Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53224 |
Resumo: | Orientadora: Professora Dra. Jandicleide Lopes |
id |
UFPR_108fe6bd2ec499e760e6dc63430e386a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53224 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Leite, Elisiana PaesLopes, Jandicleide EvangelistaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-06T14:11:29Z2019-12-06T14:11:29Z2016https://hdl.handle.net/1884/53224Orientadora: Professora Dra. Jandicleide LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente trabalho investiga junto aos estudantes, faixa etária 15 a 70 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – São José dos Pinhais PR, suas expectativas em relação à escola. Fundamentou-se especialmente nas propostas de Freire entre outros autores, que destacam o diálogo que leva à ação que transforma e auxilia a democratizar à educação. Enfatiza a capacidade de construir a leitura de mundo e de zelar pela educação como um bem social. A investigação empírica, por entrevista semiestruturada apontou que os alunos entrevistados manifestam-se preocupados em aprender, em perguntar ao professor, em estar presente às aulas e valorizar a pesquisa para melhorar as deficiências em sala de aula. Ao mesmo tempo em que valorizam a pesquisa, solicitam material didático compatível. Eles reconhecem a escola como opção para melhorar de vida, porém é constante a preocupação familiar enquanto estão na escola e a preocupação com o trabalho, seu perfil é marcado também pela preocupação em promover e estimular a participação e a cooperação entre os colegas na sala de aula. O que se percebe, é que a EJA pela disponibilidade dessa modalidade, permite aos alunos buscar a realização de desenvolvimento profissional e social.22 p.application/pdfEducação de adultosExpectativas dos alunos da EJA em relação à escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ELISIANA PAES LEITE.pdfapplication/pdf264249https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53224/1/R%20-%20E%20-%20ELISIANA%20PAES%20LEITE.pdf0cb3d93b03e34448db2adf899760bcfeMD51open access1884/532242019-12-06 11:11:29.207open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53224Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-06T14:11:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola |
title |
Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola |
spellingShingle |
Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola Leite, Elisiana Paes Educação de adultos |
title_short |
Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola |
title_full |
Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola |
title_fullStr |
Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola |
title_full_unstemmed |
Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola |
title_sort |
Expectativas dos alunos da EJA em relação à escola |
author |
Leite, Elisiana Paes |
author_facet |
Leite, Elisiana Paes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lopes, Jandicleide Evangelista Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Elisiana Paes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos |
topic |
Educação de adultos |
description |
Orientadora: Professora Dra. Jandicleide Lopes |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-06T14:11:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-06T14:11:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53224 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
22 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53224/1/R%20-%20E%20-%20ELISIANA%20PAES%20LEITE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0cb3d93b03e34448db2adf899760bcfe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898883630104576 |