A formação e a identidade do professor pedagogo da Rede Estadual do Paraná : implicações para o desenvolvimento profissional no contexto da escola básica contemporânea
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
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Scholochuski, Virginia do Carmo Pabst, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-2022-10-13T18:34:42Z2022-10-13T18:34:42Z2022https://hdl.handle.net/1884/78519Orientadora: Profª. Drª. Regina Cely de Campos HagemeyerTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/06/2022Inclui referênciasResumo: A presente tese de doutorado propõe investigar a formação profissional e identidade do professor pedagogo da rede estadual do Paraná, de escolas localizadas no município de Almirante Tamandaré, considerando sua inserção na cultura escolar e da escola, que comportou recentemente as questões contingenciais da pandemia do Covid-19, para analisar as possibilidades de sua atuação e desenvolvimento profissional no complexo contexto da escola básica estadual contemporânea. Para isso, buscou-se analisar as controvérsias presentes na atuação profissional dos pedagogos, considerando sua histórica formação no curso de Pedagogia, a partir de autores como Brzezinski (1996, 2002, 2011), Saviani (2004), Libâneo (2006, 2010), Gabardo e Hagemeyer (2013), Scheibe (2007) e Franco et al. (2007). Buscou-se no estudo desta trajetória, ter como elementos de base a concepção da Pedagogia como ciência em articulação aos conhecimentos e saberes necessários ao profissional pedagogo, considerando as teorizações e pesquisas de Franco (2008), Pinto (2011), Hagemeyer (2006, 2011), Silva (2016) e Lopes (2000), bem como o conceito do pedagogo como intelectual transformador, na acepção de Giroux (1997). Para situar a constituição da identidade profissional do pedagogo em relação às necessidades de sua formação e desenvolvimento profissional, recorreu-se às teorizações de Franco (2007), Marcelo Garcia (1999 e 2009), Tardif (2000 e 2002), Lee Shulman (1986, 1987), Nóvoa (2008), Imbernón (2002, 2010) e Pinto (2006). Discutiu-se também o trabalho do pedagogo, diante das questões culturais contemporâneas utilizando as acepções de Williams (1989, 1992), Hall (1997a, 1997b), Costa (2010), Giroux(2003) e Bauman (2001). Na constituição da identidade profissional, foram consideradas as relações intrínsecas com a cultura escolar, que abordamos a partir das concepções de Forquin (1993), Julia (2001), Viñao Frago (1995, 2001) e Bourdieu (1983, 2003, 2007). Na pesquisa realizada, optou-se pela metodologia qualitativa, com base em Lüdke e André (1986), Chizzotti (2003), Minayo (2009) e Moreira e Caleffe (2008). Ao desenvolver a investigação, adotou-se um movimento de triangulação metodológica, incluindo as narrativas e autobiografias dos professores com base em Abraão (2003, 2006). Para a coleta de dados, foram utilizadas as modalidades qualitativas da observação participante, aplicação de questionário; entrevistas semiestruturadas, narrativas autobiográficas, pesquisa bibliográfica e análise documental. A análise de conteúdo sobre as narrativas e material documental coletado, foi realizada a partir da proposta de Bardin (1979). Do processo investigativo desenvolvido, evidenciou-se a identidade do professor pedagogo como múltipla, complexa e dinâmica, e ao articular-se à cultura contemporânea, tem como ponto central a natureza do trabalho pedagógico. Esta atuação sofre influências da ampla estrutura social, e dos processos culturais produzidos na escola básica, na qual se identifica sua experiência individual e história coletiva. A observação participante revelou interesses e necessidades com relação aos cursos de formação continuada, bem como maior compreensão sobre os significados do desenvolvimento profissional, como suporte à atuação do professor pedagogo na escola estadual contemporânea.Abstract: This doctoral thesis proposes to investigate the professional training and identity of the pedagogical teacher of the state network of Paraná, from schools located in the municipality of Almirante Tamandaré, considering their insertion in the school and school culture, which recently included the contingential issues of the Covid-19 pandemic, to analyze the possibilities of their performance and professional development in the complex context of contemporary state basic school. For this, it was sought to analyze the controversies present in the professional performance of pedagogues, considering their historical training in the course of Pedagogy, from authors such as Brzezinski (1996, 2002, 2011), Saviani (2004), Libâneo (2006, 2010), Gabardo and Hagemeyer (2013), Scheibe (2007) and Franco et al. (2007). In the study of this trajectory, it was sought to have as basic elements the conception of Pedagogy as a science in articulation with the knowledge and know-how necessary to the professional pedagogue, considering the theorizations and researches of Franco (2008), Pinto (2011), Hagemeyer (2006, 2011), Silva (2016) and Lopes (2000), as well as the concept of the pedagogue as a transforming intellectual, in the sense of Giroux (1997). To situate the constitution of the professional identity of the pedagogue in relation to the needs of their training and professional development, we resorted to the theories of Franco (2007), Marcelo Garcia (1999 and 2009), Tardif (2000 and 2002), Lee Shulman (1986, 1987), Nóvoa (2008), Imbernón (2002, 2010) and Pinto (2006). We also discussed the pedagogue's work in the face of contemporary cultural issues using the meanings of Williams (1989, 1992), Hall (1997a, 1997b), Costa (2010), Giroux (2003), and Bauman (2001). In the constitution of professional identity, we considered the intrinsic relations with school culture, which we approached from the conceptions of Forquin (1993), Julia (2001), Viñao Frago (1995, 2001) and Bourdieu (1983, 2003, 2007). In the research, we opted for the qualitative methodology, based on Lüdke and André (1986), Chizzotti (2003), Minayo (2009) and Moreira and Caleffe (2008). In developing the research, a methodological triangulation movement was adopted, including the teachers' narratives and autobiographies based on Abraão (2003, 2006). For data collection, the qualitative modalities of participant observation, questionnaire application; semi-structured interviews, autobiographical narratives, bibliographic research and document analysis were used. The content analysis of the narratives and documental material collected was based on Bardin's proposal (1979). From the investigative process developed, it was evident that the identity of the pedagogical teacher is multiple, complex, and dynamic, and when articulated to contemporary culture, it has as its central point the nature of pedagogical work. This performance is influenced by the broad social structure, and in the cultural processes produced in the basic school, in which its individual experience and collective history are identified. The participant observation revealed interests and needs regarding continuing education courses, as well as a greater understanding about the meanings of professional development, as a support to the pedagogical teacher's performance in contemporary state school.Resumen: La presente tesis doctoral se propone investigar la formación profesional y la identidad del profesor de pedagogía de la red estatal de Paraná, de las escuelas ubicadas en el municipio de Almirante Tamandaré, considerando su inserción en la escuela y la cultura escolar, que recientemente ha tenido las cuestiones contingentes de la pandemia de Covid-19, para analizar las posibilidades de su desempeño y desarrollo profesional en el complejo contexto de la escuela básica estatal contemporánea. Para ello, se buscó analizar las controversias presentes en el desempeño profesional de los pedagogos, considerando su formación histórica en el curso de Pedagogía, a partir de autores como Brzezinski (1996, 2002, 2011), Saviani (2004), Libâneo (2006, 2010), Gabardo y Hagemeyer (2013), Scheibe (2007) y Franco et al. (2007). En el estudio de esta trayectoria, se buscó tener como elementos básicos la concepción de la Pedagogía como ciencia en articulación con los saberes y conocimientos necesarios al profesional pedagógico, considerando las teorizaciones e investigaciones de Franco (2008), Pinto (2011), Hagemeyer (2006, 2011), Silva (2016) y Lopes (2000), así como el concepto de pedagogo como intelectual transformador, en el sentido de Giroux (1997). Para situar la constitución de la identidad profesional del pedagogo en relación con las necesidades de su formación y desarrollo profesional, recurrimos a las teorías de Franco (2007), Marcelo García (1999 y 2009), Tardif (2000 y 2002), Lee Shulman (1986, 1987), Nóvoa (2008), Imbernón (2002, 2010) y Pinto (2006). También se discutió el trabajo del pedagogo frente a las cuestiones culturales contemporáneas utilizando los significados de Williams (1989, 1992), Hall (1997a, 1997b), Costa (2010), Giroux (2003) y Bauman (2001). En la constitución de la identidad profesional, consideramos las relaciones intrínsecas con la cultura escolar, que abordamos desde las concepciones de Forquin (1993), Julia (2001), Viñao Frago (1995, 2001) y Bourdieu (1983, 2003, 2007). En la investigación realizada, se optó por la metodología cualitativa, basada en Lüdke y André (1986), Chizzotti (2003), Minayo (2009) y Moreira y Caleffe (2008). En el desarrollo de la investigación se adoptó un movimiento de triangulación metodológica, incluyendo las narrativas y autobiografías de los profesores con base en Abraão (2003, 2006). Para la recolección de datos se utilizaron las modalidades cualitativas de observación participante, aplicación de cuestionarios; entrevistas semiestructuradas, narraciones autobiográficas, investigación bibliográfica y análisis de documentos. El análisis de contenido de las narraciones y del material documental recogido se realizó a partir de la propuesta de Bardin (1979). A partir del proceso investigativo desarrollado, se evidenció la identidad del docente pedagógico como múltiple, compleja y dinámica, y al articularse a la cultura contemporánea, tiene como punto central la naturaleza del trabajo pedagógico. Esta actuación está influenciada por la amplia estructura social, y en los procesos culturales producidos en la escuela básica, en los que se identifica su experiencia individual y su historia colectiva. La observación de los participantes reveló intereses y necesidades relacionadas con los cursos de formación continua, así como una mejor comprensión sobre los significados del desarrollo profesional, como apoyo al desempeño del profesor de pedagogía en la escuela estatal contemporánea.1 recurso online : PDF.application/pdfPedagogia - FormaçãoEducação básicaEducação e Estado - ParanáPedagogosEducaçãoA formação e a identidade do professor pedagogo da Rede Estadual do Paraná : implicações para o desenvolvimento profissional no contexto da escola básica contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - VIRGINIA DO CARMO PABST SCHOLOCHUSKI.pdfapplication/pdf5542057https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78519/1/R%20-%20T%20-%20VIRGINIA%20DO%20CARMO%20PABST%20SCHOLOCHUSKI.pdf24c71537655a074ece0bf123c2ed447eMD51open access1884/785192022-10-13 15:34:42.656open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78519Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-13T18:34:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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