Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59012
Resumo: Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar
id UFPR_ac9368d2d5237d5ea578f48cb403a250
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59012
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994-Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras2019-02-18T13:56:02Z2019-02-18T13:56:02Z2018https://hdl.handle.net/1884/59012Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo CezarMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras LibrasResumo: Esta investigação tem por objetivo apresentar uma proposta curricular para aprendizes de Libras como segunda língua no ensino fundamental (6º-9º ano), bem como criar uma proposta de sequência didática com enfoque teórico bilíngue para surdos (9º ano), visto que no Brasil, a implantação da disciplina de Libras no ensino regular são movimentos isolados. Para tanto, optou pela pesquisa bibliográfica que foi dividida em dois momentos 1) Apresentação da proposta curricular - selecionamos os documentos oficiais sobre a Libras e materiais existentes sobre a temática e 2) Criação de uma sequência didática bilíngue (SDB) - levantamento de materiais sobre criação de sequências didáticas para o ensino com uso de gêneros textuais-visuais. Os resultados evidenciaram que as propostas curriculares encontradas tem como predomínio o uso de gêneros textuais, no entanto com baixo uso de gêneros textuais visuais. A partir desses resultados, adaptamos uma proposta curricular com os princípios dos estudos bilíngues que vê língua com uma prática social. O segundo momento contemplou a criação de uma SDB para o 9º ano com a temática Escrita de Sinais, uma vez que permite a rememoração de todos os conteúdos apresentados funcionando como um processo de revisão e aperfeiçoamento dos conteúdos. Concluímos que utilizar e criar SDB coloca o professor como protagonista do processo de ensino aprendizagem de línguas, além de promover uma flexibilidade na organização e na exposição dos conteúdos. Nesse sentido, tanto a proposta apresentada como a criação da SDB tem como finalidade tornar-se uma ferramenta de ensino disponível para os professores.35 f.application/pdf application/daisyDisponível em formato digitalLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - BrasilDiretrizes curriculares - EducaçãoEnsino fundamental - CurriculosProposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTrabalho de Conclusao de Curso - Rafaella Spena.pdfapplication/pdf684531https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59012/1/Trabalho%20de%20Conclusao%20de%20Curso%20-%20Rafaella%20Spena.pdf7c204ba4b94e44bfc09daaff91858a88MD51open accessResumo TCC - Rafaella Spena.mp4video/mp412683459https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59012/2/Resumo%20TCC%20-%20Rafaella%20Spena.mp45df9352f4ae551fd5464b06134320656MD52open access1884/590122019-02-18 10:56:02.224open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59012Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-02-18T13:56:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental
title Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental
spellingShingle Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental
Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994-
LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)
Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil
Diretrizes curriculares - Educação
Ensino fundamental - Curriculos
title_short Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental
title_full Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental
title_fullStr Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental
title_full_unstemmed Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental
title_sort Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental
author Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994-
author_facet Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras
dc.contributor.author.fl_str_mv Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)
Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil
Diretrizes curriculares - Educação
Ensino fundamental - Curriculos
topic LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)
Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil
Diretrizes curriculares - Educação
Ensino fundamental - Curriculos
description Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-18T13:56:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-18T13:56:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59012
url https://hdl.handle.net/1884/59012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 f.
application/pdf application/daisy
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59012/1/Trabalho%20de%20Conclusao%20de%20Curso%20-%20Rafaella%20Spena.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59012/2/Resumo%20TCC%20-%20Rafaella%20Spena.mp4
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c204ba4b94e44bfc09daaff91858a88
5df9352f4ae551fd5464b06134320656
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860380360704000