LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Vasconcelos , Angelina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fortes, Gabriel, Santos Silva Cosmo , Sâmarha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135045
Resumo: Este artigo reflete sobre os efeitos do isolamento social no desenvolvimento infantil após a retomada do ensino presencial pós-pandemia. Os métodos de construção de dados foram entrevistas com professoras, mães e três crianças da rede pública do Ensino Fundamental em Maceió (AL), bem como suas construções narrativas sobre o retorno às aulas. As análises envolveram a criação de núcleos de significação para compreensão dos sentidos e significados mobilizados nas narrativas. O estudo destaca a necessidade de abordagens holísticas, evitando rótulos, e enfatiza o apoio à saúde mental infantil. As conclusões enfatizam as dificuldades de adaptação ao ensino remoto e o papel da ludicidade no desenvolvimento socioemocional e da linguagem. A revisão de literatura e as percepções de professores são cruciais para abordar os impactos do isolamento social. Em geral, o estudo contribui para compreender os desafios enfrentados pelas crianças no contexto pós-pandemia e enfatiza a importância de estratégias que promovam o desenvolvimento integral durante a retomada do ensino presencial.
id UFRGS-19_532d000cd657b63e9f38265d4cbd4d58
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/135045
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO Este artigo reflete sobre os efeitos do isolamento social no desenvolvimento infantil após a retomada do ensino presencial pós-pandemia. Os métodos de construção de dados foram entrevistas com professoras, mães e três crianças da rede pública do Ensino Fundamental em Maceió (AL), bem como suas construções narrativas sobre o retorno às aulas. As análises envolveram a criação de núcleos de significação para compreensão dos sentidos e significados mobilizados nas narrativas. O estudo destaca a necessidade de abordagens holísticas, evitando rótulos, e enfatiza o apoio à saúde mental infantil. As conclusões enfatizam as dificuldades de adaptação ao ensino remoto e o papel da ludicidade no desenvolvimento socioemocional e da linguagem. A revisão de literatura e as percepções de professores são cruciais para abordar os impactos do isolamento social. Em geral, o estudo contribui para compreender os desafios enfrentados pelas crianças no contexto pós-pandemia e enfatiza a importância de estratégias que promovam o desenvolvimento integral durante a retomada do ensino presencial.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/13504510.22456/2238-8915.135045Organon; v. 38 n. 76 (2023): Aquisição da linguagem em diferentes contextos: desafios, diferenças e intersecções2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135045/90633http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Vasconcelos , AngelinaFortes, GabrielSantos Silva Cosmo , Sâmarha2023-12-20T13:23:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/135045Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2023-12-20T13:23:46Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
title LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
spellingShingle LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
de Vasconcelos , Angelina
title_short LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
title_full LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
title_fullStr LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
title_sort LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
author de Vasconcelos , Angelina
author_facet de Vasconcelos , Angelina
Fortes, Gabriel
Santos Silva Cosmo , Sâmarha
author_role author
author2 Fortes, Gabriel
Santos Silva Cosmo , Sâmarha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Vasconcelos , Angelina
Fortes, Gabriel
Santos Silva Cosmo , Sâmarha
description Este artigo reflete sobre os efeitos do isolamento social no desenvolvimento infantil após a retomada do ensino presencial pós-pandemia. Os métodos de construção de dados foram entrevistas com professoras, mães e três crianças da rede pública do Ensino Fundamental em Maceió (AL), bem como suas construções narrativas sobre o retorno às aulas. As análises envolveram a criação de núcleos de significação para compreensão dos sentidos e significados mobilizados nas narrativas. O estudo destaca a necessidade de abordagens holísticas, evitando rótulos, e enfatiza o apoio à saúde mental infantil. As conclusões enfatizam as dificuldades de adaptação ao ensino remoto e o papel da ludicidade no desenvolvimento socioemocional e da linguagem. A revisão de literatura e as percepções de professores são cruciais para abordar os impactos do isolamento social. Em geral, o estudo contribui para compreender os desafios enfrentados pelas crianças no contexto pós-pandemia e enfatiza a importância de estratégias que promovam o desenvolvimento integral durante a retomada do ensino presencial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135045
10.22456/2238-8915.135045
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135045
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.135045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135045/90633
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 38 n. 76 (2023): Aquisição da linguagem em diferentes contextos: desafios, diferenças e intersecções
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767076171153408