Estudantes com Transtorno do Espectro Autista no contexto da rede estadual de ensino do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Shirley Aparecida dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/82753
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta Moreira
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoreira, Laura CerettaSantos, Shirley Aparecida dos2023-05-31T18:40:48Z2023-05-31T18:40:48Z2022https://hdl.handle.net/1884/82753Orientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta MoreiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 02/09/2022Inclui referências: p. 180-187Resumo: Este estudo objetivou analisar se a política de inclusão escolar, com a oferta do atendimento educacional especializado contribui para a participação e aprendizagem do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e propicia a ação colaborativa entre os professores dos componentes curriculares e professores especialistas. O percurso teórico-metodológico utilizado na pesquisa foi a Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) e, para isso, os dados foram coletados por meio de questionários e análise documental, com a participação de 300 professores de escolas da rede pública estadual, com matrícula de estudantes com TEA, em 5 municípios do Estado do Paraná, com vistas a triangulação dos resultados do estudo de 3 contextos. O primeiro estudo, do Contexto de Influência, envolveu a descrição e análise das influências internacionais no contexto brasileiro, a partir de conferências mundiais dos organismos multilaterais, bem como, descrição e análise de âmbito local alicerçada em publicações oficiais da rede estadual de ensino. No segundo estudo, do Contexto de Produção de Texto, verificou-se publicações oficiais dos âmbitos nacional e estadual. No terceiro estudo, do Contexto da Prática, a análise foi por meio da materialização do texto político, reinterpretado pelos professores em suas diferentes formas de atuação, a partir de interpretações próprias acerca de textos oficiais legais e oficiais da esfera estadual paranaense. Sobre a análise do Contexto de Influência se sobressai a atuação do panorama internacional nas políticas públicas de inclusão escolar na esfera federal e estadual. Os resultados indicam que no Paraná a oferta da Educação Especial se dá em dois lócus: nas escolas da rede pública estadual de ensino e nas Escolas de Educação Básica - na modalidade da Educação Especial, com uma ampla parceria do Poder Público subsidiando essas instituições especializadas, cuja atividade continua a se ampliar a despeito da política de inclusão escolar. Com relação ao Contexto de Produção de Texto constata-se que o Paraná segue a regra geral da política nacional, entretanto a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na rede pública estadual de ensino, difere da organização posta na política nacional, indicando interpretações particulares propagadas por meio de Deliberações, Resoluções e Orientações Pedagógicas para a modalidade de Educação Especial, como por exemplo, a oferta do Professor de Apoio Educacional Especializado aos estudantes com TEA, se constituindo como AEE no turno da escolarização. No Contexto da Prática as dimensões contextuais analisadas evidenciaram, como principais desafios: a efetivação do trabalho colaborativo entre o professor do ensino comum e o professor especialista; a organização do trabalho pedagógico e, ainda a vulnerabilidade do AEE. Espera-se, a partir da compreensão que o processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação especial é de reponsabilidade de todos os professores que ministram suas aulas no ensino comum, que a avaliação da política de inclusão escolar possa obter melhores índices com base em ações planejadas pelos professores dos componentes curriculares e professores especialistas, supervisionadas pela equipe pedagógica e coordenadas pela equipe gestora.Abstract: This study aims to analyze whether the provision of specialized educational services as an inclusion policy contributes to the participation and learning of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and encourages collaboration between teachers of curricular components and specialist teachers. The theoretical-methodological route used in the research was the Policy Cycle Approach (PCA). Data were collected through questionnaires and document analysis, with the participation of three hundred teachers from state public schools, with enrollment of students with ASD, in 5 Parana State cities, with the aim to triangle data obtained from the study of three contexts. The first study, Context of Influence, involved the description and analysis of international influences in the Brazilian context, from world conferences of multilateral organizations, as well as description and analysis of the local scope based on official publications of the state education department. In the second study, from the Context of Policy Text Production, official publications at the national and state levels were assayed. In the third study, the Context of Practice, the analysis was carried out through the materialization of the political text, reinterpreted by the teachers in their diverse ways of acting, based on their own interpretations of official legal and texts in the state of Paraná. Regarding the analysis of the Context of Influence, the role of the international scene in public policies for school inclusion at the federal and state levels is notorious. The results indicate that in Paraná the offer of Special Education occurs in two loci: in the schools of the state public education network and in the Special Education Schools, with a wide partnership of the Public Power that subsidizes these specialized institutions, whose activities continue to expand despite the inclusion policy. Regarding the Context of Policy Text Production, it appears that Paraná follows the general rule of national policy, however the offer of Specialized Educational Support, in the state public education network, differs from the organization of the national policy, indicating interpretations propagated through Deliberations, Resolutions and Pedagogical Guidelines for the Special Education modality, such as, for example, the offer of the Specialized Educational Support Teacher to students with ASD, constituting themselves as an specialized support in the schooling shift, and there is no prerogative in the national legislation, which determines this offer. In the Context of Practice, from an intentional sample of significant convenience, as it involved state public schools, with enrollment of students with ASD, from five municipalities, the contextual dimensions analyzed showed, as main challenges: the effectiveness of collaborative work between the regular education teacher and the specialist teacher; the organization of pedagogical work and the vulnerability of the specialized education support. It is expected, that understanding the teaching and learning process of special education students as the responsibility of all teachers who teach their classes in diverse curriculum components of common education, that the evaluation of the state school inclusion policy can obtain better indexes based on actions planned by the teachers of the curricular components and special education teachers, supervised by the pedagogical department, and coordinated by the school principal team.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação especialInclusão escolarTranstornos do espectro autistaEducaçãoEstudantes com Transtorno do Espectro Autista no contexto da rede estadual de ensino do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SHIRLEY APARECIDA DOS SANTOS BORTOLOTTO.pdfapplication/pdf7223280https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82753/1/R%20-%20T%20-%20SHIRLEY%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS%20BORTOLOTTO.pdf5084df9adad5791eef4634f9b2c65ee3MD51open access1884/827532023-05-31 15:40:48.499open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82753Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-31T18:40:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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