Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sigwalt, Carmen Sá Brito
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30651
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarães
id UFPR_465adf0116ebc5f363061dfd259d5ab6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30651
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sigwalt, Carmen Sá BritoGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-06T14:10:22Z2020-08-06T14:10:22Z2013https://hdl.handle.net/1884/30651Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner GuimarãesTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 07/06/2013Bibliografia: fls. 207-224Resumo: Estudo teórico que analisa as diferentes perspectivas de aquisição da linguagem escrita: tradicional, construtivista psicogenética, métodos fônicos e letramento. O referencial de análise é a concepção de alfabetizar letrando, na qual a alfabetização (domínio do sistema gráfico) e o letramento (uso da leitura e da escrita nas diversas funções sociais) são trabalhadas conjuntamente. Uma segunda análise destaca três momentos da formação de alfabetizadores: o tradicional, o construtivista e a tentativa de superação destas duas abordagens. Os resultados do estudo evidenciaram o afastamento das diversas perspectivas metodológicas da concepção de alfabetizar letrando e a necessidade da formação de alfabetizadores considerar a alfabetização e o letramento como ações indissociáveis.Abstract: A theoretical study which analyses the different perspectives of the acquisition of written language: the traditional method, the psycogenetic constructivism, the phonic methods and the whole language approach. The parameter for analysis is the assumption of literacy through the whole language approach in which learning to read and write (mastering the graphic system) and literacy (appropriate use of reading and writing in different social functions) are developed together. A second analysis points out three moments in the preparation of teachers: the traditional, the constructivist and finally the attempt to overcome these two perspectives. The results of the study point out that there is a gap between these three methodological perspectives and the notion of preparing teachers who consider that mastering the graphic system and becoming competent users of language in its several social functions are inseparable teaching actions.224 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesAlfabetizaçãoLetramentoAquisição da segunda linguagemProfessores - FormaçãoProfessores - EducaçãoEducaçãoDistintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrandoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CARMEN SA BRITO SIGWALT.pdfapplication/pdf1484642https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/1/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf79ab45e3ed47ee28845cefbad70b6423MD51open accessTEXTR - T - CARMEN SA BRITO SIGWALT.pdf.txtExtracted Texttext/plain540795https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/2/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf.txt30fa07715f0aaf8854b698f2b52bafdaMD52open accessTHUMBNAILR - T - CARMEN SA BRITO SIGWALT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/3/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf.jpg86067b9efede7d8481823b431cf79a7bMD53open access1884/306512020-08-06 11:10:22.351open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30651Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-06T14:10:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando
title Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando
spellingShingle Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando
Sigwalt, Carmen Sá Brito
Teses
Alfabetização
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Professores - Formação
Professores - Educação
Educação
title_short Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando
title_full Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando
title_fullStr Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando
title_full_unstemmed Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando
title_sort Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando
author Sigwalt, Carmen Sá Brito
author_facet Sigwalt, Carmen Sá Brito
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sigwalt, Carmen Sá Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Alfabetização
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Professores - Formação
Professores - Educação
Educação
topic Teses
Alfabetização
Letramento
Aquisição da segunda linguagem
Professores - Formação
Professores - Educação
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarães
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-06T14:10:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-06T14:10:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/30651
url https://hdl.handle.net/1884/30651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 224 f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/1/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/2/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/3/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79ab45e3ed47ee28845cefbad70b6423
30fa07715f0aaf8854b698f2b52bafda
86067b9efede7d8481823b431cf79a7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860306321801216