ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517 |
Resumo: | Este artigo visa identificar, através das memórias discursivas e das posições enunciativas de licenciandos em Pedagogia, os indicadores da construção de uma posição de professor autor. A metodologia de análise está calcada nas reflexões de Pêcheux (1999) e Foucault (2000). O universo analisado foi constituído de 121 portfólios, selecionados aleatoriamente de um universo de cerca de 268 licenciandos em Pedagogia matriculados nos anos de 2002 e 2005, nas disciplinas de Fundamentos de Ciências da Natureza e Metodologia do Ensino de Ciências Físicas. A análise dos portfólios das turmas indicam uma variação na posição discursiva dos licenciandos que aponta para uma progressiva construção de uma identidade docente. Palavras-chave: formação de professores; memória discursiva; posição discursiva; Análise de Discurso; ensino de ciências. |
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ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOLMEMÓRIAS E POSIÇÕES ENUNCIATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEste artigo visa identificar, através das memórias discursivas e das posições enunciativas de licenciandos em Pedagogia, os indicadores da construção de uma posição de professor autor. A metodologia de análise está calcada nas reflexões de Pêcheux (1999) e Foucault (2000). O universo analisado foi constituído de 121 portfólios, selecionados aleatoriamente de um universo de cerca de 268 licenciandos em Pedagogia matriculados nos anos de 2002 e 2005, nas disciplinas de Fundamentos de Ciências da Natureza e Metodologia do Ensino de Ciências Físicas. A análise dos portfólios das turmas indicam uma variação na posição discursiva dos licenciandos que aponta para uma progressiva construção de uma identidade docente. Palavras-chave: formação de professores; memória discursiva; posição discursiva; Análise de Discurso; ensino de ciências.This article aims to identify, through the discursive's memories and enunciative’s positions of Pedagogy’s, the indicators of the construction of a teacher –author. The method of analysis is based on the reflections of Pêcheux (1999) and Foucault (2000). The universe studied consisted of 121 portfolios, selected randomly of 268 students in Pedagogy between 2002 and 2005, subjects of the Principles of the Science of Nature and Methodology of Physics Education. The analysis of the portfolios of the classes indicates a change in the discursive position of licensing pointing to a gradual creation of a professor identity.Key-words: training teacher; discourse's memory; discourse's position; Analysis of Discourse; Science Education.UFPRCNPQ e FAPEMIGNascimento, Silvania Sousa do2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 149-166Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 149-166Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 149-1661984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517/10992https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517/31078info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:03:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/16517Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:03:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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