Mirando no empregado e acertando no cliente : a orientação para o mercado interno e a qualidade dos serviços : uma abordagem empírica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Raquel Matilde
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28390
Resumo: Orientadora : Profª Drª Ana Maria Machado Toaldo
id UFPR_8eb14eb2a3d8dff6069e19bfe6630d5b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28390
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vieira, Raquel MatildeToaldo, Ana Maria Machado, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2022-06-21T18:28:08Z2022-06-21T18:28:08Z2012https://hdl.handle.net/1884/28390Orientadora : Profª Drª Ana Maria Machado ToaldoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 25/04/2012Inclui referênciasÁrea de concentração: Estratégia de marketing e comportamento do consumidorResumoResumo: O presente estudo aborda as estratégias de marketing voltadas para os empregados de uma organização e a percepção dos clientes quanto à qualidade dos serviços prestados. Seus objetivos são centrados na verificação empírica da relação entre a adoção da orientação para o mercado interno (OMI) e seu impacto na percepção da qualidade dos serviços, na satisfação e nas intenções comportamentais dos clientes, selecionando o contexto dos serviços em saúde, especificamente laboratórios clínicos, como objeto de estudo. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se um estudo de casos múltiplos com aplicação de técnicas qualitativas e quantitativas. A coleta de dados foi realizada através de quatro entrevistas com gestores, aplicação da escala de OMI proposta por Gounaris (2006) em 181 questionários preenchidos pelos empregados e aplicação da escala SERVQUAL adaptada ao segmento adicionando-se questões sobre satisfação e intenções comportamentais, a 160 clientes divididos entre os quatro laboratórios clínicos participantes. A confirmação de todas as hipóteses propostas indicam que a relação entre as estratégias da OMI e o desempenho externo da organização, antes mensuradas apenas por escalas auto-reportadas, foram validadas, pelo menos para os casos estudados nesta pesquisa. As ações desenvolvidas formalmente pelos laboratórios por três dos quatro laboratórios no que se refere aos três componentes da OMI (geração, disseminação e resposta à inteligência no ambiente interno) foram reconhecidas pelos seus funcionários e se refletiram em um retorno bastante positivo no desempenho de cada empresa avaliado pela ótica de seus clientes. Esta pesquisa vem colaborar para os estudos relacionados com o marketing interno, cuja investigação científica tem recebido pouca atenção, principalmente no Brasil. A aplicação dos conceitos e estratégias da Administração e, especificamente, do Marketing à área da saúde, onde existem poucos trabalhos sob essa ótica contribui para o melhor entendimento e análise das melhores práticas no setor. Os conhecimentos obtidos nesse estudo podem ser muito relevantes para prestadores de serviço onde se requerem altos níveis de contato pessoal e podem auxiliar na implementação de ações e programas de melhoria no ambiente interno para adequar seus serviços e melhor atender às expectativas, desejos e necessidades dos clientes.Abstract: This study examines the marketing strategies aimed at employees of an organization and the customers' perception about the services quality provided. Its goals is focused on empirical verification of the relationship between the adoption of internal market orientation (IMO) and its impact on the perception of service quality, satisfaction and behavioral intentions of customers in selecting the context of health services, specifically clinical laboratories as an object of study. A multiple case study with application of qualitative and quantitative techniques was used to achieve the proposed objectives. Data was collected through four interviews with managers, application of the scale of IMO proposed by Gounaris (2006) on 181 questionnaires completed by employees and SERVQUAL adapted to the segment by adding questions on satisfaction and behavioral intentions was applicated to 160 customers divided between the four participating clinical laboratories. The confirmation of all the hypotheses indicate that the relationship between the strategies of the IMO and the organization external performance, before measured only by self-reported scales, have been validated, at least for the cases studied in this research. The actions carried out formally by the laboratories of three of the four laboratories with regard to the three components of the IMO (internal market intelligence generation, internal intelligence dissemination and response to the internal intelligence) were recognized by their employees and were reflected in a very positive feedback on the performance of each company evaluated from the perspective of its customers. This research has been collaborating for studies related to internal marketing, which has received little research attention, especially in Brazil. The application of the concepts and strategies of management and, specifically, the Marketing to healthcare, where few jobs in this light, contributes to better understanding and analysis of best practices in the industry. The knowledge obtained in this study may be very relevant to service providers where they require high levels of personal contact and can assist in the implementation of actions and programs to improve the internal environment and to tailor services and better meet customers expectations, desires and needs.136f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalServiço ao clientePrestação de serviços - Controle de qualidadeTesesAdministraçãoEndomarketingMirando no empregado e acertando no cliente : a orientação para o mercado interno e a qualidade dos serviços : uma abordagem empíricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAQUEL MATILDE VIEIRA.pdfapplication/pdf3635257https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28390/1/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20MATILDE%20VIEIRA.pdf916a90b473ad8c196db5345f37eaa9cfMD51open accessTEXTR - D - RAQUEL MATILDE VIEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain268750https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28390/2/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20MATILDE%20VIEIRA.pdf.txt2840306a504c0ebdce4b3acd35a977a1MD52open accessTHUMBNAILR - D - RAQUEL MATILDE VIEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28390/3/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20MATILDE%20VIEIRA.pdf.jpgc63f8ef4399ffda1a85be5fa756277a4MD53open access1884/283902022-06-21 15:28:08.844open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28390Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-21T18:28:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mirando no empregado e acertando no cliente : a orientação para o mercado interno e a qualidade dos serviços : uma abordagem empírica
title Mirando no empregado e acertando no cliente : a orientação para o mercado interno e a qualidade dos serviços : uma abordagem empírica
spellingShingle Mirando no empregado e acertando no cliente : a orientação para o mercado interno e a qualidade dos serviços : uma abordagem empírica
Vieira, Raquel Matilde
Serviço ao cliente
Prestação de serviços - Controle de qualidade
Teses
Administração
Endomarketing
title_short Mirando no empregado e acertando no cliente : a orientação para o mercado interno e a qualidade dos serviços : uma abordagem empírica
title_full Mirando no empregado e acertando no cliente : a orientação para o mercado interno e a qualidade dos serviços : uma abordagem empírica
title_fullStr Mirando no empregado e acertando no cliente : a orientação para o mercado interno e a qualidade dos serviços : uma abordagem empírica
title_full_unstemmed Mirando no empregado e acertando no cliente : a orientação para o mercado interno e a qualidade dos serviços : uma abordagem empírica
title_sort Mirando no empregado e acertando no cliente : a orientação para o mercado interno e a qualidade dos serviços : uma abordagem empírica
author Vieira, Raquel Matilde
author_facet Vieira, Raquel Matilde
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Toaldo, Ana Maria Machado, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Raquel Matilde
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço ao cliente
Prestação de serviços - Controle de qualidade
Teses
Administração
Endomarketing
topic Serviço ao cliente
Prestação de serviços - Controle de qualidade
Teses
Administração
Endomarketing
description Orientadora : Profª Drª Ana Maria Machado Toaldo
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-21T18:28:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-21T18:28:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28390
url https://hdl.handle.net/1884/28390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 136f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28390/1/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20MATILDE%20VIEIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28390/2/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20MATILDE%20VIEIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28390/3/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20MATILDE%20VIEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 916a90b473ad8c196db5345f37eaa9cf
2840306a504c0ebdce4b3acd35a977a1
c63f8ef4399ffda1a85be5fa756277a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860562142887936