Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Elisiana Paes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53224
Resumo: Orientadora: Professora Dra. Jandicleide Lopes
id UFPR_108fe6bd2ec499e760e6dc63430e386a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53224
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Leite, Elisiana PaesLopes, Jandicleide EvangelistaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-06T14:11:29Z2019-12-06T14:11:29Z2016https://hdl.handle.net/1884/53224Orientadora: Professora Dra. Jandicleide LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente trabalho investiga junto aos estudantes, faixa etária 15 a 70 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – São José dos Pinhais PR, suas expectativas em relação à escola. Fundamentou-se especialmente nas propostas de Freire entre outros autores, que destacam o diálogo que leva à ação que transforma e auxilia a democratizar à educação. Enfatiza a capacidade de construir a leitura de mundo e de zelar pela educação como um bem social. A investigação empírica, por entrevista semiestruturada apontou que os alunos entrevistados manifestam-se preocupados em aprender, em perguntar ao professor, em estar presente às aulas e valorizar a pesquisa para melhorar as deficiências em sala de aula. Ao mesmo tempo em que valorizam a pesquisa, solicitam material didático compatível. Eles reconhecem a escola como opção para melhorar de vida, porém é constante a preocupação familiar enquanto estão na escola e a preocupação com o trabalho, seu perfil é marcado também pela preocupação em promover e estimular a participação e a cooperação entre os colegas na sala de aula. O que se percebe, é que a EJA pela disponibilidade dessa modalidade, permite aos alunos buscar a realização de desenvolvimento profissional e social.22 p.application/pdfEducação de adultosExpectativas dos alunos da EJA em relação à escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ELISIANA PAES LEITE.pdfapplication/pdf264249https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53224/1/R%20-%20E%20-%20ELISIANA%20PAES%20LEITE.pdf0cb3d93b03e34448db2adf899760bcfeMD51open access1884/532242019-12-06 11:11:29.207open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53224Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-06T14:11:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola
title Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola
spellingShingle Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola
Leite, Elisiana Paes
Educação de adultos
title_short Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola
title_full Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola
title_fullStr Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola
title_full_unstemmed Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola
title_sort Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola
author Leite, Elisiana Paes
author_facet Leite, Elisiana Paes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lopes, Jandicleide Evangelista
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Elisiana Paes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
topic Educação de adultos
description Orientadora: Professora Dra. Jandicleide Lopes
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-06T14:11:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-06T14:11:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53224
url https://hdl.handle.net/1884/53224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53224/1/R%20-%20E%20-%20ELISIANA%20PAES%20LEITE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0cb3d93b03e34448db2adf899760bcfe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860833536376832