Juventude, escola e trabalho : sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardim, Márcio Luiz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34679
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva
id UFPR_1c81167107831b06b2d09fd89b262cc0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34679
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bernardim, Márcio LuizUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Monica Ribeiro da, 1960-2022-08-08T18:23:52Z2022-08-08T18:23:52Z2013https://hdl.handle.net/1884/34679Orientadora: Profa. Dra. Monica Ribeiro da SilvaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,20/11/2013Inclui bibliografiaResumo: Esta pesquisa trata das relações dos jovens da classe trabalhadora com a educação e com o trabalho, e dos sentidos que eles atribuem ao Ensino Médio Integrado (EMI) no âmbito da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Partimos da hipótese de que, apesar dos seus limites na fase histórica de desenvolvimento das forças produtivas marcadas pelo capitalismo, a EPTNM de oferta integrada e concepção politécnica e cujo currículo se organiza a partir da cultura, da ciência, da tecnologia e do trabalho, desempenha um papel importante na satisfação das necessidades de inserção socioeconômica dos jovens trabalhadores. Para a realização do estudo, empreendemos uma pesquisa empírica com jovens estudantes-trabalhadores matriculados em estabelecimentos da rede pública estadual, que ofertam educação profissional noturna em Curitiba e Região Metropolitana. Essa empiria foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter exploratório quantitativo, contemplou mais de quatro mil estudantes das diversas ofertas de ensino médio e educação profissional de dezoito estabelecimentos; a segunda, de caráter qualitativo, contemplou quatro turmas de estudantes do quarto ano do ensino médio integrado. A análise dos dados primários obtidos na pesquisa empírica, à luz da produção teórica do campo Educação e Trabalho, da legislação educacional e dos embates teóricos e ideológicos que permeiam a disputa pela última etapa da educação básica, permitiu um aprofundamento sobre a relação dos estudantes com a educação profissional integrada, seus limites e potencialidades. A conclusão a que chegamos é que, embora o sistema capitalista tangencie a política e o disciplinamento legal relacionado à EPTNM de acordo com a sua estratégia de formação de mão de obra, os trabalhadores podem reivindicar um ensino médio que atenda a sua necessidade de formação técnica para a inserção profissional e, ao mesmo tempo, valer-se dessa oportunidade de conclusão da última etapa da educação básica para acessar o conhecimento sócio-histórico e ético-político do interesse da classe. A EPTNM de concepção politécnica e oferta integrada ao ensino médio, portanto, interessa na medida em que atende aos anseios dos jovens que precisam se inserir no mundo do trabalho e contribui para o desvelamento das relações sociais em que esses trabalhadores-estudantes estão enredados, condições essas necessárias para a produção da classe e para o resgate do seu protagonismo histórico.Abstract: The present research deals with working class young people's relations to education and work, and with the meanings that they give to the Integrated High School (EMI) within the Technique and Professional Education of High School Level (EPTNM). We start from the hypothesis that, in spite of its border line in the historical period of productive forces development which were marked by the capitalism, the EPTNM of an integrated supply and polytechnic conception and which curriculum is organized from culture, science, technology and work, plays an important role in the satisfaction of socioeconomic insertion of young workers. In order to carry out the study, we undertook an empirical research with young workers/students enrolled in public state schools which offer night-professional education in Curitiba and its metropolitan region. This empirical study was developed in two distinct phases: the first one, which had a quantitative and exploratory feature, contemplated more than four thousand students of different offers of high school and professional education of eighteen institutions; the second one, of qualitative aspect, contemplated four classes of students that were in the fourth year of integrated high school. The analysis of the primary data, which were collected in the empirical research, from the Education and Work field theoretical production, from the educational legislation and from the theoretical and ideological discussions that penetrate the dispute for the last stage of basic education, allowed a deeper study about the relations of students with integrated professional education, its limits and potentials. It was possible to conclude that, although the capitalism touches the policy and the legal discipline related to the EPTNM, according to its strategy of workmanship formation, workers can demand for a high school that fits their necessities of technical formation for the professional insertion and, at the same time, avail themselves of the opportunity to conclude the last stage of the basic education in order to achieve socio-historical and ethic-political knowledge. The EPTNM of polytechnic conception and integrated offer, therefore, interests while it supplies the demands of the young people, who need to insert themselves in the work world, and that contributes to the reveal of the social relations of which those workers-students take part. Such conditions are necessary for the class production and for the rescue of its historical leading role.303 f : tabs., grafs.[alguns color.].application/pdfDisponível em formato digitalTesesEnsino profissionalEnsino técnicoJuventudeEducaçãoJuventude, escola e trabalho : sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARCIO LUIZ BERNARDIM.pdfapplication/pdf2559217https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34679/1/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20LUIZ%20BERNARDIM.pdffd1df9ea8ee06cfbe3bf69b2d3fbeeddMD51open accessTEXTR - T - MARCIO LUIZ BERNARDIM.pdf.txtExtracted Texttext/plain767846https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34679/2/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20LUIZ%20BERNARDIM.pdf.txt726ba46a3eaedc3a5787a1e0e06c2a09MD52open accessTHUMBNAILR - T - MARCIO LUIZ BERNARDIM.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34679/3/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20LUIZ%20BERNARDIM.pdf.jpg3a274cd79c349bb0d0b01fe6633160e1MD53open access1884/346792022-08-08 15:23:52.698open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34679Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-08T18:23:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Juventude, escola e trabalho : sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadora
title Juventude, escola e trabalho : sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadora
spellingShingle Juventude, escola e trabalho : sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadora
Bernardim, Márcio Luiz
Teses
Ensino profissional
Ensino técnico
Juventude
Educação
title_short Juventude, escola e trabalho : sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadora
title_full Juventude, escola e trabalho : sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadora
title_fullStr Juventude, escola e trabalho : sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadora
title_full_unstemmed Juventude, escola e trabalho : sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadora
title_sort Juventude, escola e trabalho : sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadora
author Bernardim, Márcio Luiz
author_facet Bernardim, Márcio Luiz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardim, Márcio Luiz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Monica Ribeiro da, 1960-
contributor_str_mv Silva, Monica Ribeiro da, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Ensino profissional
Ensino técnico
Juventude
Educação
topic Teses
Ensino profissional
Ensino técnico
Juventude
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-08T18:23:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-08T18:23:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34679
url https://hdl.handle.net/1884/34679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 303 f : tabs., grafs.[alguns color.].
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34679/1/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20LUIZ%20BERNARDIM.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34679/2/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20LUIZ%20BERNARDIM.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34679/3/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20LUIZ%20BERNARDIM.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fd1df9ea8ee06cfbe3bf69b2d3fbeedd
726ba46a3eaedc3a5787a1e0e06c2a09
3a274cd79c349bb0d0b01fe6633160e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898805236465664