A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53717 |
Resumo: | Orientadora : Prof.ª Márcia Barbosa Soczek |
id |
UFPR_00c9e3e9cca29ef66b6161190c3f559c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53717 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Chiquitto, Liliane Malinovski PadilhaSoczek, Marcia Barbosa, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-05-20T19:21:28Z2021-05-20T19:21:28Z2016https://hdl.handle.net/1884/53717Orientadora : Prof.ª Márcia Barbosa SoczekMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo: O presente artigo tem por objetivo analisar como a proposta pedagógica de uma escola do campo aborda a temática da pobreza e da desigualdade social. O tema em questão está presente em vários setores da sociedade, porém recebe mais visibilidade quando ocorre nas grandes cidades e suas periferias, porém isso não significa que nas áreas rurais não se encontrem pessoas em situação precária. O foco deste trabalho é refletir sobre qual é o papel da escola do campo no enfrentamento da pobreza e da desigualdade social, a partir do estudo de caso e da análise documental, com base nos princípios teóricos de Dermeval Saviani (2005) e Miguel G. Arroyo (2014), e utilizando-se dos documentos oficiais da Escola do Campo Municipal Rosa Picheth, localizada no distrito de Guajuvira, município de Araucária, região metropolitana de Curitiba (PR). A problematização dessas questões faz-se necessária, tendo em vista que através de intervenções pedagógicas é possível que ocorra a transformação da realidade do principal sujeito da educação, o aluno. O que se constata nos documentos são os indicativos de que desigualdade social e pobreza devem ser discutidos no espaço escolar, não apontando diretamente para ações concretas que diminuam a parcela da população que vive nessas condições, mas possibilitando a reflexão sobre o assunto, conforme é o papel da escola, na busca de alternativas para a transformação social.1 arquivo (18 p.).application/pdfEducação ruralPobrezaExclusão socialA escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LILIANE MALINOVSKI PADILHA CHIQUITTO.pdfapplication/pdf747009https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53717/1/R%20-%20E%20-%20LILIANE%20MALINOVSKI%20PADILHA%20CHIQUITTO.pdf0dbce5700aa1a67b561b694259c66a9bMD51open access1884/537172021-05-20 16:21:28.305open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-20T19:21:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social |
title |
A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social |
spellingShingle |
A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social Chiquitto, Liliane Malinovski Padilha Educação rural Pobreza Exclusão social |
title_short |
A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social |
title_full |
A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social |
title_fullStr |
A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social |
title_full_unstemmed |
A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social |
title_sort |
A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social |
author |
Chiquitto, Liliane Malinovski Padilha |
author_facet |
Chiquitto, Liliane Malinovski Padilha |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Soczek, Marcia Barbosa, 1967- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiquitto, Liliane Malinovski Padilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rural Pobreza Exclusão social |
topic |
Educação rural Pobreza Exclusão social |
description |
Orientadora : Prof.ª Márcia Barbosa Soczek |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-20T19:21:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-20T19:21:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53717 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (18 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53717/1/R%20-%20E%20-%20LILIANE%20MALINOVSKI%20PADILHA%20CHIQUITTO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0dbce5700aa1a67b561b694259c66a9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898785528479744 |