Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minetto, Maria de Fatima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Löhr, Suzane Schmidlin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44790
Resumo: O presente Dossiê Temático Educação, Família e Necessidades Especiais tem como objetivo apresentar estudos teóricos, empíricos, além de propostas de intervenção, direcionados a pessoas com necessidades educativas especiais tanto no contexto familiar quanto no educacional. O conhecimento sobre as particularidades que envolvem a educação de crianças com necessidades especiais, por si só, favorece o estabelecimento de fatores de proteção ao desenvolvimento. Discute-se muito a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais no ensino regular, com vistas a uma integração maior de tais pessoas na sociedade, além de fortalecer, em todos, atitudes de respeito à diversidade. Porém, a inclusão ocorrerá de fato, e não apenas em registros nos documentos oficiais, quando a sociedade estiver aberta para tal perspectiva. E, só se abre para novas perspectivas, quando há espaço para conhecê-las, já que o novo, assim como o diferente, gera ansiedade e pode levar a respostas de fuga ou esquiva.
id UFPR-4_c5444b123379c341d34429f16e7995bd
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/44790
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling ApresentaçãoEducaçãoEducação; família; necessidades especiaisEducaçãoO presente Dossiê Temático Educação, Família e Necessidades Especiais tem como objetivo apresentar estudos teóricos, empíricos, além de propostas de intervenção, direcionados a pessoas com necessidades educativas especiais tanto no contexto familiar quanto no educacional. O conhecimento sobre as particularidades que envolvem a educação de crianças com necessidades especiais, por si só, favorece o estabelecimento de fatores de proteção ao desenvolvimento. Discute-se muito a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais no ensino regular, com vistas a uma integração maior de tais pessoas na sociedade, além de fortalecer, em todos, atitudes de respeito à diversidade. Porém, a inclusão ocorrerá de fato, e não apenas em registros nos documentos oficiais, quando a sociedade estiver aberta para tal perspectiva. E, só se abre para novas perspectivas, quando há espaço para conhecê-las, já que o novo, assim como o diferente, gera ansiedade e pode levar a respostas de fuga ou esquiva. UFPRMinetto, Maria de FatimaLöhr, Suzane Schmidlin2016-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44790Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 13-16Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 13-16Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 13-161984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44790/27710https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44790/30318info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/44790Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Minetto, Maria de Fatima
Educação
Educação; família; necessidades especiais
Educação
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Minetto, Maria de Fatima
author_facet Minetto, Maria de Fatima
Löhr, Suzane Schmidlin
author_role author
author2 Löhr, Suzane Schmidlin
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Minetto, Maria de Fatima
Löhr, Suzane Schmidlin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação; família; necessidades especiais
Educação
topic Educação
Educação; família; necessidades especiais
Educação
description O presente Dossiê Temático Educação, Família e Necessidades Especiais tem como objetivo apresentar estudos teóricos, empíricos, além de propostas de intervenção, direcionados a pessoas com necessidades educativas especiais tanto no contexto familiar quanto no educacional. O conhecimento sobre as particularidades que envolvem a educação de crianças com necessidades especiais, por si só, favorece o estabelecimento de fatores de proteção ao desenvolvimento. Discute-se muito a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais no ensino regular, com vistas a uma integração maior de tais pessoas na sociedade, além de fortalecer, em todos, atitudes de respeito à diversidade. Porém, a inclusão ocorrerá de fato, e não apenas em registros nos documentos oficiais, quando a sociedade estiver aberta para tal perspectiva. E, só se abre para novas perspectivas, quando há espaço para conhecê-las, já que o novo, assim como o diferente, gera ansiedade e pode levar a respostas de fuga ou esquiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44790
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44790/27710
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44790/30318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 13-16
Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 13-16
Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 13-16
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902663704576