Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54715 |
Resumo: | Orientadora : Prof. Dr. Ruth Bohunovsky |
id |
UFPR_8dca1e58ed42f50efe6387122806bb26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54715 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cuchereave, Fabrício CamposBohunovsky, RuthTschirner, ErwinUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2018-12-10T19:43:39Z2018-12-10T19:43:39Z2018https://hdl.handle.net/1884/54715Orientadora : Prof. Dr. Ruth BohunovskyCoorientador : Prof. Dr. Erwin TschirnerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 05/02/2018Inclui referênciasÁrea de concentração : Estudos LinguísticosResumo: A aquisição de vocabulário em língua estrangeira envolve diferentes aspectos do conhecimento lexical que permeiam a forma, o significado e o uso das palavras. Alunos avançados apresentam certas dificuldades no emprego de colocações da língua alvo, principalmente no que se refere a conceitos abstratos presentes em registros formais do discurso, como em temas político-sociais. O presente trabalho reúne tanto abordagens fraseológicas como estudos de frequência em fenômenos linguísticos para determinar, por um lado, o nível de composicionalidade ou idiomaticidade de unidades lexicais complexas, por outro, uma escolha de construções verbo-nominais relevantes para o ensino. A fraseologia comparada se insere nesse contexto como base de análise dos diferentes graus de dificuldade no aprendizado de colocações alemãs por falantes nativos do português. Uma discussão sobre frequência de uso, aprendizagem implícita - e suas limitações - bem como a importância da aprendizagem explícita embasa as sugestões didáticas deste estudo para o aprimoramento da competência lexical. Palavras-chave: Ensino de línguas estrangeiras; Vocabulário; Fraseodidática; Colocações; Alunos avançados.Abstract: Learning vocabulary in a second language involves several aspects of lexical knowledge that pervade the form, the meaning and the use of words. Advanced learners seem to struggle with collocations, especially when referring to abstract concepts that emerge from elevated language contexts, such as social political issues. This study combines both phraseological and frequency oriented approaches to determine the opacity or fixedness of multi-word units and the selection of relevant verb-noun pairs for didactic purposes. The Comparative Phraseology assumes a critical role in this regard, contributing for the analyses of different difficulty levels for native Portuguese speakers to acquire (new) German collocations. Frequency usage effects, incidental learning - and its limits - as well as the importance of explicit instruction are also discussed in order to support didactic strategies to improve learners' lexical competence. Keywords: Second language acquisition; Vocabulary; Phraseodidactic studies; Collocations; Advanced learners.85 + 31 p.application/pdfLetrasAquisição da segunda linguagem - Língua alemãKollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABRICIO CAMPOS CUCHEREAVE.pdfapplication/pdf3019464https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54715/1/R%20-%20D%20-%20FABRICIO%20CAMPOS%20CUCHEREAVE.pdf55a3ef06fb679a22c5d0ed0b1f21486bMD51open access1884/547152018-12-10 17:43:40.028open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54715Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-12-10T19:43:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2) |
title |
Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2) |
spellingShingle |
Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2) Cuchereave, Fabrício Campos Letras Aquisição da segunda linguagem - Língua alemã |
title_short |
Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2) |
title_full |
Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2) |
title_fullStr |
Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2) |
title_full_unstemmed |
Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2) |
title_sort |
Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2) |
author |
Cuchereave, Fabrício Campos |
author_facet |
Cuchereave, Fabrício Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Bohunovsky, Ruth Tschirner, Erwin Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cuchereave, Fabrício Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Aquisição da segunda linguagem - Língua alemã |
topic |
Letras Aquisição da segunda linguagem - Língua alemã |
description |
Orientadora : Prof. Dr. Ruth Bohunovsky |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-10T19:43:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-10T19:43:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54715 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
85 + 31 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54715/1/R%20-%20D%20-%20FABRICIO%20CAMPOS%20CUCHEREAVE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55a3ef06fb679a22c5d0ed0b1f21486b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898851887611904 |