Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koehler, Simone
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/82855
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalves
id UFPR_08ebf6211ecd4da6b21b2c4df43c955c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/82855
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoGonçalves, Michelle Bocchi, 1980-Koehler, Simone2023-05-31T14:47:31Z2023-05-31T14:47:31Z2023https://hdl.handle.net/1884/82855Orientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 01/03/2023Inclui referências: p. 84-86Resumo: Pela presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa, Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) - pretende-se apresentar contribuições e interfaces do Yoga, a Educação Performativa e os Jogos Teatrais. Tem como enfoque o trabalho com Hatha Yoga na Arte-Educação, buscando trabalhar no educando: a consciência corporal, percepção sensorial e o desenvolvimento sócio-emocional, aliado aos Jogos Teatrais. A faixa etária dos educandos que participaram da pesquisa, está entre 10-12 anos, e todos os estudantes são de turmas de 6 ano do Ensino Fundamental II, de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, do Município de Curitiba, onde lecionei a disciplina de Arte. Como percurso metodológico, foi realizada uma proposta didática, composta por sete práticas relacionando o Teatro e o Yoga, trabalhando as posturas psicofísicas (ásanas) como potencializadoras do trabalho com os Jogos Teatrais. Essas práticas aconteceram no primeiro semestre de 2022, no retorno às atividades presenciais, após período pandêmico. Os estudantes relataram, por meio de diário de bordo, as sensações e impressões em seus cadernos. Também foram feitos registros fotográficos das atividades. Percebeu-se que as sensações de incômodos e dores ao realizarem as posturas, conduzem o olhar para a importância do trabalho corporal, pois as dores surgem em decorrência do acesso das áreas do corpo, que muitas vezes se encontrava adormecido, por realizar posturas que não eram habituais. Na relação Jogos Teatrais com o Yoga percebeu-se que, tanto na realização dos ásanas, como na interação nos Jogos Teatrais, fica evidente a questão do ponto de concentração na cena. Os resultados, apontam para a necessidade de serem necessárias mais pesquisas com reflexões e novas problematizações aproximando a Educação Performativa e o Yoga como potencializadores dos Jogos Teatrais. Com a presente pesquisa é possível trilhar o caminho da Educação, tendo como ênfase o trabalho corporal, o desenvolvimento mental, a concentração, saindo de uma educação convencional, para uma educação performativa, transgressora e desafiadora, que permite dar visibilidade aos corpos de estudantes do Ensino Fundamental II em aulas de Arte.Abstract: Through this research, linked to the research group, Laboratory of Studies in Performative Education, Language and Theatricalities (Labelit/UFPR/CNPq) - it is intended to present contributions and interfaces of Yoga, Performative Education and Theater Games. It focuses on working with Hatha Yoga in Art-Education, seeking to work on the student: body awareness, sensory perception and socio-emotional development, combined with Theater Games. The age range of the students who participated in the research is between 10-12 years old, and all students are from 6th grade classes of Elementary School II, from a School of the State Education Network, in the City of Curitiba, where I taught the discipline of art. As a methodological route, a didactic proposal was carried out, consisting of seven practices relating Theater and Yoga, working with psychophysical postures (asanas) as potentializers of work with Theater Games. These practices took place in the first half of 2022, when returning to face-to-face activities, after the pandemic period. The students reported, through a logbook, the sensations and impressions in their notebooks. Photographs of the activities were also taken. It was noticed that the sensations of discomfort and pain when performing the postures, lead the look to the importance of body work, as the pain arises as a result of accessing areas of the body, which many times were asleep, by performing postures that were not were usual. In the relationship between Theater Games and Yoga, it was noticed that, both in the performance of asanas and in the interaction in Theater Games, the question of the point of concentration in the scene is evident. The results point to the need for further research with reflections and new problematizations approaching Performative Education and Yoga as potentializers of Theater Games. With the present research, it is possible to follow the path of Education, emphasizing body work, mental development, concentration, moving away from a conventional education, towards a performative, transgressive and challenging education, which allows giving visibility to the bodies of students of the Elementary School II in Art classes.Resumen: A través de esta investigación, vinculada al grupo de investigación Laboratorio de Estudios en Educación Performativa, Lenguaje y Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) - se pretende presentar aportes e interfaces del Yoga, la Educación Performativa y los Juegos Teatrales. Se enfoca en trabajar el Hatha Yoga en el Arte-Educación, buscando trabajar en el estudiante: la conciencia corporal, la percepción sensorial y el desarrollo socioemocional, combinado con Juegos Teatrales. El rango de edad de los estudiantes que participaron en la investigación es de 10 a 12 años, y todos los estudiantes son de las clases de 6º grado de la Enseñanza Básica II, de una Escuela de la Red de Educación del Estado, en la ciudad de Curitiba, donde enseñé la disciplina del arte. Como ruta metodológica se realizó una propuesta didáctica compuesta por siete prácticas que relacionan Teatro y Yoga, trabajando las posturas psicofísicas (asanas) como potencializadoras del trabajo con Juegos Teatrales. Estas prácticas tuvieron lugar en el primer semestre de 2022, al regresar a las actividades presenciales, luego del período de pandemia. Los alumnos relataron, a través de una bitácora, las sensaciones e impresiones en sus cuadernos. También se tomaron fotografías de las actividades. Se percibió que las sensaciones de incomodidad y dolor al realizar las posturas, llevan la mirada a la importancia del trabajo corporal, ya que el dolor surge como resultado de acceder a zonas del cuerpo, que muchas veces estaban dormidas, al realizar posturas que estaban no eran habituales. En la relación entre Juegos Teatrales y Yoga, se percibió que, tanto en la ejecución de asanas como en la interacción en los Juegos Teatrales, se evidencia la cuestión del punto de concentración en la escena. Los resultados apuntan para la necesidad de más investigaciones con reflexiones y nuevas problematizaciones que aborden la Educación Performativa y el Yoga como potencializadores de Juegos Teatrales. Con la presente investigación es posible recorrer el camino de la Educación, enfatizando el trabajo corporal, el desarrollo mental, la concentración, alejándose de una educación convencional, hacia una educación performativa, transgresora y desafiante, que permita dar visibilidad a los cuerpos de los estudiantes de la Escuela Primaria II en las clases de Arte.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoIogaPerformance (Arte)Educaçao física - Consciencia corporalTeatro na educaçãoEnsino fundamentalEducação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIMONE KOEHLER.pdfapplication/pdf5875300https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82855/1/R%20-%20D%20-%20SIMONE%20KOEHLER.pdf9d7526efbc9d27aa86d02f05caba7d18MD51open access1884/828552023-05-31 11:47:32.09open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82855Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-31T14:47:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
title Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
spellingShingle Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
Koehler, Simone
Educação - Estudo e ensino
Ioga
Performance (Arte)
Educaçao física - Consciencia corporal
Teatro na educação
Ensino fundamental
title_short Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
title_full Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
title_fullStr Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
title_full_unstemmed Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
title_sort Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
author Koehler, Simone
author_facet Koehler, Simone
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-
dc.contributor.author.fl_str_mv Koehler, Simone
contributor_str_mv Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Ioga
Performance (Arte)
Educaçao física - Consciencia corporal
Teatro na educação
Ensino fundamental
topic Educação - Estudo e ensino
Ioga
Performance (Arte)
Educaçao física - Consciencia corporal
Teatro na educação
Ensino fundamental
description Orientadora: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalves
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T14:47:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T14:47:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/82855
url https://hdl.handle.net/1884/82855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82855/1/R%20-%20D%20-%20SIMONE%20KOEHLER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d7526efbc9d27aa86d02f05caba7d18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860865290403840