Quando a dança nos toca: significados, ética e presença em práticas com toque no currículo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/82431 |
Resumo: | O artigo apresenta recorte da pesquisa realizada com seis professoras de dança em escolas públicas no sul do Brasil. A pesquisa, de cunho etnográfico, estuda aulas de dança no componente curricular de Arte. O texto analisa práticas de dança em que alunos e alunas se tocam. Desde a perspectiva teórica de Michel Foucault, identifica que tais práticas produzem tensões com as tecnologias de produção do corpo-sujeito escolar e com a codificação hegemônica do toque e da pele. Mostra como o toque escapa à operação de normalização. Aponta efeitos das práticas de dança com o toque: suspensão de significados culturais corporificados; emergência da dimensão da presença; trabalho ético. |
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Quando a dança nos toca: significados, ética e presença em práticas com toque no currículo.DançaEscolaToquePresençaÉticaDança no currículo escolarO artigo apresenta recorte da pesquisa realizada com seis professoras de dança em escolas públicas no sul do Brasil. A pesquisa, de cunho etnográfico, estuda aulas de dança no componente curricular de Arte. O texto analisa práticas de dança em que alunos e alunas se tocam. Desde a perspectiva teórica de Michel Foucault, identifica que tais práticas produzem tensões com as tecnologias de produção do corpo-sujeito escolar e com a codificação hegemônica do toque e da pele. Mostra como o toque escapa à operação de normalização. Aponta efeitos das práticas de dança com o toque: suspensão de significados culturais corporificados; emergência da dimensão da presença; trabalho ético.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/82431Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 29Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 29Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 29Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9 n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 292237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/82431/51727Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca Falkembach (Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas/RS, Brasil), Maria2022-09-27T16:53:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/82431Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T16:53:56Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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