Políticas educacionais para estudantes com altas habilidades/superdotação : um estudo sobre a transversalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martelli, Ana Carolina Cyrino Pessoa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47377
Resumo: Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreira
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spelling Martelli, Ana Carolina Cyrino PessoaMoreira, Laura CerettaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-29T12:07:15Z2020-10-29T12:07:15Z2017https://hdl.handle.net/1884/47377Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta MoreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/02/2017Inclui referências : f. 141-147Resumo: Esta pesquisa dispõe sobre a transversalidade/continuidade das políticas públicas destinadas aos estudantes que possuem altas habilidades/superdotação. O objetivo principal foi o de identificar se o fluxo das políticas inclusivas destinadas a este alunado é contínuo e automático nas diferentes etapas/níveis de ensino, ou se há interrupção no atendimento das necessidades educacionais especializadas destes estudantes. Para o estudo, foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, com enfoque na pesquisa documental e na análise descritiva analítica de entrevistas. Foram investigados os documentos referentes às políticas públicas dos níveis municipal de Curitiba, estadual do Paraná e nacional. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com catorze sujeitos de pesquisa, distribuídos entre estudantes da Universidade Federal do Paraná que possuem altas habilidades/superdotação e professores do município de Curitiba e do estado do Paraná que atuam com atendimento a estudantes superdotados. Os dados de pesquisa apontaram uma ruptura da continuidade da oferta de atendimento especializado destinado a estes estudantes. Foi constatado, ademais, um grande engajamento dos profissionais que atuam na área nas diferentes etapas/níveis de ensino, em especial quanto à sua formação continuada e à troca de informações e de experiências.Abstract: This research deals with the transversality / continuity of public policies aimed to students who have high abilities / giftedness. The main objective was to identify if the flow of inclusive policies for this student is continuous and automatic in the different stages of education or if there is a disruption in the attendance of the specialized educational needs of these students. For the study, a qualitative methodological approach was used, focusing on documentary research and analytical descriptive analysis of interviews. The documents related to the public policies of Curitiba, state of Paraná and national level were investigated. We also conducted semi-structured interviews with fourteen research subjects, distributed among students from the Federal University of Paraná who have high abilities / giftedness and teachers from the city of Curitiba and the state of Paraná who work with attendance for gifted students. The research data pointed to a rupture in the continuity of the offer of specialized attendance for these students. It was also observed a great commitment of the professionals who work in the area in the different stages / levels of education, in particular as to their continuing education and the exchange of information and experiences.160 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoPlanejamento político - EducaçãoSuperdotados - EducaçãoPolíticas educacionais para estudantes com altas habilidades/superdotação : um estudo sobre a transversalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CAROLINA CYRINO PESSOA MARTELLI.pdfapplication/pdf1792920https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47377/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20CYRINO%20PESSOA%20MARTELLI.pdfc0935ed7ff1cdc49dc7004fdf2f15bdcMD51open access1884/473772020-10-29 09:07:15.265open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47377Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-29T12:07:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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