Políticas de acesso ao ensino superior para estudantes com deficiência no Chile e no Brasil (1990-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ansay, Noemi Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/43743
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta Moreira
id UFPR_92b9920413c6f9eef83ba1763086c4e7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43743
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ansay, Noemi NascimentoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoreira, Laura Ceretta2022-08-10T17:59:22Z2022-08-10T17:59:22Z2016https://hdl.handle.net/1884/43743Orientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta MoreiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/02/2016Inclui referências : f. 202-222Resumo: Chile e Brasil são países latino-americanos com trajetórias históricas, educacionais e políticas singulares. Ambos, no entanto, têm o desafio de garantir o acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior. Assim sendo, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar as políticas de acesso para estudantes com deficiência e sua implementação na Universidade de Talca (UTALCA), no Chile, e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Brasil, no período de 1990 a 2015. A pesquisa foi realizada a partir da metodologia da educação comparada, identificando diferenças e semelhanças, discutindo a atualidade e as perspectivas futuras para esses grupos de estudantes no ensino superior de ambos os países. Utilizamos as etapas descritas por Ferrer (2002): pré-descritiva, descritiva, interpretativa, da justaposição e comparativa. Para construção dos dados, além da pesquisa bibliográfica e documental, realizamos entrevistas semiestruturadas com 33 estudantes com deficiência e quatro gestores das duas universidades. Constatou-se, após a análise do contexto educacional, das políticas de financiamento e das políticas de acesso ao ensino superior no Chile e no Brasil que, apesar do aparato legal que garante os direitos educacionais das pessoas com deficiência, em todos os níveis e modalidades, e dos avanços no ingresso, a maioria delas está excluída deste nível de ensino. As razões são complexas e estão relacionadas a análises conjunturais e a um ideário neoliberal que de acordo com as leis do mercado, acentuando e reproduzindo as desigualdades sociais. Nesta perspectiva meritocrática e mercadológica, pessoas com deficiência representam "gastos não retornáveis"; assim, a resistência à opressão e à dominação se dá por meio da sociedade civil organizada e seus coletivos, que precisam participar ativamente na formulação e implementação das políticas públicas e institucionais. Em relação às instituições pesquisadas, comprova-se que no caso da Utalca, no Chile, ainda não há uma política institucional para o atendimento dos estudantes com deficiência, e a quantidade de bolsas de estudo direcionadas para este público é pequena. Na UFPR houve um avanço nas políticas institucionais e governamentais, que possibilitaram a esse alunado maior acesso. Observa-se, com relação ao processo de acesso que na Universidade de Talca os estudantes ainda têm enfrentado dificuldades no que se refere às barreiras arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e de adaptação das provas. Já na UFPR há relatos com relação ao caráter burocrático e da documentação exigida para se participar das bancas de verificação. Destaca-se, por fim, que a construção de uma universidade inclusiva exige a formulação de políticas públicas e institucionais e a participação de todos por meio de ações que defendam o direito dos estudantes com deficiência neste nível de ensino. Palavras-chave: Estudantes com deficiência; Ensino superior no Chile; Ensino superior no Brasil; Políticas de acessoAbstract: Chile and Brazil are Latin American countries each with singular historical trajectories, as well as educational and individual policies. Both, however, have the challenge to ensure access for people with disabilities to higher education. Therefore, the general objective of this research is to investigate access policies for students with disabilities and their implementation at the University of Talca (UTALCA), in Chile, and at the Federal University of Paraná (UFPR), in Brazil. The survey was conducted in the light of comparative studies, identifying differences and similarities, discussing the present and the future prospects for this group of students, attending higher education in both countries. We used the steps of Ferrer (2002): pre descriptive, descriptive, interpretative, of juxtaposition and comparative. Therefore for data construction, beyond the literature and documentary research, there were conducted semi-structured interviews with 33 students with disabilities and four coordinators of the two universities. It was found after analyzing the educational policy, in the context of funding and access policies for higher education in Chile and Brazil, that despite the legal apparatus that ensures the educational rights of people with disabilities at all levels and modalities, and the advances concerning to admission, most of them are excluded from this level of education. The reasons are complex and they are related, in both countries, with the historical lack of policies and public funding destined for this target audience, besides the increase of a neoliberal ideology and the imposition of the rules of the market, which stressed and reproduced social exclusion. People with disabilities represent "non-returnable expenditures" for this meritocratic and market based perspective; thus the resistance to oppression and domination is performed through organized civil society and their collective, therefore have the need to participate actively in formulation and implementation of public and institutional policies. In relation of the institutions surveyed proves, that in the case of UTALCA in Chile, still has no institutional policy for the care of students with disabilities and the amount of scholarships targeted to this audience is undersized. In UFPR there was a breakthrough in institutional policies and government, which enabled, these students, a larger entry into higher education. It is observed about the join process that in the University of Talca the students still find architectural, communicational, attitudinal barriers and in the exams adaptation. In the UFPR there are reports about the bureaucratic character and documentation required to participate in the examination. Finally, it can be highlighted, that the construction of an inclusive university requires the formulation of public and institutional policies and the participation of all parties, through means of actions that defend the right of students with deficiencies in this level of education. Keywords: Students with Disabilities; Higher Education in Chile; Higher Education in Brazil; Access Policies.246 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoDeficiência mental - EducaçãoEnsino superior - América do SulEnsino superior - Estudo e ensinoPolíticas de acesso ao ensino superior para estudantes com deficiência no Chile e no Brasil (1990-2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - NOEMI NASCIMENTO ANSAY.pdfapplication/pdf3370200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43743/1/R%20-%20T%20-%20NOEMI%20NASCIMENTO%20ANSAY.pdfc9b5a4543a389ffb599ed9eaf74c721aMD51open accessTEXTR - T - NOEMI NASCIMENTO ANSAY.pdf.txtExtracted Texttext/plain512791https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43743/2/R%20-%20T%20-%20NOEMI%20NASCIMENTO%20ANSAY.pdf.txt607f9d55d61d69fa8fc5188c09fdd306MD52open accessTHUMBNAILR - T - NOEMI NASCIMENTO ANSAY.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43743/3/R%20-%20T%20-%20NOEMI%20NASCIMENTO%20ANSAY.pdf.jpg5d69857b5ff221d2b3c5bebb07cc917fMD53open access1884/437432022-08-10 14:59:22.39open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43743Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-10T17:59:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas de acesso ao ensino superior para estudantes com deficiência no Chile e no Brasil (1990-2015)
title Políticas de acesso ao ensino superior para estudantes com deficiência no Chile e no Brasil (1990-2015)
spellingShingle Políticas de acesso ao ensino superior para estudantes com deficiência no Chile e no Brasil (1990-2015)
Ansay, Noemi Nascimento
Educação
Deficiência mental - Educação
Ensino superior - América do Sul
Ensino superior - Estudo e ensino
title_short Políticas de acesso ao ensino superior para estudantes com deficiência no Chile e no Brasil (1990-2015)
title_full Políticas de acesso ao ensino superior para estudantes com deficiência no Chile e no Brasil (1990-2015)
title_fullStr Políticas de acesso ao ensino superior para estudantes com deficiência no Chile e no Brasil (1990-2015)
title_full_unstemmed Políticas de acesso ao ensino superior para estudantes com deficiência no Chile e no Brasil (1990-2015)
title_sort Políticas de acesso ao ensino superior para estudantes com deficiência no Chile e no Brasil (1990-2015)
author Ansay, Noemi Nascimento
author_facet Ansay, Noemi Nascimento
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ansay, Noemi Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Laura Ceretta
contributor_str_mv Moreira, Laura Ceretta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Deficiência mental - Educação
Ensino superior - América do Sul
Ensino superior - Estudo e ensino
topic Educação
Deficiência mental - Educação
Ensino superior - América do Sul
Ensino superior - Estudo e ensino
description Orientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta Moreira
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-10T17:59:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-10T17:59:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/43743
url https://hdl.handle.net/1884/43743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 246 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43743/1/R%20-%20T%20-%20NOEMI%20NASCIMENTO%20ANSAY.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43743/2/R%20-%20T%20-%20NOEMI%20NASCIMENTO%20ANSAY.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43743/3/R%20-%20T%20-%20NOEMI%20NASCIMENTO%20ANSAY.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c9b5a4543a389ffb599ed9eaf74c721a
607f9d55d61d69fa8fc5188c09fdd306
5d69857b5ff221d2b3c5bebb07cc917f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860233156362240