ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Silvania Sousa do
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517
Resumo: Este artigo visa identificar, através das memórias discursivas e das posições enunciativas de licenciandos em Pedagogia, os indicadores da construção de uma posição de professor autor. A metodologia de análise está calcada nas reflexões de Pêcheux (1999) e Foucault (2000). O universo analisado foi constituído de 121 portfólios, selecionados aleatoriamente de um universo de cerca de 268 licenciandos em Pedagogia matriculados nos anos de 2002 e 2005, nas disciplinas de Fundamentos de Ciências da Natureza e Metodologia do Ensino de Ciências Físicas. A análise dos portfólios das turmas indicam uma variação na posição discursiva dos licenciandos que aponta para uma progressiva construção de uma identidade docente. Palavras-chave: formação de professores; memória discursiva; posição discursiva; Análise de Discurso; ensino de ciências.
id UFPR-4_6d4dae14a8f1289405b0bee80e788204
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/16517
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOLMEMÓRIAS E POSIÇÕES ENUNCIATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEste artigo visa identificar, através das memórias discursivas e das posições enunciativas de licenciandos em Pedagogia, os indicadores da construção de uma posição de professor autor. A metodologia de análise está calcada nas reflexões de Pêcheux (1999) e Foucault (2000). O universo analisado foi constituído de 121 portfólios, selecionados aleatoriamente de um universo de cerca de 268 licenciandos em Pedagogia matriculados nos anos de 2002 e 2005, nas disciplinas de Fundamentos de Ciências da Natureza e Metodologia do Ensino de Ciências Físicas. A análise dos portfólios das turmas indicam uma variação na posição discursiva dos licenciandos que aponta para uma progressiva construção de uma identidade docente. Palavras-chave: formação de professores; memória discursiva; posição discursiva; Análise de Discurso; ensino de ciências.This article aims to identify, through the discursive's memories and enunciative’s positions of Pedagogy’s, the indicators of the construction of a teacher –author. The method of analysis is based on the reflections of Pêcheux (1999) and Foucault (2000). The universe studied consisted of 121 portfolios, selected randomly of 268 students in Pedagogy between 2002 and 2005, subjects of the Principles of the Science of Nature and Methodology of Physics Education. The analysis of the portfolios of the classes indicates a change in the discursive position of licensing pointing to a gradual creation of a professor identity.Key-words: training teacher; discourse's memory; discourse's position; Analysis of Discourse; Science Education.UFPRCNPQ e FAPEMIGNascimento, Silvania Sousa do2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 149-166Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 149-166Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 149-1661984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517/10992https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517/31078info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:03:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/16517Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:03:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL
MEMÓRIAS E POSIÇÕES ENUNCIATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL
spellingShingle ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL
Nascimento, Silvania Sousa do
title_short ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL
title_full ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL
title_fullStr ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL
title_full_unstemmed ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL
title_sort ENUNCIATIVE MEMORIES AND POSITIONS IN TEACHER EDUCATION FOR THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL
author Nascimento, Silvania Sousa do
author_facet Nascimento, Silvania Sousa do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ e FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Silvania Sousa do
description Este artigo visa identificar, através das memórias discursivas e das posições enunciativas de licenciandos em Pedagogia, os indicadores da construção de uma posição de professor autor. A metodologia de análise está calcada nas reflexões de Pêcheux (1999) e Foucault (2000). O universo analisado foi constituído de 121 portfólios, selecionados aleatoriamente de um universo de cerca de 268 licenciandos em Pedagogia matriculados nos anos de 2002 e 2005, nas disciplinas de Fundamentos de Ciências da Natureza e Metodologia do Ensino de Ciências Físicas. A análise dos portfólios das turmas indicam uma variação na posição discursiva dos licenciandos que aponta para uma progressiva construção de uma identidade docente. Palavras-chave: formação de professores; memória discursiva; posição discursiva; Análise de Discurso; ensino de ciências.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517/10992
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16517/31078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 149-166
Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 149-166
Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 149-166
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895499833344