Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/30651 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarães |
id |
UFPR_465adf0116ebc5f363061dfd259d5ab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30651 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Sigwalt, Carmen Sá BritoGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-06T14:10:22Z2020-08-06T14:10:22Z2013https://hdl.handle.net/1884/30651Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner GuimarãesTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 07/06/2013Bibliografia: fls. 207-224Resumo: Estudo teórico que analisa as diferentes perspectivas de aquisição da linguagem escrita: tradicional, construtivista psicogenética, métodos fônicos e letramento. O referencial de análise é a concepção de alfabetizar letrando, na qual a alfabetização (domínio do sistema gráfico) e o letramento (uso da leitura e da escrita nas diversas funções sociais) são trabalhadas conjuntamente. Uma segunda análise destaca três momentos da formação de alfabetizadores: o tradicional, o construtivista e a tentativa de superação destas duas abordagens. Os resultados do estudo evidenciaram o afastamento das diversas perspectivas metodológicas da concepção de alfabetizar letrando e a necessidade da formação de alfabetizadores considerar a alfabetização e o letramento como ações indissociáveis.Abstract: A theoretical study which analyses the different perspectives of the acquisition of written language: the traditional method, the psycogenetic constructivism, the phonic methods and the whole language approach. The parameter for analysis is the assumption of literacy through the whole language approach in which learning to read and write (mastering the graphic system) and literacy (appropriate use of reading and writing in different social functions) are developed together. A second analysis points out three moments in the preparation of teachers: the traditional, the constructivist and finally the attempt to overcome these two perspectives. The results of the study point out that there is a gap between these three methodological perspectives and the notion of preparing teachers who consider that mastering the graphic system and becoming competent users of language in its several social functions are inseparable teaching actions.224 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesAlfabetizaçãoLetramentoAquisição da segunda linguagemProfessores - FormaçãoProfessores - EducaçãoEducaçãoDistintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrandoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CARMEN SA BRITO SIGWALT.pdfapplication/pdf1484642https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/1/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf79ab45e3ed47ee28845cefbad70b6423MD51open accessTEXTR - T - CARMEN SA BRITO SIGWALT.pdf.txtExtracted Texttext/plain540795https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/2/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf.txt30fa07715f0aaf8854b698f2b52bafdaMD52open accessTHUMBNAILR - T - CARMEN SA BRITO SIGWALT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/3/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf.jpg86067b9efede7d8481823b431cf79a7bMD53open access1884/306512020-08-06 11:10:22.351open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30651Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-06T14:10:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando |
title |
Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando |
spellingShingle |
Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando Sigwalt, Carmen Sá Brito Teses Alfabetização Letramento Aquisição da segunda linguagem Professores - Formação Professores - Educação Educação |
title_short |
Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando |
title_full |
Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando |
title_fullStr |
Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando |
title_full_unstemmed |
Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando |
title_sort |
Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando |
author |
Sigwalt, Carmen Sá Brito |
author_facet |
Sigwalt, Carmen Sá Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sigwalt, Carmen Sá Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Alfabetização Letramento Aquisição da segunda linguagem Professores - Formação Professores - Educação Educação |
topic |
Teses Alfabetização Letramento Aquisição da segunda linguagem Professores - Formação Professores - Educação Educação |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarães |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-06T14:10:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-06T14:10:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/30651 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/30651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
224 f. : grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/1/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/2/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30651/3/R%20-%20T%20-%20CARMEN%20SA%20BRITO%20SIGWALT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79ab45e3ed47ee28845cefbad70b6423 30fa07715f0aaf8854b698f2b52bafda 86067b9efede7d8481823b431cf79a7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860306321801216 |