Adaptando o currículo para atender a necessidades de profissionais de saúde em um desastre: uma proposta para enfermeiras brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witt, Regina Rigatto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gebbie, Kristine Moore
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56229
Resumo: Introdução: Educação e capacitação são os pilares da preparação para os desastres e melhores currículos e programas de treinamento são baseados em competências.Objetivo: Este artigo apresenta uma proposta para ser aplicada ao currículo de enfermagem no Brasil, baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas recomendações para a integração de habilidades e competências no currículo de graduação propostas pela Organização Mundial da Saúde.Resultados: Foi realizada uma comparação de referenciais de competências para indicar as competências específicas essenciais para enfermeiras brasileiras. Níveis de proficiência foram indicados para o estabelecimento de objetivos educacionais e experiências de aprendizado e instrumentos de avaliação recomendados da literatura.Conclusões: As competências constituem o início da discussão que deverá ocorrer em cada escola de enfermagem para que todas as enfermeiras brasileiras estejam preparadas para o caso de um desastre ocorrer.Palavras-chave: Educação baseada em competências. Educação em desastres. Educação em enfermagem, currículo.
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