A face oculta da pobreza no currículo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53749 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Dra. Marcia Grochoska |
id |
UFPR_1286be10813748946c3918e94b87622c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53749 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Marta Betanes daGrochoska, Marcia AndreiaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-04T12:21:34Z2021-08-04T12:21:34Z2016https://hdl.handle.net/1884/53749Orientadora : Profª. Dra. Marcia GrochoskaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Este artigo tem como objetivo discutir se o currículo escolar promove possibilidades de inserção do debate e da reflexão sobre a pobreza na prática diária dos professores em sala de aula a partir da visão dos mesmos. As relações entre educação em geral e pobreza são relativamente bem conhecidas, entretanto esta pobreza não é discutida no interior da escola pública, quer seja na elaboração do projeto político pedagógico, quer seja na organização da proposta pedagógica curricular e na elaboração do plano de trabalho docente. Para realizar esta reflexão foram ouvidos 35 professores que através de um questionário refletiram sobre o que é a pobreza, se os currículos reconhecem que a pobreza existe, se é possível incorporar em suas disciplinas uma reflexão sobre a pobreza e como os conteúdos curriculares das disciplinas tratam da pobreza. Os dados demonstram que embora os professores conceituem com precisão a pobreza, reconhecem que ela não está configurada nos currículos. Faltam-lhes elementos teóricos e práticos para aproximá la dos conteúdos previstos nas suas propostas pedagógicas curriculares. A pobreza é uma face oculta do currículo e ele não se efetivará enquanto não se avançar na construção de currículos que traduzam as diferenças sociais e econômicas dos sujeitos.1 arquivo (24 p.).application/pdfCurrículosPobrezaEducação inclusivaA face oculta da pobreza no currículo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARTA BETANES DA SILVA.pdfapplication/pdf514804https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53749/1/R%20-%20E%20-%20MARTA%20BETANES%20DA%20SILVA.pdf62338a9c565a1b30ba93ca475b2e293bMD51open access1884/537492021-08-04 09:21:34.583open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53749Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-04T12:21:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A face oculta da pobreza no currículo escolar |
title |
A face oculta da pobreza no currículo escolar |
spellingShingle |
A face oculta da pobreza no currículo escolar Silva, Marta Betanes da Currículos Pobreza Educação inclusiva |
title_short |
A face oculta da pobreza no currículo escolar |
title_full |
A face oculta da pobreza no currículo escolar |
title_fullStr |
A face oculta da pobreza no currículo escolar |
title_full_unstemmed |
A face oculta da pobreza no currículo escolar |
title_sort |
A face oculta da pobreza no currículo escolar |
author |
Silva, Marta Betanes da |
author_facet |
Silva, Marta Betanes da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Grochoska, Marcia Andreia Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marta Betanes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Pobreza Educação inclusiva |
topic |
Currículos Pobreza Educação inclusiva |
description |
Orientadora : Profª. Dra. Marcia Grochoska |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-04T12:21:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-04T12:21:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53749 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (24 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53749/1/R%20-%20E%20-%20MARTA%20BETANES%20DA%20SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62338a9c565a1b30ba93ca475b2e293b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860809411788800 |