ESPAÇO E TRIBALISMO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO UNIVERSO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20934 |
Resumo: | De acordo com Maffesoli, vivemos um tempo marcado pela tribalização das relações sociais. Ao criticar a consideração de que a sociedade ocidentalizada caminha para uma individualização, este autor mostra que cada vez mais, a constituição de grupos afetuais, cimentados pela partilha de uma estética comum, caracteriza nossa sociedade. A escola é uma expressão desse processo. O convívio dos grupos/tribos no interior da escola provoca uma ressignificação de seu espaço, sendo que o cotidiano vivido dentro e próximo da escola torna-se o monumento que ressemantiza o espaço escolar, podendo ser visto agora enquanto um espaço de representação. O espaço de representação, a partir de uma abordagem que o considera uma síntese entre os mundos material, social e simbólico, revela-se como uma ferramenta de compreensão do mundo consensual, banal. É nesta esfera que a vida acontece e torna-se inteligível. Esta “potência subterrânea” que é a socialidade contemporânea, utilizando-se das palavras de Maffesoli, que resiste às grandes ideologias coletivas que homogeneizam a vida social, emerge, justamente, no espaço de representação. Ele é o espaço das possibilidades das relações sociais, o local onde as direções são estabelecidas e onde, em comum, o mundo passa a ser sentido. A escola, dessa forma, adquire significados que são produtos das relações sociais processadas num contexto de tribalização das interações, tornando-se expressão da cultura desses novos tempo e espaço. |
id |
UFPR-7_2195e5973e94a9c87b4d6f1ce650aea8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/20934 |
network_acronym_str |
UFPR-7 |
network_name_str |
Revista Geografar |
repository_id_str |
|
spelling |
ESPAÇO E TRIBALISMO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO UNIVERSO ESCOLARGeografia; escola; tribalização; espaço de representação.De acordo com Maffesoli, vivemos um tempo marcado pela tribalização das relações sociais. Ao criticar a consideração de que a sociedade ocidentalizada caminha para uma individualização, este autor mostra que cada vez mais, a constituição de grupos afetuais, cimentados pela partilha de uma estética comum, caracteriza nossa sociedade. A escola é uma expressão desse processo. O convívio dos grupos/tribos no interior da escola provoca uma ressignificação de seu espaço, sendo que o cotidiano vivido dentro e próximo da escola torna-se o monumento que ressemantiza o espaço escolar, podendo ser visto agora enquanto um espaço de representação. O espaço de representação, a partir de uma abordagem que o considera uma síntese entre os mundos material, social e simbólico, revela-se como uma ferramenta de compreensão do mundo consensual, banal. É nesta esfera que a vida acontece e torna-se inteligível. Esta “potência subterrânea” que é a socialidade contemporânea, utilizando-se das palavras de Maffesoli, que resiste às grandes ideologias coletivas que homogeneizam a vida social, emerge, justamente, no espaço de representação. Ele é o espaço das possibilidades das relações sociais, o local onde as direções são estabelecidas e onde, em comum, o mundo passa a ser sentido. A escola, dessa forma, adquire significados que são produtos das relações sociais processadas num contexto de tribalização das interações, tornando-se expressão da cultura desses novos tempo e espaço.UFPRStefenon, Daniel Luiz2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/2093410.5380/geografar.v6i2.20934REVISTA GEOGRAFAR; v. 6, n. 2 (2011)1981-089X10.5380/geografar.v6i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20934/16960https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20934/16961Direitos autorais 2016 Revista Geografarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-14T20:26:56Zoai:revistas.ufpr.br:article/20934Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2011-12-14T20:26:56Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESPAÇO E TRIBALISMO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO UNIVERSO ESCOLAR |
title |
ESPAÇO E TRIBALISMO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO UNIVERSO ESCOLAR |
spellingShingle |
ESPAÇO E TRIBALISMO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO UNIVERSO ESCOLAR Stefenon, Daniel Luiz Geografia; escola; tribalização; espaço de representação. |
title_short |
ESPAÇO E TRIBALISMO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO UNIVERSO ESCOLAR |
title_full |
ESPAÇO E TRIBALISMO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO UNIVERSO ESCOLAR |
title_fullStr |
ESPAÇO E TRIBALISMO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO UNIVERSO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
ESPAÇO E TRIBALISMO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO UNIVERSO ESCOLAR |
title_sort |
ESPAÇO E TRIBALISMO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO UNIVERSO ESCOLAR |
author |
Stefenon, Daniel Luiz |
author_facet |
Stefenon, Daniel Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stefenon, Daniel Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; escola; tribalização; espaço de representação. |
topic |
Geografia; escola; tribalização; espaço de representação. |
description |
De acordo com Maffesoli, vivemos um tempo marcado pela tribalização das relações sociais. Ao criticar a consideração de que a sociedade ocidentalizada caminha para uma individualização, este autor mostra que cada vez mais, a constituição de grupos afetuais, cimentados pela partilha de uma estética comum, caracteriza nossa sociedade. A escola é uma expressão desse processo. O convívio dos grupos/tribos no interior da escola provoca uma ressignificação de seu espaço, sendo que o cotidiano vivido dentro e próximo da escola torna-se o monumento que ressemantiza o espaço escolar, podendo ser visto agora enquanto um espaço de representação. O espaço de representação, a partir de uma abordagem que o considera uma síntese entre os mundos material, social e simbólico, revela-se como uma ferramenta de compreensão do mundo consensual, banal. É nesta esfera que a vida acontece e torna-se inteligível. Esta “potência subterrânea” que é a socialidade contemporânea, utilizando-se das palavras de Maffesoli, que resiste às grandes ideologias coletivas que homogeneizam a vida social, emerge, justamente, no espaço de representação. Ele é o espaço das possibilidades das relações sociais, o local onde as direções são estabelecidas e onde, em comum, o mundo passa a ser sentido. A escola, dessa forma, adquire significados que são produtos das relações sociais processadas num contexto de tribalização das interações, tornando-se expressão da cultura desses novos tempo e espaço. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20934 10.5380/geografar.v6i2.20934 |
url |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20934 |
identifier_str_mv |
10.5380/geografar.v6i2.20934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20934/16960 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/20934/16961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Geografar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Geografar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA GEOGRAFAR; v. 6, n. 2 (2011) 1981-089X 10.5380/geografar.v6i2 reponame:Revista Geografar instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Geografar |
collection |
Revista Geografar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||geografar@ufpr.br |
_version_ |
1788990018129231872 |