O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biasi, Simoni Vilant de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30429
Resumo: Orientadora: Profª Drª Rose Meri Trojan
id UFPR_d1fd4b20fd61b7ea5beec8457ba03ef0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30429
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Biasi, Simoni Vilant deTrojan, Rose Meri, 1951-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-18T12:55:52Z2020-09-18T12:55:52Z2009https://hdl.handle.net/1884/30429Orientadora: Profª Drª Rose Meri TrojanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2009Bibliografia: fls. 120-125Resumo: Esta pesquisa toma como ponto de partida que há necessidade de educação de qualidade para todos, como condição de formação humana, e que esta se dá por meio da transmissão dos conhecimentos e dos elementos culturais considerados básicos para a vida social. Para identificar fatores relacionados aos docentes que apresentam impacto no atendimento dessa necessidade, realiza-se aqui uma análise das relações que se estabelecem entre as condições de formação e de trabalho dos professores de 8.ª série da escola pública do Paraná com a proficiência estudantil. Assim, esta investigação lança um olhar sobre as condições docentes e analisa como estas se constituem em peças importantes na construção da qualidade de ensino. Para a análise dessas relações foram utilizadas as informações apresentadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2003. A pesquisa aponta a necessidade de políticas públicas de formação e de trabalho para os docentes como condição prioritária para a realização da qualidade do ensino.Abstract: This research supposes that qualified education for everybody is a necessary condition for human formation, and that it is reached by means of transmission of cultural elements considered basic for social life. In order to identify the factors related to teachers, which could contribute to satisfy that condition, we examine here how the conditions of formation and of work of teachers of 8th stage in public schools of Paraná are related to proficiency of students. So, this investigation is concerned about the conditions of teaching and examines their importance for the construction of quality of teaching. The analysis is based on informations presented by National System of Evaluating Basic Education (SAEB) 2003, and shows that public policies of formation and of work for teachers are the most important condition for quality of teaching.138 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEnsino - QualidadeFormação de professoresAvaliação educacionalEducação - Aspectos políticosReforma do ensinoEducaçãoO professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIMONI VILANT DE BIASI.pdfapplication/pdf1013732https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/1/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdff60698b1e973b360b98b7141166f6ff9MD51open accessTEXTR - D - SIMONI VILANT DE BIASI.pdf.txtExtracted Texttext/plain273972https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/2/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdf.txt4eed89ea3aa51e6337a62465c8cdb3feMD52open accessTHUMBNAILR - D - SIMONI VILANT DE BIASI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/3/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdf.jpg1b19872411b8518a98159a6914cbcf5eMD53open access1884/304292020-09-18 09:55:52.248open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30429Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-18T12:55:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná
title O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná
spellingShingle O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná
Biasi, Simoni Vilant de
Dissertações - Educação
Ensino - Qualidade
Formação de professores
Avaliação educacional
Educação - Aspectos políticos
Reforma do ensino
Educação
title_short O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná
title_full O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná
title_fullStr O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná
title_full_unstemmed O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná
title_sort O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná
author Biasi, Simoni Vilant de
author_facet Biasi, Simoni Vilant de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Trojan, Rose Meri, 1951-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Biasi, Simoni Vilant de
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Ensino - Qualidade
Formação de professores
Avaliação educacional
Educação - Aspectos políticos
Reforma do ensino
Educação
topic Dissertações - Educação
Ensino - Qualidade
Formação de professores
Avaliação educacional
Educação - Aspectos políticos
Reforma do ensino
Educação
description Orientadora: Profª Drª Rose Meri Trojan
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-18T12:55:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-18T12:55:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/30429
url https://hdl.handle.net/1884/30429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/1/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/2/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/3/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f60698b1e973b360b98b7141166f6ff9
4eed89ea3aa51e6337a62465c8cdb3fe
1b19872411b8518a98159a6914cbcf5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860360822587392