A resolução de problemas de estrutura multiplicativa por crianças da 3S série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Starepravo, Ana Ruth
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87360
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Faria Moro
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spelling Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Maria Lucia Faria, 1944-Starepravo, Ana Ruth2024-04-08T14:07:05Z2024-04-08T14:07:05Z2001https://hdl.handle.net/1884/87360Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Faria MoroCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 148-151Resumo: Este trabalho é um estudo de caso para examinar o processo de compreensão que alunos do ensino fundamental apresentam a respeito das estruturas multiplicativas conforme a teoria dos campos conceituais de Vergnaud. São descritos procedimentos gráficos de solução das crianças diante de problemas de multiplicação/divisão, e sua interpretação destas notações. O estudo foi realizado com quatro sujeitos escolhidos aleatoriamente, todos estudantes da mesma classe de terceira série de uma escola particular que oferece educação gratuita para crianças de famílias de baixa renda de um bairro de Curitiba. Foram-lhes apresentados, oralmente, com apoio em encartes de ofertas comerciais, seis problemas, selecionados de acordo com a classificação dos diferentes subgrupos de problemas de estrutura multiplicativa. Todos implicam uma proporção direta entre duas medidas. Após solucionar cada problema, os sujeitos eram solicitados a explicar suas notações em entrevista do estilo clínico-crítico de Piaget. A análise qualitativa dos dados permitiu verificar que os procedimentos gráficos de solução, apresentados pelos sujeitos, foram, em sua maioria, diferentes dos procedimentos típicos ensinados na escola. Tanto nos problemas de multiplicação, quanto nos de divisão, as notações encontradas foram predominantemente de tipo aditivo, mas com sentidos diferenciados em cada tipo de problema. Ocorreram antecipações de solução, de variados tipos, usadas para controlar os resultados. As interpretações que os sujeitos fizeram de suas notações, de conteúdo avaliativo, foram provocadas pela entrevistadora. Durante estas interpretações, os sujeitos perceberam inadequações de procedimentos gráficos e/ou incorreções de resultados, procedendo a novas tentativas de solução. A discussão sublinha o papel da resolução de problemas na construção de conceitos matemáticos e a importância da elaboração de procedimentos gráficos de solução destes problemas pelas crianças. Também aponta para a importância da interpretação dos procedimentos gráficos, pelas crianças, para a compreensão progressiva das estruturas focalizadas.Abstract: This case study aims to examine the comprehension process of the multiplicative structures, by Elementary School children, according to Vergnaud's theory of conceptual fields. Notational procedures expressed by children during problem solving situation on multiplication and division are described. Theirs's interpretations about those notations are also analysed. Subjects are four third degree children from low income families leaving in a worker district in Curitiba. They were enrolled in a private school that offers free instruction. Six problems involving multiplicative structures, illustrated by commercial ads, were orally presented to them. These problems were selected according to the different subtypes of multiplicative structure problems, implying a simple direct proportion between two measures. After each problem solution, subjects were asked to explain their notations. The clinical-critical Piaget's interviewing method was employed. Qualitative data analyses shows that problem solving notational procedures presented by the subjects were, most of them, different from typical procedures thought at school. For the multiplicative and division problems the more frequent procedures were of the additive type, but employed in a different sense according to the problem. Various anticipation modes of the solutions used by children to control results were also observed. Subjects' interpretations to their notations revealed an evaluative content, generally caused by the interviewer's action. By this kind of interpretation, subjects noticed inadequate procedures and/or incorrect results, thus attempting new solutions. The discussion stresses the role of problem solving in Mathematics concepts construction and the importance of children's own problem solving procedures. It also points to children's interpretation of their problem solving notational procedures as important to the progressive comprehension of the targeted structures.187 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaEducaçãoA resolução de problemas de estrutura multiplicativa por crianças da 3S série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - ANA RUTH STAREPRAVO.pdfapplication/pdf30670432https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87360/1/D%20-%20D%20-%20ANA%20RUTH%20STAREPRAVO.pdf3921b600fe7e69140de6594f8540bb43MD51open access1884/873602024-04-08 11:07:06.013open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87360Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T14:07:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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