Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54034 |
Resumo: | Orientadora: Ida Hammerschmitt |
id |
UFPR_07154a4df66d3fb4bcc6593fae795c08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54034 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Fernandes, Valéria de OliveiraHammerschmitt, IdaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-13T16:47:17Z2019-12-13T16:47:17Z2016https://hdl.handle.net/1884/54034Orientadora: Ida HammerschmittMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Neste artigo objetiva-se desencadear reflexões iniciais sobre a metacognição como ferramenta que pode promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, no exercício das funções do coordenador pedagógico. A pesquisa envolveu os educando de três turmas, do 2º ano, do Ensino Médio, da Unidade Educacional, Colégio Estadual Ulysses Guimarães, do município de Foz do Iguaçu, Paraná. Objetiva-se também identificar habilidades e limitações presentes durante o processo de ensinoaprendizagem e aferir a possibilidade de ofertar aos educandos meios de identificar suas habilidades e limitações acerca das novas maneiras de tornar a aprendizagem mais significativa com o auxílio da Metacognição. A partir dos estudos realizados e resultados obtidos, indica-se ser possível ao coordenador pedagógico auxiliar os professores a utilizarem técnicas e estratégias de aprendizagem, fundamentadas na metacognição, com o objetivo de proporcionar aos educandos mais autonomia e maturidade durante os processos de ensino e aprendizagem.18 p. : il. (algumas color.).application/pdfMetacogniçãoOrientadores educacionaisMetacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VALERIA DE OLIVEIRA FERNANDES.pdfapplication/pdf527512https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54034/1/R%20-%20E%20-%20VALERIA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf3b9899fcee0a88b492829bce77787678MD51open access1884/540342019-12-13 13:47:17.829open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54034Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T16:47:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem |
title |
Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem |
spellingShingle |
Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem Fernandes, Valéria de Oliveira Metacognição Orientadores educacionais |
title_short |
Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem |
title_full |
Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem |
title_fullStr |
Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem |
title_sort |
Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem |
author |
Fernandes, Valéria de Oliveira |
author_facet |
Fernandes, Valéria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Hammerschmitt, Ida Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Valéria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metacognição Orientadores educacionais |
topic |
Metacognição Orientadores educacionais |
description |
Orientadora: Ida Hammerschmitt |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-13T16:47:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-13T16:47:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54034 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54034/1/R%20-%20E%20-%20VALERIA%20DE%20OLIVEIRA%20FERNANDES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b9899fcee0a88b492829bce77787678 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898733605093376 |