Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/59012 |
Resumo: | Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar |
id |
UFPR_ac9368d2d5237d5ea578f48cb403a250 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59012 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994-Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras2019-02-18T13:56:02Z2019-02-18T13:56:02Z2018https://hdl.handle.net/1884/59012Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo CezarMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras LibrasResumo: Esta investigação tem por objetivo apresentar uma proposta curricular para aprendizes de Libras como segunda língua no ensino fundamental (6º-9º ano), bem como criar uma proposta de sequência didática com enfoque teórico bilíngue para surdos (9º ano), visto que no Brasil, a implantação da disciplina de Libras no ensino regular são movimentos isolados. Para tanto, optou pela pesquisa bibliográfica que foi dividida em dois momentos 1) Apresentação da proposta curricular - selecionamos os documentos oficiais sobre a Libras e materiais existentes sobre a temática e 2) Criação de uma sequência didática bilíngue (SDB) - levantamento de materiais sobre criação de sequências didáticas para o ensino com uso de gêneros textuais-visuais. Os resultados evidenciaram que as propostas curriculares encontradas tem como predomínio o uso de gêneros textuais, no entanto com baixo uso de gêneros textuais visuais. A partir desses resultados, adaptamos uma proposta curricular com os princípios dos estudos bilíngues que vê língua com uma prática social. O segundo momento contemplou a criação de uma SDB para o 9º ano com a temática Escrita de Sinais, uma vez que permite a rememoração de todos os conteúdos apresentados funcionando como um processo de revisão e aperfeiçoamento dos conteúdos. Concluímos que utilizar e criar SDB coloca o professor como protagonista do processo de ensino aprendizagem de línguas, além de promover uma flexibilidade na organização e na exposição dos conteúdos. Nesse sentido, tanto a proposta apresentada como a criação da SDB tem como finalidade tornar-se uma ferramenta de ensino disponível para os professores.35 f.application/pdf application/daisyDisponível em formato digitalLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - BrasilDiretrizes curriculares - EducaçãoEnsino fundamental - CurriculosProposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTrabalho de Conclusao de Curso - Rafaella Spena.pdfapplication/pdf684531https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59012/1/Trabalho%20de%20Conclusao%20de%20Curso%20-%20Rafaella%20Spena.pdf7c204ba4b94e44bfc09daaff91858a88MD51open accessResumo TCC - Rafaella Spena.mp4video/mp412683459https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59012/2/Resumo%20TCC%20-%20Rafaella%20Spena.mp45df9352f4ae551fd5464b06134320656MD52open access1884/590122019-02-18 10:56:02.224open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59012Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-02-18T13:56:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental |
title |
Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental |
spellingShingle |
Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994- LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil Diretrizes curriculares - Educação Ensino fundamental - Curriculos |
title_short |
Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental |
title_full |
Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental |
title_fullStr |
Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental |
title_sort |
Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental |
author |
Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994- |
author_facet |
Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil Diretrizes curriculares - Educação Ensino fundamental - Curriculos |
topic |
LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil Diretrizes curriculares - Educação Ensino fundamental - Curriculos |
description |
Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-18T13:56:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-18T13:56:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/59012 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/59012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
35 f. application/pdf application/daisy |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59012/1/Trabalho%20de%20Conclusao%20de%20Curso%20-%20Rafaella%20Spena.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59012/2/Resumo%20TCC%20-%20Rafaella%20Spena.mp4 |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c204ba4b94e44bfc09daaff91858a88 5df9352f4ae551fd5464b06134320656 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898722607628288 |