LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135045 |
Resumo: | Este artigo reflete sobre os efeitos do isolamento social no desenvolvimento infantil após a retomada do ensino presencial pós-pandemia. Os métodos de construção de dados foram entrevistas com professoras, mães e três crianças da rede pública do Ensino Fundamental em Maceió (AL), bem como suas construções narrativas sobre o retorno às aulas. As análises envolveram a criação de núcleos de significação para compreensão dos sentidos e significados mobilizados nas narrativas. O estudo destaca a necessidade de abordagens holísticas, evitando rótulos, e enfatiza o apoio à saúde mental infantil. As conclusões enfatizam as dificuldades de adaptação ao ensino remoto e o papel da ludicidade no desenvolvimento socioemocional e da linguagem. A revisão de literatura e as percepções de professores são cruciais para abordar os impactos do isolamento social. Em geral, o estudo contribui para compreender os desafios enfrentados pelas crianças no contexto pós-pandemia e enfatiza a importância de estratégias que promovam o desenvolvimento integral durante a retomada do ensino presencial. |
id |
UFRGS-19_532d000cd657b63e9f38265d4cbd4d58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/135045 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO Este artigo reflete sobre os efeitos do isolamento social no desenvolvimento infantil após a retomada do ensino presencial pós-pandemia. Os métodos de construção de dados foram entrevistas com professoras, mães e três crianças da rede pública do Ensino Fundamental em Maceió (AL), bem como suas construções narrativas sobre o retorno às aulas. As análises envolveram a criação de núcleos de significação para compreensão dos sentidos e significados mobilizados nas narrativas. O estudo destaca a necessidade de abordagens holísticas, evitando rótulos, e enfatiza o apoio à saúde mental infantil. As conclusões enfatizam as dificuldades de adaptação ao ensino remoto e o papel da ludicidade no desenvolvimento socioemocional e da linguagem. A revisão de literatura e as percepções de professores são cruciais para abordar os impactos do isolamento social. Em geral, o estudo contribui para compreender os desafios enfrentados pelas crianças no contexto pós-pandemia e enfatiza a importância de estratégias que promovam o desenvolvimento integral durante a retomada do ensino presencial.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/13504510.22456/2238-8915.135045Organon; v. 38 n. 76 (2023): Aquisição da linguagem em diferentes contextos: desafios, diferenças e intersecções2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135045/90633http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Vasconcelos , AngelinaFortes, GabrielSantos Silva Cosmo , Sâmarha2023-12-20T13:23:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/135045Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2023-12-20T13:23:46Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO |
title |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO de Vasconcelos , Angelina |
title_short |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO |
title_full |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE: EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO |
author |
de Vasconcelos , Angelina |
author_facet |
de Vasconcelos , Angelina Fortes, Gabriel Santos Silva Cosmo , Sâmarha |
author_role |
author |
author2 |
Fortes, Gabriel Santos Silva Cosmo , Sâmarha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Vasconcelos , Angelina Fortes, Gabriel Santos Silva Cosmo , Sâmarha |
description |
Este artigo reflete sobre os efeitos do isolamento social no desenvolvimento infantil após a retomada do ensino presencial pós-pandemia. Os métodos de construção de dados foram entrevistas com professoras, mães e três crianças da rede pública do Ensino Fundamental em Maceió (AL), bem como suas construções narrativas sobre o retorno às aulas. As análises envolveram a criação de núcleos de significação para compreensão dos sentidos e significados mobilizados nas narrativas. O estudo destaca a necessidade de abordagens holísticas, evitando rótulos, e enfatiza o apoio à saúde mental infantil. As conclusões enfatizam as dificuldades de adaptação ao ensino remoto e o papel da ludicidade no desenvolvimento socioemocional e da linguagem. A revisão de literatura e as percepções de professores são cruciais para abordar os impactos do isolamento social. Em geral, o estudo contribui para compreender os desafios enfrentados pelas crianças no contexto pós-pandemia e enfatiza a importância de estratégias que promovam o desenvolvimento integral durante a retomada do ensino presencial. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135045 10.22456/2238-8915.135045 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135045 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.135045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135045/90633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 38 n. 76 (2023): Aquisição da linguagem em diferentes contextos: desafios, diferenças e intersecções 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767076171153408 |