Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/35747 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello |
id |
UFPR_4ab35b3191488c587d4df862cc1cf864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35747 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Brito, Rosana de Albuquerque SáBolsanello, Maria AugustaCavallet, Valdo JoséUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-06T14:35:24Z2020-08-06T14:35:24Z2014https://hdl.handle.net/1884/35747Orientadora: Profª Drª Maria Augusta BolsanelloCo-orientador: Prof. Dr. Valdo José CavalletTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/04/2014Inclui referênciasLinha de pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanoResumo: Este trabalho investiga as influências dos contextos familiares, escolares e profissionais sobre o desenvolvimento de educadores com deficiência ou com surdez. Com o objetivo de levantar o ponto de vista dos próprios sujeitos sobre os episódios que marcaram sua conclusão dos diversos níveis educacionais, sua opção pela carreira docente e sua prática profissional, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com oito professores (três com surdez, três com deficiência visual e dois com deficiência física) que atuam na Educação Básica ou Superior nas regiões de Curitiba e do Litoral do Paraná. A análise qualitativa das vivências relatadas pelos entrevistados aponta a significativa importância dos contextos investigados, bem como as diferentes reações suscitadas nos diferentes indivíduos, nos moldes assinalados por Bronfenbrenner e Vygotsky, principais aportes teóricos desta tese, que evidenciam a influência dos valores socioculturais sobre o desenvolvimento humano. Fica também destacada a relevância de atitudes que despertaram nos participantes o ímpeto por independência e por autonomia. A pesquisa também enfatiza as diferentes opiniões e sugestões dos entrevistados sobre políticas inclusivas para pessoas com deficiência ou com surdez. Conclui-se pela necessidade premente de institucionalização das ações inclusivas bem como de melhor informação e maior divulgação sobre as reais condições de 'suficiência' e de 'eficiência' dessas pessoas, tanto no bojo das políticas públicas quanto no das práticas de uma educação ética e humanizadora. Palavras-chave: Pessoas com deficiência. Pessoas com surdez. Educadores. Inclusão. Contextos.Abstract:This work investigates the influences of family, school and professional contexts on the development of educators with disabilities or with deafness. With the goal of obtaining the subjects' own points of view about the episodes that have marked their completion of various educational levels, their option for the teaching career and their professional practice, semi-structured interviews were conducted with eight teachers (three with deafness, three with blindness and two with physical disabilities) who work on Basic or Higher Education in the regions of Curitiba and the coast of Paraná. The qualitative analysis of the experiences reported by the respondents points out the significant importance of the contexts investigated, as well as the different reactions of the individuals, along the lines indicated by Bronfenbrenner and Vygotsky - the authors who provide the main theoretical bases of this thesis -, which highlight the influence of sociocultural values on human development. It is also evident the importance of attitudes that awoke in the participants the impetus for independence and autonomy. The research also highlights the different opinions and suggestions of the respondents on inclusive policies for people with disabilities or with deafness. It is concluded that there is a pressing need for institucionalization of inclusive actions as well as for better information and disclosure within public policies about the actual conditions of 'sufficiency' and 'efficiency' of these people as a way of providing ethical and humanizing education. Key words: People with disabilities. People with deafness. Educators. Inclusion. Contexts.200 f. : il. , tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesPessoas com deficiênciaProfessores surdosProfessores - InclusãoEducaçãoDesafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdezinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ROSANA DE ALBUQUERQUE SA BRITO.pdfapplication/pdf980198https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/1/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf4d86d22ca9f5611206f3a9d362d30fa4MD51open accessTEXTR - T - ROSANA DE ALBUQUERQUE SA BRITO.pdf.txtExtracted Texttext/plain474826https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/2/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf.txt28fbc0de036a9df9b29ed7b035f6724eMD52open accessTHUMBNAILR - T - ROSANA DE ALBUQUERQUE SA BRITO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/3/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf.jpgdea51a2eb87aa78a772189f2d9f432bfMD53open access1884/357472020-08-06 11:35:24.578open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35747Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-06T14:35:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez |
title |
Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez |
spellingShingle |
Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez Brito, Rosana de Albuquerque Sá Teses Pessoas com deficiência Professores surdos Professores - Inclusão Educação |
title_short |
Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez |
title_full |
Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez |
title_fullStr |
Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez |
title_full_unstemmed |
Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez |
title_sort |
Desafios da inclusão : vivências de educadores com deficiência ou com surdez |
author |
Brito, Rosana de Albuquerque Sá |
author_facet |
Brito, Rosana de Albuquerque Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Bolsanello, Maria Augusta Cavallet, Valdo José Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Rosana de Albuquerque Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Pessoas com deficiência Professores surdos Professores - Inclusão Educação |
topic |
Teses Pessoas com deficiência Professores surdos Professores - Inclusão Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-06T14:35:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-06T14:35:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/35747 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/35747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
200 f. : il. , tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/1/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/2/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35747/3/R%20-%20T%20-%20ROSANA%20DE%20ALBUQUERQUE%20SA%20BRITO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d86d22ca9f5611206f3a9d362d30fa4 28fbc0de036a9df9b29ed7b035f6724e dea51a2eb87aa78a772189f2d9f432bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860808226897920 |