As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/71631 |
Resumo: | Orientador: Lourival de M. Fidelis |
id |
UFPR_0578c94f570f6f59e84fa7843457fa1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71631 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Oliveira, Clarice de Castro de, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor LitoralFidelis, Lourival de Moraes, 1971-2021-08-03T22:54:11Z2021-08-03T22:54:11Z2018https://hdl.handle.net/1884/71631Orientador: Lourival de M. FidelisMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do CampoInclui referênciasEste artigo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo geral elencar as possíveis contribuições que podem oferecer as hortas para o ensino de ciências da natureza, em escolas do campo no âmbito da Educação do Campo, presentes em alguns artigos publicados em revistas eletrônicas, dissertações e anais de congressos disponíveis da rede de internet. Como justificativa para este artigo de TCC, salientamos que a relação das crianças do ensino fundamental nas escolas do campo com as hortas, por sua condição de serem, em sua maioria, conhecedoras das práticas com a agricultura, devido a residirem no campo e de que suas famílias serem agricultoras ou morarem no campo, confere a estes educandos e educandas as condições de apreenderem as ciências da natureza e problematizarem por meio da agroecologia as relações: ser humano e natureza, de forma prática e em contato com o meio ambiente com as práticas nas hortas como caminho para a aprendizagem. O método que utilizaremos para este artigo, é uma revisão bibliográfica de alguns artigos já publicadas em revistas eletrônicas, anais de congressos e dissertações, que abordaram o tema das possíveis contribuições das hortas didáticas, para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza nas escolas do campo. Como resultados, esperamos apontar que a horta em escolas do campo, tem contribuições pedagógicas importantes a oferecer para o ensino e aprendizagem das ciências da natureza.1 arquivo (27 p.).application/pdfHortaliças - CultivoEducação do Campo - Estudo e ensinoAgricultura - Estudo e ensinoMovimento sem terra(MST)As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCLARICE DE CASTRO OLIVEIRA.pdfapplication/pdf692186https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71631/1/CLARICE%20DE%20CASTRO%20OLIVEIRA.pdff84049ff23fa90500d42a8049308a206MD51open access1884/716312021-08-03 19:54:11.537open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71631Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-03T22:54:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica |
title |
As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica |
spellingShingle |
As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica Oliveira, Clarice de Castro de, 1981- Hortaliças - Cultivo Educação do Campo - Estudo e ensino Agricultura - Estudo e ensino Movimento sem terra(MST) |
title_short |
As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica |
title_full |
As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica |
title_fullStr |
As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica |
title_sort |
As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica |
author |
Oliveira, Clarice de Castro de, 1981- |
author_facet |
Oliveira, Clarice de Castro de, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Clarice de Castro de, 1981- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fidelis, Lourival de Moraes, 1971- |
contributor_str_mv |
Fidelis, Lourival de Moraes, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hortaliças - Cultivo Educação do Campo - Estudo e ensino Agricultura - Estudo e ensino Movimento sem terra(MST) |
topic |
Hortaliças - Cultivo Educação do Campo - Estudo e ensino Agricultura - Estudo e ensino Movimento sem terra(MST) |
description |
Orientador: Lourival de M. Fidelis |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-03T22:54:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-03T22:54:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/71631 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/71631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (27 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71631/1/CLARICE%20DE%20CASTRO%20OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f84049ff23fa90500d42a8049308a206 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898864380346368 |