The definition of learning strategies in target language studies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halu, Regina Célia, 1963-
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/23259
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jose Erasmo Gruginski
id UFPR_627074f90fb06e441c89fb5258e284c9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/23259
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Halu, Regina Célia, 1963-Gruginski, José Erasmo, 1944-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-05-26T16:49:16Z2020-05-26T16:49:16Z1997https://hdl.handle.net/1884/23259Orientador: Prof. Dr. Jose Erasmo GruginskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 19/12/1997Inclui bibliografiaResumo: Este trabalho concentra-se sobre o uso do conceito de estratégias de aprendizagem na área de estudos sobre a aquisição de língua estrangeira/segunda língua (LE/L2). Seu objetivo é, primeiramente, apresentar uma revisão crítica de como as estratégias de aprendizagem têm sido apresentadas e definidas na literatura e analisar sua(s) característica(s) específica(s). Em segundo lugar, o trabalho verifica como o conceito é colocado dentro de modelos de aquisição de LE/L2. Embora o termo estratégias de aprendizagem de língua seja atualmente usado com freqüência, ainda é difícil definir o conceito. Na verdade, existem muitas definições gerais, seguidas de listas de possíveis características, mas poucas tentativas de oferecer uma base teórica sólida para o que se entende por estratégias de aprendizagem de língua. Normalmente, associa-se o conceito a estudos cognitivos da aquisição de LE/L2 e as características mais freqüentemente citadas para defini-las são a consciência e o objetivo de aprendizagem. O objetivo de aprendizagem no uso das estratégias de aprendizagem faz a distinção entre estas e as estratégias de comunicação, ainda que seja difícil mensurar a motivação de um aluno ao usar uma língua estrangeira e ainda que o uso de qualquer dos tipos de estratégias possa trazer resultados inesperados. A consciência no uso das estratégias aparece como a característica básica que as distinguem de todos os outros processos de aprendizagem. Analisando as tentativas feitas para explicar o papel das estratégias de aprendizagem de língua dentro de um modelo teórico de aquisição de língua, verificou-se que a maior dificuldade encontra-se justamente em lidar com o aspecto da consciência. Este aspecto também determina o tipo de metodologia de pesquisa que pode ser usado (a coleta de relatos verbais sobre os processos mentais do aluno) e o tipo de informação que pode ser obtido (informação sobre os processos que se encontram disponíveis para serem relatados verbalmente). Assim sendo, este trabalho levou à conclusão de que existem três aspectos chaves para a definição de estratégias de aprendizagem de língua: o aspecto da aprendizagem, o aspecto estratégico ou consciente e a disponibilidade para relatos verbais. Ele termina por sugerir que há necessidade de desenvolver futuras pesquisas sobre a relação entre o uso de diferentes tipos de relatos verbais e outros métodos de pesquisa e a delimitação do conjunto de processos conhecidos como estratégias de aprendizagem de língua.Abstract: This study focuses on the use of the concept learning strategy (LS) in the area of foreign/second language (FL/L2) studies. Its aim is firstly to present a critical review of how it has been presented and defined in the literature and to analyse its distinguishing characteristic(s); secondly, it discusses how the concept fits into theoretical models of FL/L2 learning. Although the term language learning strategy (LLS) is now frequently used, it is still difficult to define the concept. In fact, there are many general definitions, followed by lists of possible characteristics, but very few attempts to offer a solid theoretical basis for what is understood by language learning strategies. The concept is usually connected with the cognitive approach to FL/L2 learning and has consciousness and the learning purpose as its most frequently cited distinguishing characteristics. The learning purpose in the use of LSs differentiates them from communicative strategies, although it is difficult to measure a learner's motivation to use a foreign language and although the use of either kind of strategies may bring unexpected results. Consciousness in the use of LSs comes out as the basic characteristic that distinguishes them from other learning processes. By analysing the attempts made to explain the role of LLS in a theoretical language learning model, it was found that the main difficulty lies in dealing with this conscious aspect. This aspect also determines the kind of research methodology that can be used (the collection of verbal reports about the learners's mental processes) and the kind of data that can be obtained (information about those processes that are available for verbal reports). Thus, this study led to the conclusion that there are three key aspects for the definition of LLSs: the learning aspect, the strategic or conscious aspect and the availability for verbal report. It suggests that further research should be carried out concerning the relationship between the use of different kinds of verbal reports and other research methods and the delimitation of the set of processes known as language learning strategies.110f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAquisição da segunda linguagemLinguagem - Estudo e ensinoDissertações - LetrasLetrasThe definition of learning strategies in target language studiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALHALU_Regina_dissertacao1997.pdfapplication/pdf731866https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23259/1/HALU_Regina_dissertacao1997.pdf2eedcca85cecaff5676245bb87e19db5MD51open accessTEXTHALU_Regina_dissertacao1997.pdf.txtExtracted Texttext/plain234364https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23259/2/HALU_Regina_dissertacao1997.pdf.txt1b376f19756770ff935c138851768614MD52open accessTHUMBNAILHALU_Regina_dissertacao1997.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23259/3/HALU_Regina_dissertacao1997.pdf.jpga8f50669f3da076e37d5dac44df6b4c3MD53open access1884/232592020-05-26 13:49:17.072open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23259Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-26T16:49:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The definition of learning strategies in target language studies
title The definition of learning strategies in target language studies
spellingShingle The definition of learning strategies in target language studies
Halu, Regina Célia, 1963-
Aquisição da segunda linguagem
Linguagem - Estudo e ensino
Dissertações - Letras
Letras
title_short The definition of learning strategies in target language studies
title_full The definition of learning strategies in target language studies
title_fullStr The definition of learning strategies in target language studies
title_full_unstemmed The definition of learning strategies in target language studies
title_sort The definition of learning strategies in target language studies
author Halu, Regina Célia, 1963-
author_facet Halu, Regina Célia, 1963-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gruginski, José Erasmo, 1944-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Halu, Regina Célia, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da segunda linguagem
Linguagem - Estudo e ensino
Dissertações - Letras
Letras
topic Aquisição da segunda linguagem
Linguagem - Estudo e ensino
Dissertações - Letras
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Jose Erasmo Gruginski
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-26T16:49:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-26T16:49:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/23259
url https://hdl.handle.net/1884/23259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23259/1/HALU_Regina_dissertacao1997.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23259/2/HALU_Regina_dissertacao1997.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23259/3/HALU_Regina_dissertacao1997.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2eedcca85cecaff5676245bb87e19db5
1b376f19756770ff935c138851768614
a8f50669f3da076e37d5dac44df6b4c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860418476441600