Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias - Google Earth engine – nas aulas de geografia do Ensino Fundamental.
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Boletim Gaúcho de Geografia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/53755 |
Resumo: | Este trabalho compreende uma discussão da aplicação de uma atividade de ensino de Geografia com o uso de geotecnologias. A prática pedagógica objetivou o estudo do desmatamento da Amazônia através do uso de geotecnologias que permitem análises das transformações espaço/temporais na floresta, utilizando as imagens de satélites e o programa Google Earth Engine. Verificou-se que o uso paralelo destes produtos representa uma ferramenta essencial para a aprendizagem ativa dos alunos, levando em consideração as experiências e os saberes dos mesmos, através do desenvolvimento de capacidades cognitivas/operativas e da construção de conceitos importantes da disciplina de Geografia. Resultando em uma aproximação dos conteúdos abordados na sala de aula com a realidade do aluno, que cada vez mais é pautada pelo uso de novas tecnologias. |
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Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias - Google Earth engine – nas aulas de geografia do Ensino Fundamental.Alfabetização cartográficaPrática de ensino de geografiaGeotecnologiasEste trabalho compreende uma discussão da aplicação de uma atividade de ensino de Geografia com o uso de geotecnologias. A prática pedagógica objetivou o estudo do desmatamento da Amazônia através do uso de geotecnologias que permitem análises das transformações espaço/temporais na floresta, utilizando as imagens de satélites e o programa Google Earth Engine. Verificou-se que o uso paralelo destes produtos representa uma ferramenta essencial para a aprendizagem ativa dos alunos, levando em consideração as experiências e os saberes dos mesmos, através do desenvolvimento de capacidades cognitivas/operativas e da construção de conceitos importantes da disciplina de Geografia. Resultando em uma aproximação dos conteúdos abordados na sala de aula com a realidade do aluno, que cada vez mais é pautada pelo uso de novas tecnologias.Boletim Gaúcho de Geografia2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/53755Boletim Gaúcho de Geografia; v. 42 n. 2 (2015)2357-94470101-7888reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/53755/34036CAÑA, Betânia BonadaROSA, Kátia Kellem daCOSTELLA, Roselane Zordaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-14T21:56:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/53755Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/oaiboletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br2357-94470101-7888opendoar:2015-07-14T21:56:30Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)false |
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