The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677 |
Resumo: | O presente artigo retrata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre como oprofessor dos anos iniciais mobiliza saberes no exercício da atividade docente.A linha da pesquisa foi a de formação de professores e a abordagemmetodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Osdados foram coletados por meio de questionário, entrevista semi-estruturada,autobiografia e relato oral, microetnografia usando vídeo e observações daspráticas pedagógicas de quatro professoras de uma escola com caráter filantrópicodo município de Santa Maria, RS, da Pré-Escola à 4ª série do EnsinoFundamental. Na pesquisa, os conceitos de habitus e de saberes foramtomados como elementos conectados, numa inter-relação dialética, em que oprimeiro foi compreendido como elemento mediador do processo demobilização de saberes pelas professoras. Desta inter-relação um habitusprofessoral constitui-se, dando identidade ao trabalho das docentes nosanos iniciais. |
id |
UFPR-4_9c6c1dfdac3a4b73a5f3c7d4203951e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/8677 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case studyA mobilização de saberes nas práticas de professores nos anos iniciais: um estudo de casohabitus; saberes; habitus professoral; habitus; knowledge; teacher´s habitusO presente artigo retrata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre como oprofessor dos anos iniciais mobiliza saberes no exercício da atividade docente.A linha da pesquisa foi a de formação de professores e a abordagemmetodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Osdados foram coletados por meio de questionário, entrevista semi-estruturada,autobiografia e relato oral, microetnografia usando vídeo e observações daspráticas pedagógicas de quatro professoras de uma escola com caráter filantrópicodo município de Santa Maria, RS, da Pré-Escola à 4ª série do EnsinoFundamental. Na pesquisa, os conceitos de habitus e de saberes foramtomados como elementos conectados, numa inter-relação dialética, em que oprimeiro foi compreendido como elemento mediador do processo demobilização de saberes pelas professoras. Desta inter-relação um habitusprofessoral constitui-se, dando identidade ao trabalho das docentes nosanos iniciais.This article portrays the development of a research about the way firstyears teachers mobilize knowledge in the teaching practice. The research lineadopted was the one about teachers formation and the methodologicalapproach was qualitative, being this way a case study. The data were collectedthrough questions, interview half-structured, self-biography and oral report,microetnography using video and pedagogical observations of four teachersfrom a philanthropic school, in Santa Maria municipal district, RS, frompreschool up to 4th grade of elementary school. In the research the conceptof habits and knowledge were taken as linked elements, in a dialetic interrelation,in which, the first was understood as mediator element of theknowledge mobilization process by the teachers. From this inter-relation ateachers habitus is formed giving identity, to the educator’s work from thefirst years.UFPR2007-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-221Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-221Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-2211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677/6036https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677/31439Townsend, Cristina BandeiraTomazzeti, Elisete Medianeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:09:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/8677Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:09:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study A mobilização de saberes nas práticas de professores nos anos iniciais: um estudo de caso |
title |
The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study |
spellingShingle |
The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study Townsend, Cristina Bandeira habitus; saberes; habitus professoral; habitus; knowledge; teacher´s habitus |
title_short |
The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study |
title_full |
The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study |
title_fullStr |
The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study |
title_full_unstemmed |
The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study |
title_sort |
The knowledge mobilization in the teachers´ practice in the first grades: a case study |
author |
Townsend, Cristina Bandeira |
author_facet |
Townsend, Cristina Bandeira Tomazzeti, Elisete Medianeira |
author_role |
author |
author2 |
Tomazzeti, Elisete Medianeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Townsend, Cristina Bandeira Tomazzeti, Elisete Medianeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habitus; saberes; habitus professoral; habitus; knowledge; teacher´s habitus |
topic |
habitus; saberes; habitus professoral; habitus; knowledge; teacher´s habitus |
description |
O presente artigo retrata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre como oprofessor dos anos iniciais mobiliza saberes no exercício da atividade docente.A linha da pesquisa foi a de formação de professores e a abordagemmetodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Osdados foram coletados por meio de questionário, entrevista semi-estruturada,autobiografia e relato oral, microetnografia usando vídeo e observações daspráticas pedagógicas de quatro professoras de uma escola com caráter filantrópicodo município de Santa Maria, RS, da Pré-Escola à 4ª série do EnsinoFundamental. Na pesquisa, os conceitos de habitus e de saberes foramtomados como elementos conectados, numa inter-relação dialética, em que oprimeiro foi compreendido como elemento mediador do processo demobilização de saberes pelas professoras. Desta inter-relação um habitusprofessoral constitui-se, dando identidade ao trabalho das docentes nosanos iniciais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677/6036 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677/31439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-221 Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-221 Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 207-221 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898109739008 |