A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889 |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta discutir a formação de docentes do curso de geografia a partir da cartografia crítica. Além de analisar o ensino-aprendizagem da geografia nas instituições de ensino, outrossim, a desconstrução do mapa sobre a realidade do espaço, de forma a atingir uma compreensão ampla dos discentes por meio da criticidade de diferentes formas e linguagens. O objetivo deste trabalho é debater a conexão entre a cartografia crítica e o ensino de geografia por meio das contribuições realizadas no curso de extensão para a formação inicial e continuada de docentes: [ oculto para avaliação]. A metodologia aplicada para a elaboração do artigo foi baseada na revisão bibliográfica sobre a cartografia crítica e o ensino de geografia, ademais as principais propostas e estudos acerca do ensino da geografia apresentados pelos palestrantes no evento mencionado. |
id |
UFPR-7_d1525b842544ed5e4eee9b6de985fca2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/81889 |
network_acronym_str |
UFPR-7 |
network_name_str |
Revista Geografar |
repository_id_str |
|
spelling |
A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTESFormação docente; Ensino de Geografia; Cartografia CríticaEste trabalho tem como proposta discutir a formação de docentes do curso de geografia a partir da cartografia crítica. Além de analisar o ensino-aprendizagem da geografia nas instituições de ensino, outrossim, a desconstrução do mapa sobre a realidade do espaço, de forma a atingir uma compreensão ampla dos discentes por meio da criticidade de diferentes formas e linguagens. O objetivo deste trabalho é debater a conexão entre a cartografia crítica e o ensino de geografia por meio das contribuições realizadas no curso de extensão para a formação inicial e continuada de docentes: [ oculto para avaliação]. A metodologia aplicada para a elaboração do artigo foi baseada na revisão bibliográfica sobre a cartografia crítica e o ensino de geografia, ademais as principais propostas e estudos acerca do ensino da geografia apresentados pelos palestrantes no evento mencionado. UFPRDias, Karolina CardozoCruz, Dayana Aparecida Marques de OliveiraGomes, GabrielaAssem, Isabela Mustafá2022-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/8188910.5380/geografar.v17i1.81889REVISTA GEOGRAFAR; v. 17, n. 1 (2022); 30-461981-089X10.5380/geografar.v17i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889/46172https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889/46567https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/81889/49361Direitos autorais 2022 Karolina Cardozo Dias, Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz, Gabriela - Gomes, Isabela Mustafá Assemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-24T22:35:52Zoai:revistas.ufpr.br:article/81889Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2022-07-24T22:35:52Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES |
title |
A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES |
spellingShingle |
A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES Dias, Karolina Cardozo Formação docente; Ensino de Geografia; Cartografia Crítica |
title_short |
A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES |
title_full |
A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES |
title_fullStr |
A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES |
title_full_unstemmed |
A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES |
title_sort |
A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES |
author |
Dias, Karolina Cardozo |
author_facet |
Dias, Karolina Cardozo Cruz, Dayana Aparecida Marques de Oliveira Gomes, Gabriela Assem, Isabela Mustafá |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Dayana Aparecida Marques de Oliveira Gomes, Gabriela Assem, Isabela Mustafá |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Karolina Cardozo Cruz, Dayana Aparecida Marques de Oliveira Gomes, Gabriela Assem, Isabela Mustafá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente; Ensino de Geografia; Cartografia Crítica |
topic |
Formação docente; Ensino de Geografia; Cartografia Crítica |
description |
Este trabalho tem como proposta discutir a formação de docentes do curso de geografia a partir da cartografia crítica. Além de analisar o ensino-aprendizagem da geografia nas instituições de ensino, outrossim, a desconstrução do mapa sobre a realidade do espaço, de forma a atingir uma compreensão ampla dos discentes por meio da criticidade de diferentes formas e linguagens. O objetivo deste trabalho é debater a conexão entre a cartografia crítica e o ensino de geografia por meio das contribuições realizadas no curso de extensão para a formação inicial e continuada de docentes: [ oculto para avaliação]. A metodologia aplicada para a elaboração do artigo foi baseada na revisão bibliográfica sobre a cartografia crítica e o ensino de geografia, ademais as principais propostas e estudos acerca do ensino da geografia apresentados pelos palestrantes no evento mencionado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889 10.5380/geografar.v17i1.81889 |
url |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889 |
identifier_str_mv |
10.5380/geografar.v17i1.81889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889/46172 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/81889/46567 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/81889/49361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA GEOGRAFAR; v. 17, n. 1 (2022); 30-46 1981-089X 10.5380/geografar.v17i1 reponame:Revista Geografar instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Geografar |
collection |
Revista Geografar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||geografar@ufpr.br |
_version_ |
1788990019965288448 |