O estilo galante em Muzio Clementi : análise esquemática das sonatas Op.7 nº 3 e Op.8 nº 1 em sol menor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinelli, Juliano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74412
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ernesto Hartmann Sobrinho
id UFPR_dd4097cbbffbad3e2b2234b20d854a61
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74412
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Dinelli, JulianoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaHartmann, Ernesto2022-05-30T16:23:42Z2022-05-30T16:23:42Z2021https://hdl.handle.net/1884/74412Orientador: Prof. Dr. Ernesto Hartmann SobrinhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 23/11/2021Inclui referências: p. 127-133Resumo: No presente trabalho investigo a literatura sobre o conceito de schema e sua aplicação, em forma de análise, nas sonatas em Sol menor Opp.7 n°3 e 8 n°1 de Muzio Clementi. Para tanto, é utilizado como referencial teórico, principalmente, a obra do musicólogo Robert Gjerdingen. O conceito de schema vem sendo discutido nos campos da cognição e linguística desde a década de 1970, porém, sua aplicação na música é bem mais recente, tendo em Leonard Meyer seu marco inicial e em Gjerdingen a sua apoteose. A investigação da prática do partimento - cujo material relacionava-se diretamente ao schema - mostrou-se relevante para a compreensão mais geral do fenômeno, bem como outras considerações de cunho histórico, estilístico e musicológico. As considerações finais apontam para o emprego sistemático das schemata na obra de Clementi, bem como sua inventividade ao abordá-las, atrelando os procedimentos utilizados pelo compositor àqueles usados pela geração de compositores da era galante. Esta nova e criativa maneira de manipular os esquemas galantes tornar-se-ia referência para as gerações futuras de compositores.Abstract: This work investigates the literature about the schema concept and its applications on Muzio Clementi's G minor sonatas Opp.7 n.3 and 8 n.1 through an analytical outlook, having Robert Gjerdingen's researches as the primary theoretical framework. The schema concept has been discussed across cognition and linguistic fields since the 1970s, however, its application in music is far more recent, starting with Leonard Meyer and hitting its apotheosis with Gjerdingen. The investigation about Partimento practice - whose material is directly related to schema - has proven to be relevant for a broader understanding of the phenomena as well as other considerations from a historical, stylistic and musicological perspective. The final considerations points to a systematic use of schemata in Clementi's work, as well as his inventiveness in approaching them, linking his compositional procedures to those used by composers of the former generation of the galant era. This new and creative way of manipulating galant schemata became a reference for the composers of the younger generation.1 recurso online : PDF.application/pdfClementi, Muzio, 1752-1832Sonatas (Piano)Musica para pianoEstilo musicalMúsicaO estilo galante em Muzio Clementi : análise esquemática das sonatas Op.7 nº 3 e Op.8 nº 1 em sol menorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANO DE MAGALHAES CAVALCANTI DINELLI LOPES.pdfapplication/pdf55338067https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74412/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20DE%20MAGALHAES%20CAVALCANTI%20DINELLI%20LOPES.pdfda82001fd992cdc17d4b661350819919MD51open access1884/744122022-05-30 13:23:42.598open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74412Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-30T16:23:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estilo galante em Muzio Clementi : análise esquemática das sonatas Op.7 nº 3 e Op.8 nº 1 em sol menor
title O estilo galante em Muzio Clementi : análise esquemática das sonatas Op.7 nº 3 e Op.8 nº 1 em sol menor
spellingShingle O estilo galante em Muzio Clementi : análise esquemática das sonatas Op.7 nº 3 e Op.8 nº 1 em sol menor
Dinelli, Juliano
Clementi, Muzio, 1752-1832
Sonatas (Piano)
Musica para piano
Estilo musical
Música
title_short O estilo galante em Muzio Clementi : análise esquemática das sonatas Op.7 nº 3 e Op.8 nº 1 em sol menor
title_full O estilo galante em Muzio Clementi : análise esquemática das sonatas Op.7 nº 3 e Op.8 nº 1 em sol menor
title_fullStr O estilo galante em Muzio Clementi : análise esquemática das sonatas Op.7 nº 3 e Op.8 nº 1 em sol menor
title_full_unstemmed O estilo galante em Muzio Clementi : análise esquemática das sonatas Op.7 nº 3 e Op.8 nº 1 em sol menor
title_sort O estilo galante em Muzio Clementi : análise esquemática das sonatas Op.7 nº 3 e Op.8 nº 1 em sol menor
author Dinelli, Juliano
author_facet Dinelli, Juliano
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinelli, Juliano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hartmann, Ernesto
contributor_str_mv Hartmann, Ernesto
dc.subject.por.fl_str_mv Clementi, Muzio, 1752-1832
Sonatas (Piano)
Musica para piano
Estilo musical
Música
topic Clementi, Muzio, 1752-1832
Sonatas (Piano)
Musica para piano
Estilo musical
Música
description Orientador: Prof. Dr. Ernesto Hartmann Sobrinho
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-30T16:23:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-30T16:23:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74412
url https://hdl.handle.net/1884/74412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74412/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20DE%20MAGALHAES%20CAVALCANTI%20DINELLI%20LOPES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv da82001fd992cdc17d4b661350819919
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860345034178560