AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/87259 |
Resumo: | Esse texto integra uma das seções dos resultados de uma pesquisa acadêmica concluída em 2022 – O ensino de Geografia diante das ameaças de discursos do pensamento único – e tem como objetivo nuclear afirmar a necessidade de um ensino de Geografia reflexivo, consistente e crítico, que tenha efetivamente o espaço produzido por uma sociedade diversa, contraditória e desigual, como fundamento e objeto de análise. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujas bases de consulta foram livros impressos, artigos científicos disponibilizados eletronicamente, e documentos e textos abertos no site da AGB, inclusive levantamento de dados referentes ao XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, onde foram analisados 20% dos trabalhos apresentados e publicados nos anais do evento. A análise concluiu que persiste entre os jovens autores de trabalhos no campo da Geografia a pesquisa com ênfase na análise crítica em torno da produção do espaço nas escalas local e regional; além de ratificar a necessidade de considerar a política como fator fundamental da/na produção do espaço. |
id |
UFPR-7_c6553d756cda7ad8c645cadd8c09b214 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/87259 |
network_acronym_str |
UFPR-7 |
network_name_str |
Revista Geografar |
repository_id_str |
|
spelling |
AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICOAFFIRMATION OF THE NEED FOR A THEORETICALLY REFLECTIVE, CONSISTENT AND CRITICAL GEOGRAPHY TEACHINGGeography teaching; Spatial condition; Politics; Citizenship; Critical Geography.Ensino de Geografia; Condição espacial; Política; Cidadania; Geografia Crítica.Esse texto integra uma das seções dos resultados de uma pesquisa acadêmica concluída em 2022 – O ensino de Geografia diante das ameaças de discursos do pensamento único – e tem como objetivo nuclear afirmar a necessidade de um ensino de Geografia reflexivo, consistente e crítico, que tenha efetivamente o espaço produzido por uma sociedade diversa, contraditória e desigual, como fundamento e objeto de análise. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujas bases de consulta foram livros impressos, artigos científicos disponibilizados eletronicamente, e documentos e textos abertos no site da AGB, inclusive levantamento de dados referentes ao XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, onde foram analisados 20% dos trabalhos apresentados e publicados nos anais do evento. A análise concluiu que persiste entre os jovens autores de trabalhos no campo da Geografia a pesquisa com ênfase na análise crítica em torno da produção do espaço nas escalas local e regional; além de ratificar a necessidade de considerar a política como fator fundamental da/na produção do espaço. This text is part of one of the sections of the results of an academic research completed in 2022 – The Geography teaching in front of the threats of single thought discourses– and aims to affirm the need for a reflective, consistent and critical geography teaching, that effectively produced the space by diverse, contradictory and unequal society, as a foundation and object of analysis. Methodologically, it is a bibliographic and documentary research, whose bases of consultation were printed books, scientific articles made available electronically, documents and texts opened on the AGB website, including survey data collection for the XVIII National Meeting of Geographers, where 20% of the production presented and published in the annals events were analyzed. The analysis concluded research persists among youngers authors of the fieldwork of Geography with emphasis on critical analysis around space production at local and regional scales; in addition to ratifying the need to consider politics as a fundamental factor of the/in the space production.UFPRUniversidade Estadual de Santa Cruz (UESC)Universidade Estadual de Santa CruzTrindade, Gilmar Alves2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/8725910.5380/geografar.v18i2.87259REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 2 (2023); 286-3091981-089X10.5380/geografar.v18i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/87259/51069https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/87259/51241Direitos autorais 2023 Gilmar Alves Trindadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T18:32:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/87259Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2023-12-27T18:32:02Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO AFFIRMATION OF THE NEED FOR A THEORETICALLY REFLECTIVE, CONSISTENT AND CRITICAL GEOGRAPHY TEACHING |
title |
AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO |
spellingShingle |
AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO Trindade, Gilmar Alves Geography teaching; Spatial condition; Politics; Citizenship; Critical Geography. Ensino de Geografia; Condição espacial; Política; Cidadania; Geografia Crítica. |
title_short |
AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO |
title_full |
AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO |
title_fullStr |
AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO |
title_full_unstemmed |
AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO |
title_sort |
AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO |
author |
Trindade, Gilmar Alves |
author_facet |
Trindade, Gilmar Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Universidade Estadual de Santa Cruz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Gilmar Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geography teaching; Spatial condition; Politics; Citizenship; Critical Geography. Ensino de Geografia; Condição espacial; Política; Cidadania; Geografia Crítica. |
topic |
Geography teaching; Spatial condition; Politics; Citizenship; Critical Geography. Ensino de Geografia; Condição espacial; Política; Cidadania; Geografia Crítica. |
description |
Esse texto integra uma das seções dos resultados de uma pesquisa acadêmica concluída em 2022 – O ensino de Geografia diante das ameaças de discursos do pensamento único – e tem como objetivo nuclear afirmar a necessidade de um ensino de Geografia reflexivo, consistente e crítico, que tenha efetivamente o espaço produzido por uma sociedade diversa, contraditória e desigual, como fundamento e objeto de análise. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujas bases de consulta foram livros impressos, artigos científicos disponibilizados eletronicamente, e documentos e textos abertos no site da AGB, inclusive levantamento de dados referentes ao XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, onde foram analisados 20% dos trabalhos apresentados e publicados nos anais do evento. A análise concluiu que persiste entre os jovens autores de trabalhos no campo da Geografia a pesquisa com ênfase na análise crítica em torno da produção do espaço nas escalas local e regional; além de ratificar a necessidade de considerar a política como fator fundamental da/na produção do espaço. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/87259 10.5380/geografar.v18i2.87259 |
url |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/87259 |
identifier_str_mv |
10.5380/geografar.v18i2.87259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/87259/51069 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/87259/51241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Gilmar Alves Trindade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Gilmar Alves Trindade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 2 (2023); 286-309 1981-089X 10.5380/geografar.v18i2 reponame:Revista Geografar instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Geografar |
collection |
Revista Geografar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||geografar@ufpr.br |
_version_ |
1788990020162420736 |