Referência e ferramenta : usos do livro didático pelo professor de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merissi, Laís Celis, 1991-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70102
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Simone Meucci
id UFPR_a8d60ec406bbbfb910396e70cd950850
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70102
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Merissi, Laís Celis, 1991-Meucci, Simone, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional2021-04-15T22:55:07Z2021-04-15T22:55:07Z2020https://hdl.handle.net/1884/70102Orientadora: Profa. Dra. Simone MeucciDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 09/09/2020Inclui referências: p. 79-82Resumo: O objetivo desta pesquisa é a investigação sobre os usos do livro didático de Sociologia nas escolas públicas por professoras e professores de diferentes estados do Brasil, matriculados no Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Testamos hipóteses que relacionam as formas de manuseio do livro às diferentes condições de trabalho, formação e acessibilidade de recursos. O principal método empregado foi a aplicação de um questionário virtual com trinta e oito (38) perguntas, respondido por setenta (70) docentes mestrandos do PROFSOCIO, provenientes de um universo total de duzentos e sessenta e quatro (264), licenciados e atuantes no ensino da Sociologia em escolas públicas de cinquenta (50) municípios do Brasil. A diversidade territorial do Programa possibilitou o alcance de dados que se referem a professores em busca de qualificação e que vivem realidades distintas. O tratamento dos dados segue indicando que o livro didático é a principal referência bibliográfica do docente, além de recurso que auxilia no planejamento de suas aulas. Os resultados deste trabalho permitem compreender melhor a importância do livro didático de Sociologia e sugerem a necessidade de produção e distribuição de materiais de apoio para professores, além da manutenção e incremento do Plano Nacional do Livro Didático. Palavras-chave: Livro Didático. Ensino de Sociologia. Prática Docente. Mestrado Profissional.Abstract: This research aims to investigate the uses of the Sociology textbook in the public schools by teachers from different states in Brazil, who are enrolled in the Professional Master of Sociology in the National Network Program (PROFSOCIO). Hypotheses relate the ways of using the book to different working conditions, training and accessibility of resources were tasted. The main method employed was the application of a virtual questionnaire with thirty-eight (38) questions, that was answered by seventy (70) teachers who are students of PROFSOCIO, from a total universe of two hundred and sixty four (264), and active in the teaching of Sociology in public schools from fifty (50) municipalities in Brazil. The Program's territorial diversity enables to reach different realities. The treatment of the data indicates that the teaching material is the main bibliographic reference of the teacher, in addition to a resource that help them to plan their classes. The results of this work allow us to understand the importance of the Sociology textbook and suggest the need of production and distribution of support materials for teachers, in addition to maintaining and increasing the National Textbook Plan. Key-words: Textbook. Sociology teaching. Teaching Practice. Professional Master's.97 p. : il. (algumas color.).application/pdfSociologia - Estudo e ensinoLivros didáticosMetodos de ensinoReferência e ferramenta : usos do livro didático pelo professor de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LAIS CELIS MERISSI.pdfapplication/pdf1661923https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70102/1/R%20-%20D%20-%20LAIS%20CELIS%20MERISSI.pdfdd5f6824616e3b699d2504237fd69b00MD51open access1884/701022021-04-15 19:55:07.666open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70102Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-15T22:55:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Referência e ferramenta : usos do livro didático pelo professor de sociologia
title Referência e ferramenta : usos do livro didático pelo professor de sociologia
spellingShingle Referência e ferramenta : usos do livro didático pelo professor de sociologia
Merissi, Laís Celis, 1991-
Sociologia - Estudo e ensino
Livros didáticos
Metodos de ensino
title_short Referência e ferramenta : usos do livro didático pelo professor de sociologia
title_full Referência e ferramenta : usos do livro didático pelo professor de sociologia
title_fullStr Referência e ferramenta : usos do livro didático pelo professor de sociologia
title_full_unstemmed Referência e ferramenta : usos do livro didático pelo professor de sociologia
title_sort Referência e ferramenta : usos do livro didático pelo professor de sociologia
author Merissi, Laís Celis, 1991-
author_facet Merissi, Laís Celis, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Meucci, Simone, 1970-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Merissi, Laís Celis, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia - Estudo e ensino
Livros didáticos
Metodos de ensino
topic Sociologia - Estudo e ensino
Livros didáticos
Metodos de ensino
description Orientadora: Profa. Dra. Simone Meucci
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-15T22:55:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-15T22:55:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70102
url https://hdl.handle.net/1884/70102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70102/1/R%20-%20D%20-%20LAIS%20CELIS%20MERISSI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd5f6824616e3b699d2504237fd69b00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860350012817408