Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55603 |
Resumo: | Orientadora : Jandicleide Lopes |
id |
UFPR_c91c877f12ead166f55f9b09f5b7476e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55603 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Matozo, Maria Lúcia FigueiredoLopes, Jandicleide EvangelistaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-09T18:49:15Z2020-01-09T18:49:15Z2016https://hdl.handle.net/1884/55603Orientadora : Jandicleide LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente trabalho aborda o histórico da síndrome de asperger que é uma variante do autismo, bem como um breve histórico sobre o autismo e a síndrome de asperger. Mostrando a necessidade da inclusão nas esco las e universidades, onde os professores e toda a equipe diretiva deve estar preparado para atender alunos com deficiência, atualizando-se constantemente. A família precisa estar apoiando o trabalho da escola inclusiva em todas as suas propostas que venham para aprimorar o ensino do aluno com deficiência, quando houver necessidade de acompanhamento com equipe multidisciplinar e a escola não oferecer esses recursos, é obrigação da família fazê-lo da melhor forma possível. Pensando na inclusão não podemos deixar de lado os aspectos biológicos e comportamentais para segundo plano, é preciso ter um olhar para esse aluno que se desenvolve no seu modo de pensar e agir. Para ele conquistar a sua posição no ensino superior deve-se preparar o aluno para participar do vestibular que atenda todas as suas especificidades e posteriormente a sua vida acadêmica, com professores preparados para inclusão nas universidades. Assim o aluno com síndrome de asperger poderá participar do vestibular com sucesso.13 p.application/pdfAsperger, Síndrome deEducação inclusivaSíndrome de Asperger e sua participação no vestibularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIA LUCIA FIGUEIREDO MATOZO.pdfapplication/pdf359335https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55603/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20LUCIA%20FIGUEIREDO%20MATOZO.pdff7505f309b1e192ed79e1b6522f57886MD51open access1884/556032020-01-09 15:49:15.664open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55603Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-09T18:49:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular |
title |
Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular |
spellingShingle |
Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular Matozo, Maria Lúcia Figueiredo Asperger, Síndrome de Educação inclusiva |
title_short |
Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular |
title_full |
Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular |
title_fullStr |
Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular |
title_full_unstemmed |
Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular |
title_sort |
Síndrome de Asperger e sua participação no vestibular |
author |
Matozo, Maria Lúcia Figueiredo |
author_facet |
Matozo, Maria Lúcia Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lopes, Jandicleide Evangelista Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matozo, Maria Lúcia Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Asperger, Síndrome de Educação inclusiva |
topic |
Asperger, Síndrome de Educação inclusiva |
description |
Orientadora : Jandicleide Lopes |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-09T18:49:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-09T18:49:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/55603 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/55603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
13 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55603/1/R%20-%20E%20-%20MARIA%20LUCIA%20FIGUEIREDO%20MATOZO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7505f309b1e192ed79e1b6522f57886 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898900705116160 |