O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/30429 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Rose Meri Trojan |
id |
UFPR_d1fd4b20fd61b7ea5beec8457ba03ef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30429 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Biasi, Simoni Vilant deTrojan, Rose Meri, 1951-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-18T12:55:52Z2020-09-18T12:55:52Z2009https://hdl.handle.net/1884/30429Orientadora: Profª Drª Rose Meri TrojanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2009Bibliografia: fls. 120-125Resumo: Esta pesquisa toma como ponto de partida que há necessidade de educação de qualidade para todos, como condição de formação humana, e que esta se dá por meio da transmissão dos conhecimentos e dos elementos culturais considerados básicos para a vida social. Para identificar fatores relacionados aos docentes que apresentam impacto no atendimento dessa necessidade, realiza-se aqui uma análise das relações que se estabelecem entre as condições de formação e de trabalho dos professores de 8.ª série da escola pública do Paraná com a proficiência estudantil. Assim, esta investigação lança um olhar sobre as condições docentes e analisa como estas se constituem em peças importantes na construção da qualidade de ensino. Para a análise dessas relações foram utilizadas as informações apresentadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2003. A pesquisa aponta a necessidade de políticas públicas de formação e de trabalho para os docentes como condição prioritária para a realização da qualidade do ensino.Abstract: This research supposes that qualified education for everybody is a necessary condition for human formation, and that it is reached by means of transmission of cultural elements considered basic for social life. In order to identify the factors related to teachers, which could contribute to satisfy that condition, we examine here how the conditions of formation and of work of teachers of 8th stage in public schools of Paraná are related to proficiency of students. So, this investigation is concerned about the conditions of teaching and examines their importance for the construction of quality of teaching. The analysis is based on informations presented by National System of Evaluating Basic Education (SAEB) 2003, and shows that public policies of formation and of work for teachers are the most important condition for quality of teaching.138 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEnsino - QualidadeFormação de professoresAvaliação educacionalEducação - Aspectos políticosReforma do ensinoEducaçãoO professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIMONI VILANT DE BIASI.pdfapplication/pdf1013732https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/1/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdff60698b1e973b360b98b7141166f6ff9MD51open accessTEXTR - D - SIMONI VILANT DE BIASI.pdf.txtExtracted Texttext/plain273972https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/2/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdf.txt4eed89ea3aa51e6337a62465c8cdb3feMD52open accessTHUMBNAILR - D - SIMONI VILANT DE BIASI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/3/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdf.jpg1b19872411b8518a98159a6914cbcf5eMD53open access1884/304292020-09-18 09:55:52.248open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30429Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-18T12:55:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná |
title |
O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná |
spellingShingle |
O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná Biasi, Simoni Vilant de Dissertações - Educação Ensino - Qualidade Formação de professores Avaliação educacional Educação - Aspectos políticos Reforma do ensino Educação |
title_short |
O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná |
title_full |
O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná |
title_fullStr |
O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná |
title_full_unstemmed |
O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná |
title_sort |
O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná |
author |
Biasi, Simoni Vilant de |
author_facet |
Biasi, Simoni Vilant de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Trojan, Rose Meri, 1951- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biasi, Simoni Vilant de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Ensino - Qualidade Formação de professores Avaliação educacional Educação - Aspectos políticos Reforma do ensino Educação |
topic |
Dissertações - Educação Ensino - Qualidade Formação de professores Avaliação educacional Educação - Aspectos políticos Reforma do ensino Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Rose Meri Trojan |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-18T12:55:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-18T12:55:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/30429 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/30429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
138 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/1/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/2/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30429/3/R%20-%20D%20-%20SIMONI%20VILANT%20DE%20BIASI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f60698b1e973b360b98b7141166f6ff9 4eed89ea3aa51e6337a62465c8cdb3fe 1b19872411b8518a98159a6914cbcf5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860360822587392 |