Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48627 |
Resumo: | O presente artigo tem como intenção refletir sobre as possíveis interferências dos produtos gráficos resultantes da ação de diagramar em um recorte gráfico de um material didático impresso (MDI) para a EaD. Com isso, busca identificar as ações intencionais e “incidentais” derivadas da ação de compor e como elas interferem no conteúdo do suporte, na perspectiva do rigor, precisão e eficácia da mensagem após as alterações e organizações propostas. Tais reflexões são propostas na interface entre Design Gráfico, Comunicação e Educação, significando e justificando a impossibilidade da dissociação entre forma e conteúdo em materiais que objetivam a instrução, no sentido da formação educacional. |
id |
UFPR-8_a943cb0b7ca66b3a4f60f5b1e2bda657 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/48627 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EADDesign gráfico; comunicação; material didático impresso.O presente artigo tem como intenção refletir sobre as possíveis interferências dos produtos gráficos resultantes da ação de diagramar em um recorte gráfico de um material didático impresso (MDI) para a EaD. Com isso, busca identificar as ações intencionais e “incidentais” derivadas da ação de compor e como elas interferem no conteúdo do suporte, na perspectiva do rigor, precisão e eficácia da mensagem após as alterações e organizações propostas. Tais reflexões são propostas na interface entre Design Gráfico, Comunicação e Educação, significando e justificando a impossibilidade da dissociação entre forma e conteúdo em materiais que objetivam a instrução, no sentido da formação educacional.UFPRRios, Franciane HeidenDalla Costa, Rosa Maria Cardoso2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4862710.5380/2238-0701.2016n12p325-344Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 12 - Jul/Dez (2016); 325-3442238-070110.5380/am.v1i12reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48627/29994Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T02:01:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/48627Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T02:01:29Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD |
title |
Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD |
spellingShingle |
Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD Rios, Franciane Heiden Design gráfico; comunicação; material didático impresso. |
title_short |
Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD |
title_full |
Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD |
title_fullStr |
Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD |
title_full_unstemmed |
Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD |
title_sort |
Possíveis interferências da composição gráfica no conteúdo dos materiais didáticos impressos (MDI) para a EAD |
author |
Rios, Franciane Heiden |
author_facet |
Rios, Franciane Heiden Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Franciane Heiden Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico; comunicação; material didático impresso. |
topic |
Design gráfico; comunicação; material didático impresso. |
description |
O presente artigo tem como intenção refletir sobre as possíveis interferências dos produtos gráficos resultantes da ação de diagramar em um recorte gráfico de um material didático impresso (MDI) para a EaD. Com isso, busca identificar as ações intencionais e “incidentais” derivadas da ação de compor e como elas interferem no conteúdo do suporte, na perspectiva do rigor, precisão e eficácia da mensagem após as alterações e organizações propostas. Tais reflexões são propostas na interface entre Design Gráfico, Comunicação e Educação, significando e justificando a impossibilidade da dissociação entre forma e conteúdo em materiais que objetivam a instrução, no sentido da formação educacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48627 10.5380/2238-0701.2016n12p325-344 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48627 |
identifier_str_mv |
10.5380/2238-0701.2016n12p325-344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/48627/29994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 12 - Jul/Dez (2016); 325-344 2238-0701 10.5380/am.v1i12 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760991934742528 |