Os enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Emanuelle Caroline de Souza Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/43813
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Gilberto de Castro
id UFPR_9fc158d765239ec41b7bbd6f578bd887
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43813
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Emanuelle Caroline de Souza PereiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCastro, Gilberto de2016-08-31T19:26:28Z2016-08-31T19:26:28Z2015http://hdl.handle.net/1884/43813Orientador: Prof. Dr. Gilberto de CastroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/09/2015Inclui referências : f. 118-121Resumo: O presente trabalho buscou analisar os discursos que incidem na formação do professor, fazendo-o que acolha de determinada forma as múltiplas linguagens nas práticas e/ou estratégias que desenvolve sobre leitura. Para isso, a concepção de linguagem assumida pelo trabalho defende que a linguagem é elemento fundamental na construção social e de constituição dos sujeitos, sendo assim, é por meio de suas mais variadas materializações: música, escultura, pintura, dança, fotografia, cinema, teatro, gestual, expressão corporal, entre outras, que se consegue abarcar as inúmeras possibilidades de significação existentes no mundo e na vida. Por conta disso, pretendeu-se verificar, por meio da análise de diferentes enunciados, como os discursos com os quais a educação dialoga e os discursos acadêmicos contribuíram e contribuem para a formação de professores. Assim, análises sobre períodos da história da leitura, da escolarização, e de produções acadêmicas voltadas ao assunto, também foram realizadas nesse trabalho. Além disso, analisou-se como os discursos ligados às modificações sociais acarretaram em mudanças nas práticas de linguagem e, por conta disso, compreender as características da televisão, da internet e de outros meios, mostrou-se importante para demonstrar a existência de uma hierarquia linguística assumida, com relevância pela escola, com a palavra escrita ocupando o topo. A fundamentação teórica que sustenta esse olhar sobre a linguagem, advém do Círculo de Bakthin que defende uma visão enunciativo-dialógica, onde o sujeito se constrói por meio da linguagem e das relações estabelecidas em seu meio e com o outro. Assim, os conceitos discutidos foram: sujeito dialógico, enunciado e gêneros do discurso. Com a pretensão de demonstrar o motivo da ausência de tal olhar, por meio da característica constituidora da formação de professores, o trabalho discutiu as características da cultura escolar e os elementos que contribuíram para que tal realidade pudesse ser enxergada em determinados espaços escolares. PALAVRAS-CHAVE: Múltiplas linguagens. Leitura. Enunciado. Escola. Círculo de Bakhtin.Abstrcat: Este estudio tuvo como objetivo analizar los discursos que se centran en la formación del profesorado, haciendo de él una cierta manera que abarque las múltiples lenguas en las prácticas y / o estrategias que se desarrolla en la lectura. Para ello, la concepción del lenguaje que asume el trabajo argumenta que el lenguaje es un elemento clave en la construcción social y la constitución de los sujetos, por lo que es a través de sus diversas realizaciones: la música, la escultura, la pintura, la danza, la fotografía, el cine, teatro, gestos, lenguaje corporal, entre otros, que puede abarcar las múltiples posibilidades existentes de significación en el mundo y en la vida. Debido a esto, el objetivo fue verificar, a través del análisis de los diferentes estados, como los discursos con los que los diálogos de educación y discursos académicos contribuyeron y contribuyen a la formación de profesores. De este modo, también se llevaron a cabo análisis de los períodos históricos de la lectura, la educación, y las producciones académicas centradas en el tema de este trabajo. Además, se examinó cómo los discursos vinculados a los cambios sociales dieron lugar a cambios en las prácticas del lenguaje, y por eso, entender las características de la televisión, Internet y otros medios, ha demostrado ser importante para demostrar la existencia de una jerarquía lingüística supone, con la relevancia de la escuela, con la palabra escrita que ocupa la parte superior. El marco teórico que apoya este punto de vista sobre el lenguaje, proviene del Círculo Bajtín que aboga por una visión declarativa dialógica, donde el sujeto se construye a través del lenguaje y de la relación que se establece en su entorno y con los demás. Por lo tanto, los conceptos discutidos fueron dialógica tema, enunciados y géneros de discurso. Con la intención de demostrar la razón de la ausencia de una mirada através de la función constituidora de la formación docente, el trabajo analiza las características de la cultura de la escuela y los elementos que han contribuido a esta realidad podría enxergada en ciertos espacios de la escuela. PALABRAS CLAVE: Múltiples lenguajes. Lectura. Enunciado. Escuela. Círculo Bajtín.121 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologia de aprendizagemLeitura - AprendizagemLeitura - EscolaOs enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EMANUELLE CAROLINE DE SOUZA PEREIRA COSTA.pdfapplication/pdf7581380https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43813/1/R%20-%20D%20-%20EMANUELLE%20CAROLINE%20DE%20SOUZA%20PEREIRA%20COSTA.pdf9afc2ab855b8efcadd4724d24f621a03MD51open accessTEXTR - D - EMANUELLE CAROLINE DE SOUZA PEREIRA COSTA.pdf.txtR - D - EMANUELLE CAROLINE DE SOUZA PEREIRA COSTA.pdf.txtExtracted Texttext/plain273397https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43813/2/R%20-%20D%20-%20EMANUELLE%20CAROLINE%20DE%20SOUZA%20PEREIRA%20COSTA.pdf.txt62ace7c9a9f60869364e379b0d55a7b1MD52open accessTHUMBNAILR - D - EMANUELLE CAROLINE DE SOUZA PEREIRA COSTA.pdf.jpgR - D - EMANUELLE CAROLINE DE SOUZA PEREIRA COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43813/3/R%20-%20D%20-%20EMANUELLE%20CAROLINE%20DE%20SOUZA%20PEREIRA%20COSTA.pdf.jpgb62a66c477f030f49c514d0acc912a7dMD53open access1884/438132016-09-01 03:02:49.914open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43813Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-09-01T06:02:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leitura
title Os enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leitura
spellingShingle Os enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leitura
Costa, Emanuelle Caroline de Souza Pereira
Psicologia de aprendizagem
Leitura - Aprendizagem
Leitura - Escola
title_short Os enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leitura
title_full Os enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leitura
title_fullStr Os enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leitura
title_full_unstemmed Os enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leitura
title_sort Os enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leitura
author Costa, Emanuelle Caroline de Souza Pereira
author_facet Costa, Emanuelle Caroline de Souza Pereira
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Emanuelle Caroline de Souza Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Gilberto de
contributor_str_mv Castro, Gilberto de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia de aprendizagem
Leitura - Aprendizagem
Leitura - Escola
topic Psicologia de aprendizagem
Leitura - Aprendizagem
Leitura - Escola
description Orientador: Prof. Dr. Gilberto de Castro
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T19:26:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-31T19:26:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/43813
url http://hdl.handle.net/1884/43813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43813/1/R%20-%20D%20-%20EMANUELLE%20CAROLINE%20DE%20SOUZA%20PEREIRA%20COSTA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43813/2/R%20-%20D%20-%20EMANUELLE%20CAROLINE%20DE%20SOUZA%20PEREIRA%20COSTA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43813/3/R%20-%20D%20-%20EMANUELLE%20CAROLINE%20DE%20SOUZA%20PEREIRA%20COSTA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9afc2ab855b8efcadd4724d24f621a03
62ace7c9a9f60869364e379b0d55a7b1
b62a66c477f030f49c514d0acc912a7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860312502108160