas nas quais cada um deles atua. É preciso compreender o trabalho da Coordenação Pedagógica, portanto, tecida, costurada a cada dia nas relações que desenvolve com a equipe pedagógico-administrativa da escola, com a comunidade, com as crianças e jovens e com as instâncias maiores relacionadas à escola (núcleos, setor de educação, instâncias outras que atuam com a criança e o adolescente etc). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101/32580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-17 Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-17 Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 11-17 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898213548032 |