Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212 |
Resumo: | Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo é ele o espaço da diversidade? e, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O interculturalismo aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje. Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion Abstract This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism is it a space of diversity? and inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teachers formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism as a space for interpersonal relations −, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion almost a slogan in the current educational and social picture. |
id |
UFPR-4_906692ee7ccdfa8c29ebd91dcec7a076 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2212 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusãomulticulturalismo; inclusão; diversidade; interculturalismo; multiculturalism; inclusion; diversity; interculturalism. Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo é ele o espaço da diversidade? e, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O interculturalismo aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje. Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion Abstract This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism is it a space of diversity? and inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teachers formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism as a space for interpersonal relations −, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion almost a slogan in the current educational and social picture. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-161Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-161Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-1611984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212/1855https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212/31374Baumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:15:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/2212Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:15:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão |
title |
Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão |
spellingShingle |
Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão Baumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalho multiculturalismo; inclusão; diversidade; interculturalismo; multiculturalism; inclusion; diversity; interculturalism. |
title_short |
Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão |
title_full |
Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão |
title_fullStr |
Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão |
title_sort |
Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão |
author |
Baumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalho |
author_facet |
Baumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
multiculturalismo; inclusão; diversidade; interculturalismo; multiculturalism; inclusion; diversity; interculturalism. |
topic |
multiculturalismo; inclusão; diversidade; interculturalismo; multiculturalism; inclusion; diversity; interculturalism. |
description |
Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo é ele o espaço da diversidade? e, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O interculturalismo aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje. Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion Abstract This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism is it a space of diversity? and inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teachers formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism as a space for interpersonal relations −, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion almost a slogan in the current educational and social picture. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212/1855 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212/31374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-161 Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-161 Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-161 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897095766016 |