Inglês como língua franca e a produção de atividades didáticas para o ensino fundamental na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Glaucia, 1983-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77537
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
id UFPR_d5dfd41f23a778be45f04148ca7926dc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77537
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vargas, Glaucia, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasJordão, Clarissa Menezes, 1963-2022-08-04T17:56:44Z2022-08-04T17:56:44Z2022https://hdl.handle.net/1884/77537Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/05/2022Inclui referências: p. 83-86Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Este estudo objetivou investigar como o conceito de inglês como língua franca (ILF) feito no Brasil (DUBOC, 2019) se reflete no ensino-aprendizagem do ensino básico da rede pública, em especial na elaboração de atividades didáticas a partir dessa visão, trazendo essa discussão e problematização para o ambiente escolar. Afinal, em 2017, foi lançado o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, com relação à língua inglesa, incluiu a noção de língua franca, o que nos permitiu trabalhar com o inglês nessa perspectiva. As atividades foram elaboradas a partir de quatro características importantes de ILF, sendo elas: concepção de linguagem (BAKHTIN, 2006; ROCHA; MACIEL, 2015; DUBOC, 2021); o construto falante-nativo (PENNYCOOK; MAKONI, 2007; SOUSA SANTOS, 2018; HOLLIDAY, 2006; DINIZ DE FIGUEIREDO, 2018; JORDÃO, 2014); estratégias de negociação (SIQUEIRA; MATOS,2019; GUILHERME, 2002; CANAGARAJAH, 2013) e glocalização (GUILHERME; SOUZA, 2019, SANTOS, 2002a; SANTOS, 2007, FERRAZ, 2019). A presente pesquisa se propôs a fazer uma reflexão junto aos professores, ouvindo suas opiniões, sugestões e posicionamentos sobre ILF, BNCC, ensino de línguas, expectativas para utilização e seleção de materiais didáticos e das atividades elaboradas para este estudo. Após análise de suas opiniões e sugestões de alteração, as atividades foram editadas com o intuito de aperfeiçoálas para uso com os estudantes na escola. Através das reflexões feitas nesse estudo, percebe-se como a valorização do saber do estudante, das formas locais de se comunicar e da sua identidade como falante estão presentes nas aulas, fazendo com que caminhemos na direção de desenvolver cada vez mais nos alunos a autoestima, a necessidade de desinvisibilizar as suas vozes e culturas, independentemente da língua nomeada que privilegiamos.Abstract: This study proposes an investigation of the concept of English as a Lingua franca (ELF) as conceptualized in Brazil (DUBOC, 2019) and how it reflects on teaching and learning English in Elementary Public schools, focusing on elaborating teaching activities based on this perspective, to bring these discussions to the school environment. At last, in 2017, an official document from the government (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) was released, in which the concept of ELF was included. Therefore, now this perspective can be dealt with in classes. Our activities were prepared based on four important ELF characteristics, such as language concept (BAKHTIN, 2006; ROCHA; MACIEL, 2015; DUBOC, 2021); native speaker construct (PENNYCOOK; MAKONI, 2007; SOUSA SANTOS, 2018; HOLLIDAY, 2006; DINIZ DE FIGUEIREDO, 2018; JORDÃO, 2014); negotiation strategies (SIQUEIRA; MATOS,2019; GUILHERME, 2002; CANAGARAJAH, 2013), and glocalization (GUILHERME; SOUZA, 2019, SANTOS, 2002a; SANTOS, 2007, FERRAZ, 2019). This study intended to reflect along with those who participated, also English teachers, listening to their opinions, reflections and suggestions about ELF, BNCC, English teaching, expectations in relation to teaching materials and the activities made for this study. After analyzing their opinions and suggestions, the activities were edited in order to be improved for their future use with the students at schools. Through the reflections conducted in this study, it is noticeable how reinforcing students' knowledge, local forms of communication, local culture and identity as a speaker are present aspects in the classroom, which lead us towards developing our students' self-esteem even further, making their culture and voices visible, no matter what named language is privileged.1 recurso online : PDF.application/pdfEscolas publicasMaterial didáticoLetrasInglês como língua franca e a produção de atividades didáticas para o ensino fundamental na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GLAUCIA VARGAS SANCHEZ.pdfapplication/pdf10714253https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77537/1/R%20-%20D%20-%20GLAUCIA%20VARGAS%20SANCHEZ.pdf64831fb40010797cf6d980e802613ceeMD51open access1884/775372022-08-04 14:56:44.703open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77537Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-04T17:56:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inglês como língua franca e a produção de atividades didáticas para o ensino fundamental na escola pública
title Inglês como língua franca e a produção de atividades didáticas para o ensino fundamental na escola pública
spellingShingle Inglês como língua franca e a produção de atividades didáticas para o ensino fundamental na escola pública
Vargas, Glaucia, 1983-
Escolas publicas
Material didático
Letras
title_short Inglês como língua franca e a produção de atividades didáticas para o ensino fundamental na escola pública
title_full Inglês como língua franca e a produção de atividades didáticas para o ensino fundamental na escola pública
title_fullStr Inglês como língua franca e a produção de atividades didáticas para o ensino fundamental na escola pública
title_full_unstemmed Inglês como língua franca e a produção de atividades didáticas para o ensino fundamental na escola pública
title_sort Inglês como língua franca e a produção de atividades didáticas para o ensino fundamental na escola pública
author Vargas, Glaucia, 1983-
author_facet Vargas, Glaucia, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Glaucia, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jordão, Clarissa Menezes, 1963-
contributor_str_mv Jordão, Clarissa Menezes, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas publicas
Material didático
Letras
topic Escolas publicas
Material didático
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-04T17:56:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-04T17:56:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77537
url https://hdl.handle.net/1884/77537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77537/1/R%20-%20D%20-%20GLAUCIA%20VARGAS%20SANCHEZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 64831fb40010797cf6d980e802613cee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860796965191680