O escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34421
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_8102ac0cfb6adb6946bfe3f852d151e2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34421
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rocha, MarcosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2020-08-06T13:29:05Z2020-08-06T13:29:05Z2013https://hdl.handle.net/1884/34421Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias GarciaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2013Inclui referênciasResumo: Foram investigadas as influências que as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCO - 2008) têm exercido sobre a prática pedagógica dos docentes que trabalham com a Disciplina de Ciências na rede pública do Estado do Paraná, a partir do que eles dizem sobre as relações entre o currículo escrito e o currículo praticado. Os participantes da investigação, professores de Ciências da Rede Pública do Estado do Paraná, foram organizados em dois grupos: o primeiro, composto por aqueles que atuam como técnicos pedagógicos nos Núcleos Regionais de Educação (NRE) e o segundo, por professores de Ciências que atuam na escola. As informações foram obtidas através de instrumentos respondidos pelos participantes por meio de formulário eletrônico, e analisadas com auxílio de software específico, tomando como referência os pressupostos da Análise de Conteúdo. Foram identificados elementos da prática docente do segundo grupo e estabelecidas relações com aspectos relevantes dessa prática relacionados aos pressupostos contidos na DCO de Ciências. As respostas dadas pelos dois grupos foram comparadas entre si e com os pressupostos das DCO de Ciências. Assim, foi possível estabelecer relação entre as opiniões dos técnicos pedagógicos e dos professores, ou seja, entre aqueles que estão mais próximos do prescrito pelas Diretrizes e aqueles que as interpretam e as praticam em sala de aula. Os resultados das análises, organizados com base no modelo de mudança curricular de Ivor F. Goodson, mostraram que a seleção de conteúdos de Ciências pelos professores participantes mantém a estrutura tradicional, prevista nos livros didáticos de Ciências mais usados e afasta-se da proposta das DCO - Ciências. Os resultados da investigação mostraram haver pouco contato das instâncias oficiais com os professores, seja em encontros de formação, seja em reuniões descentralizadas. Mostraram também que o currículo de Ciências praticado pouco se aproxima do currículo de Ciências escrito, para os anos finais do Ensino Fundamental.Abstract: This work investigated the influence exerted by the Curricular Guidelines of Basic Education for State Schools (DCO - 2008) on the pedagogical practice of teachers who work with the discipline of Sciences in the public school system in the State of Paraná. It was based on what teachers say about the relationships between the written curriculum and the practiced curriculum. The participants of the investigation were Sciences teachers of the public school system in the State of Paraná. They were organized in two groups for the research: the first one was composed by those who work as pedagogy technicians in the Regional Groups of Education (NRE), and the second was composed by Sciences teachers who work in the schools. The information was obtained through research tools answered by participants on an electronic-based form, analyzed with a specific software, taking the presuppositions of Content Analysis as a reference. The answers given by the two groups were compared to each other and to the presuppositions of the Sciences DCO. Therefore, it was possible to establish the relationship between the opinions of pedagogy technicians and teachers, meaning a comparison between those who are closer to what is prescribed by the Guidelines and those who interpret and apply them in the classroom. The analyses results, organized based on the curricular change model by Ivor F. Goodson, showed that the selection of Sciences contents by the participant teachers maintains the traditional structure, which is presented in the most used Sciences textbooks and is distant from the proposal of the DCO - Sciences. The investigation results showed little contact between the official instances and the teachers, made formation meetings or decentralized meetings. They also showed that the practiced Sciences curriculum differs from the written Sciences curriculum for Elementary School grades.202 f. : il., [algumas color.], grafs.,tab.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoCiencias - Estudo e ensinoPratica de ensinoCiência - CurriculosO escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARCOS ROCHA.pdfapplication/pdf7846122https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34421/1/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ROCHA.pdffa0a34aa86573878d56a3ad5c1b01addMD51open accessTEXTR - T - MARCOS ROCHA.pdf.txtExtracted Texttext/plain388888https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34421/2/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ROCHA.pdf.txt19a849abed6a943660be282d60233c54MD52open accessTHUMBNAILR - T - MARCOS ROCHA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34421/3/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ROCHA.pdf.jpga406b73a59c918ac83922feb1a2d541bMD53open access1884/344212020-08-06 10:29:05.719open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34421Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-06T13:29:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paraná
title O escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paraná
spellingShingle O escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paraná
Rocha, Marcos
Educação
Ciencias - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Ciência - Curriculos
title_short O escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paraná
title_full O escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paraná
title_fullStr O escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paraná
title_full_unstemmed O escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paraná
title_sort O escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paraná
author Rocha, Marcos
author_facet Rocha, Marcos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciencias - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Ciência - Curriculos
topic Educação
Ciencias - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Ciência - Curriculos
description Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-06T13:29:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-06T13:29:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34421
url https://hdl.handle.net/1884/34421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 202 f. : il., [algumas color.], grafs.,tab.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34421/1/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ROCHA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34421/2/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ROCHA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34421/3/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20ROCHA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa0a34aa86573878d56a3ad5c1b01add
19a849abed6a943660be282d60233c54
a406b73a59c918ac83922feb1a2d541b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898688300318720