A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999 |
Resumo: | O presente artigo trata da questão da qualidade na pesquisa qualitativa em educação, com o intuito de compreender, entre os pós-graduandos egressos do doutorado em educação que defenderam suas teses no biênio 2013/2014, de duas instituições do sul do Brasil – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e UFPR – Universidade Federal do Paraná – os sentidos atribuídos à qualidade na/da pesquisa em educação, bem como o espaço atribuído a mesma percebida na preocupação que os doutores tiveram (ou não) ao fazerem suas teses e os critérios ou estratégias que adotaram em prol da qualidade e que elementos de sua tese demonstram que a mesma pode ser considerada de qualidade. Para efetivar esse estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa online através da internet, com aporte em Flick (2009), por intermédio de questionário enviado por e-mail aos sujeitos como instrumento de produção de dados. Os retornos apontam para o fato de que os doutores egressos que responderam ao questionário – UFSC e UFPR – observam a estratégias favoráveis à qualidade durante todo o processo de pesquisa, ainda anterior ao início propriamente dito dele. Isso permite que se declare que a qualidade na/da pesquisa qualitativa em educação nessas duas universidades é uma preocupação, sendo construída a partir dos “de dentro”, que são os próprios sujeitos/doutores egressos. |
id |
UFPR-4_9546ada533c80e1f97f2493ea851e979 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/47999 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do BrasilEducaçãoEducação; pesquisa qualitativa em Educação; pesquisa qualitativa online; qualidadeEducaçãoO presente artigo trata da questão da qualidade na pesquisa qualitativa em educação, com o intuito de compreender, entre os pós-graduandos egressos do doutorado em educação que defenderam suas teses no biênio 2013/2014, de duas instituições do sul do Brasil – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e UFPR – Universidade Federal do Paraná – os sentidos atribuídos à qualidade na/da pesquisa em educação, bem como o espaço atribuído a mesma percebida na preocupação que os doutores tiveram (ou não) ao fazerem suas teses e os critérios ou estratégias que adotaram em prol da qualidade e que elementos de sua tese demonstram que a mesma pode ser considerada de qualidade. Para efetivar esse estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa online através da internet, com aporte em Flick (2009), por intermédio de questionário enviado por e-mail aos sujeitos como instrumento de produção de dados. Os retornos apontam para o fato de que os doutores egressos que responderam ao questionário – UFSC e UFPR – observam a estratégias favoráveis à qualidade durante todo o processo de pesquisa, ainda anterior ao início propriamente dito dele. Isso permite que se declare que a qualidade na/da pesquisa qualitativa em educação nessas duas universidades é uma preocupação, sendo construída a partir dos “de dentro”, que são os próprios sujeitos/doutores egressos.UFPRCamillo, Eliane Juraski2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-148Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-148Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-1481984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999/33235Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T15:03:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/47999Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-08-28T15:03:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil |
title |
A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil |
spellingShingle |
A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil Camillo, Eliane Juraski Educação Educação; pesquisa qualitativa em Educação; pesquisa qualitativa online; qualidade Educação |
title_short |
A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil |
title_full |
A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil |
title_fullStr |
A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil |
title_sort |
A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil |
author |
Camillo, Eliane Juraski |
author_facet |
Camillo, Eliane Juraski |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camillo, Eliane Juraski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação; pesquisa qualitativa em Educação; pesquisa qualitativa online; qualidade Educação |
topic |
Educação Educação; pesquisa qualitativa em Educação; pesquisa qualitativa online; qualidade Educação |
description |
O presente artigo trata da questão da qualidade na pesquisa qualitativa em educação, com o intuito de compreender, entre os pós-graduandos egressos do doutorado em educação que defenderam suas teses no biênio 2013/2014, de duas instituições do sul do Brasil – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e UFPR – Universidade Federal do Paraná – os sentidos atribuídos à qualidade na/da pesquisa em educação, bem como o espaço atribuído a mesma percebida na preocupação que os doutores tiveram (ou não) ao fazerem suas teses e os critérios ou estratégias que adotaram em prol da qualidade e que elementos de sua tese demonstram que a mesma pode ser considerada de qualidade. Para efetivar esse estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa online através da internet, com aporte em Flick (2009), por intermédio de questionário enviado por e-mail aos sujeitos como instrumento de produção de dados. Os retornos apontam para o fato de que os doutores egressos que responderam ao questionário – UFSC e UFPR – observam a estratégias favoráveis à qualidade durante todo o processo de pesquisa, ainda anterior ao início propriamente dito dele. Isso permite que se declare que a qualidade na/da pesquisa qualitativa em educação nessas duas universidades é uma preocupação, sendo construída a partir dos “de dentro”, que são os próprios sujeitos/doutores egressos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999/33235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-148 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-148 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-148 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895984275456 |