A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Karolina Cardozo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cruz, Dayana Aparecida Marques de Oliveira, Gomes, Gabriela, Assem, Isabela Mustafá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889
Resumo: Este trabalho tem como proposta discutir a formação de docentes do curso de geografia a partir da cartografia crítica. Além de analisar o ensino-aprendizagem da geografia nas instituições de ensino, outrossim, a desconstrução do mapa sobre a realidade do espaço, de forma a atingir uma compreensão ampla dos discentes por meio da criticidade de diferentes formas e linguagens. O objetivo deste trabalho é debater a conexão entre a cartografia crítica e o ensino de geografia por meio das contribuições realizadas no curso de extensão para a formação inicial e continuada de docentes: [ oculto para avaliação]. A metodologia aplicada para a elaboração do artigo foi baseada na revisão bibliográfica sobre a cartografia crítica e o ensino de geografia, ademais as principais propostas e estudos acerca do ensino da geografia apresentados pelos palestrantes no evento mencionado. 
id UFPR-7_d1525b842544ed5e4eee9b6de985fca2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/81889
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTESFormação docente; Ensino de Geografia; Cartografia CríticaEste trabalho tem como proposta discutir a formação de docentes do curso de geografia a partir da cartografia crítica. Além de analisar o ensino-aprendizagem da geografia nas instituições de ensino, outrossim, a desconstrução do mapa sobre a realidade do espaço, de forma a atingir uma compreensão ampla dos discentes por meio da criticidade de diferentes formas e linguagens. O objetivo deste trabalho é debater a conexão entre a cartografia crítica e o ensino de geografia por meio das contribuições realizadas no curso de extensão para a formação inicial e continuada de docentes: [ oculto para avaliação]. A metodologia aplicada para a elaboração do artigo foi baseada na revisão bibliográfica sobre a cartografia crítica e o ensino de geografia, ademais as principais propostas e estudos acerca do ensino da geografia apresentados pelos palestrantes no evento mencionado. UFPRDias, Karolina CardozoCruz, Dayana Aparecida Marques de OliveiraGomes, GabrielaAssem, Isabela Mustafá2022-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/8188910.5380/geografar.v17i1.81889REVISTA GEOGRAFAR; v. 17, n. 1 (2022); 30-461981-089X10.5380/geografar.v17i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889/46172https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889/46567https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/81889/49361Direitos autorais 2022 Karolina Cardozo Dias, Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz, Gabriela - Gomes, Isabela Mustafá Assemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-24T22:35:52Zoai:revistas.ufpr.br:article/81889Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2022-07-24T22:35:52Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES
title A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES
spellingShingle A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES
Dias, Karolina Cardozo
Formação docente; Ensino de Geografia; Cartografia Crítica
title_short A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES
title_full A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES
title_fullStr A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES
title_full_unstemmed A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES
title_sort A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES
author Dias, Karolina Cardozo
author_facet Dias, Karolina Cardozo
Cruz, Dayana Aparecida Marques de Oliveira
Gomes, Gabriela
Assem, Isabela Mustafá
author_role author
author2 Cruz, Dayana Aparecida Marques de Oliveira
Gomes, Gabriela
Assem, Isabela Mustafá
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Karolina Cardozo
Cruz, Dayana Aparecida Marques de Oliveira
Gomes, Gabriela
Assem, Isabela Mustafá
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente; Ensino de Geografia; Cartografia Crítica
topic Formação docente; Ensino de Geografia; Cartografia Crítica
description Este trabalho tem como proposta discutir a formação de docentes do curso de geografia a partir da cartografia crítica. Além de analisar o ensino-aprendizagem da geografia nas instituições de ensino, outrossim, a desconstrução do mapa sobre a realidade do espaço, de forma a atingir uma compreensão ampla dos discentes por meio da criticidade de diferentes formas e linguagens. O objetivo deste trabalho é debater a conexão entre a cartografia crítica e o ensino de geografia por meio das contribuições realizadas no curso de extensão para a formação inicial e continuada de docentes: [ oculto para avaliação]. A metodologia aplicada para a elaboração do artigo foi baseada na revisão bibliográfica sobre a cartografia crítica e o ensino de geografia, ademais as principais propostas e estudos acerca do ensino da geografia apresentados pelos palestrantes no evento mencionado. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889
10.5380/geografar.v17i1.81889
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v17i1.81889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889/46172
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889/46567
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/81889/49361
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 17, n. 1 (2022); 30-46
1981-089X
10.5380/geografar.v17i1
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990019965288448