A pedagogia vai ao porão : a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolf, Luciani
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35797
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Alessandro de Melo
id UFPR_2d7d2dfe7298600e501b3a282c948a19
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35797
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Wolf, LucianiUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMelo, Alessandro de2020-10-07T23:39:05Z2020-10-07T23:39:05Z2014https://hdl.handle.net/1884/35797Orientador: Prof. Dr. Alessandro de MeloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2014Inclui referênciasResumo: O presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre as chamadas pedagogias empresarial e empreendedora que vem ganhando espaço no âmbito educacional por meio da adesão acrítica a estas correntes pedagógicas, principalmente pelos educadores. O objetivo é o de realizar uma análise dos fundamentos das pedagogias empresarial e empreendedora, relacionando-as com os ditames gerais da sociedade capitalista, principalmente no que diz respeito à formação dos trabalhadores. No que se refere ao empreendedorismo e sua "pedagogia", esta reforça o modelo de formação capitalista, pautada na flexibilidade para a adaptação a ambientes cambiantes, na responsabilização individual pela busca de oportunidades e iniciativa, correr riscos, exigir qualidade e eficiência, ser persistente e comprometido, buscar informações, estabelecer metas, saber persuadir e ainda ser independente e auto-confiante. Para a pedagogia empreendedora, enfim, a ideia é formar um individuo que seja o único responsável pelo seu "destino" no mundo do trabalho e em outras esferas da vida social. No caso da Pedagogia Empresarial, o que resulta é a naturalização do empreendedor e da empresa como organização social por excelência, e o papel naturalizador do pedagogo nas organizações, qual seja, o de moldar os trabalhadores segundo o perfil e a filosofia da empresa. A crítica principal adotada é a da ausência de uma discussão teórica densa no seio da literatura que embasa as pedagogias estudadas, bem como a sua filiação aos ditames da ideologia capitalista hodierna, cujo papel é o de adaptar os homens à sociedade e naturaliza-la. A metodologia adotada para o estudo foi a revisão bibliográfica tanto dos textos advindos das pedagogias empresarial e empreendedora como de autores que realizam a crítica ao projeto burguês de educação. A perspectiva da crítica adotada parte de uma concepção marxista de educação, que tem como projeto de educação uma formação voltada ao mais alto grau de desenvolvimento do indivíduo, e não sua mera adaptação à sociedade. Os resultados permitem evidenciar a necessidade de uma crítica às pedagogias empresarial e empreendedora, e por meio delas das formas ideológicas com que se concretiza, se mantém e se desenvolve a sociedade do capitalista, tendo como objetivo final a constituição das bases para uma teoria pedagógica realmente comprometida com a transformação social. Palavras-Chave: Pedagogia Empreendedora. Pedagogia Empresarial. Naturalização do Social. Trabalho e Educação.Abstract: This work is based on reflections about called enterprising and entrepreneurial pedagogies. They have gotten more and more importance in educational area especially because some educators are used to agree them without a review. The objective is analyzing principles of enterprising and entrepreneurial pedagogies associating them with general precepts from capitalist society especially about workers' education. About entrepreneurship and its pedagogy, it encourages the capitalist pattern based on flexibility for adaptation to changing environments, on individual responsibility to get opportunities and to have initiative, risking, on requirement of quality and efficiency, been persistent and committed, looking for information, setting goals, knowing to persuade, been independent and confident. The idea of entrepreneurial pedagogy is educating individuals to be the only ones responsible for their life in world of work and in other areas of social life. Regarding enterprising pedagogy the result is the natural view that the entrepreneur and the enterprise are a social organization for excellence and the pedagogue's natural objective into organization is educating workers according profile and philosophy of the enterprise. The principal review is there is not a deep theoretical debate in the literature that was basis for pedagogies we studied and that they are according the current capitalist ideology where the objective is adapting men to society becoming it natural. Methodology was bibliographic revision of enterprising and entrepreneurial pedagogies texts and authors who criticize the bourgeois project of education. The perspective of this review is based on a Marxist idea of education which one has a project where the education is based on the biggest level of individual's development opposed to the simple adaptation in society. Results evidence it is necessary a review of enterprising and entrepreneurial pedagogies. Based on this, it is also necessary a review of ideology where society of capital is preserved and developed. The final objective is the constitution of basis to a pedagogic theory really interested on a social transformation. KEY-WORDS: Entrepreneurial Pedagogy. Enterprising Pedagogy. Social as Natural. Work and Education.129 f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesTrabalho e educaçaoPedagogia - FormaçãoEducaçãoA pedagogia vai ao porão : a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCIANI WOLF.pdfapplication/pdf1140413https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35797/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANI%20WOLF.pdf48e9b72952a5136508913089d060c994MD51open accessTEXTR - D - LUCIANI WOLF.pdf.txtExtracted Texttext/plain260615https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35797/2/R%20-%20D%20-%20LUCIANI%20WOLF.pdf.txtb313f2c89ed89f388c543849ad71f0a5MD52open accessTHUMBNAILR - D - LUCIANI WOLF.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35797/3/R%20-%20D%20-%20LUCIANI%20WOLF.pdf.jpgc07859777cec4d38587e699c8d595333MD53open access1884/357972020-10-07 20:39:05.209open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35797Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-07T23:39:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pedagogia vai ao porão : a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do social
title A pedagogia vai ao porão : a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do social
spellingShingle A pedagogia vai ao porão : a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do social
Wolf, Luciani
Dissertações
Trabalho e educaçao
Pedagogia - Formação
Educação
title_short A pedagogia vai ao porão : a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do social
title_full A pedagogia vai ao porão : a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do social
title_fullStr A pedagogia vai ao porão : a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do social
title_full_unstemmed A pedagogia vai ao porão : a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do social
title_sort A pedagogia vai ao porão : a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do social
author Wolf, Luciani
author_facet Wolf, Luciani
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolf, Luciani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Alessandro de
contributor_str_mv Melo, Alessandro de
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Trabalho e educaçao
Pedagogia - Formação
Educação
topic Dissertações
Trabalho e educaçao
Pedagogia - Formação
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Alessandro de Melo
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-07T23:39:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-07T23:39:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35797
url https://hdl.handle.net/1884/35797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35797/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANI%20WOLF.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35797/2/R%20-%20D%20-%20LUCIANI%20WOLF.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35797/3/R%20-%20D%20-%20LUCIANI%20WOLF.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48e9b72952a5136508913089d060c994
b313f2c89ed89f388c543849ad71f0a5
c07859777cec4d38587e699c8d595333
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898877034561536